Em Linhas Gerais

Em Linhas Gerais: Será que ninguém vai apurar as denuncias do “Irmão Valter” – por Gessi Taborda

Não entendo como tudo ficou muito quieto após as denúncias do irmão Valter, publicadas na imprensa, sobre o festival de propinas resultantes do perdão fiscal bilionário em favor do consórcio responsável…

ESPÍRITO DA COISA

10

O PSD, partido comandado por Moreira Mendes, não entendeu o espírito da coisa ao desconstruir a candidatura do deputado José Hermínio ao governo do estado. Na verdade só o Hermínio poderia fazer a despoluição das práticas lesivas que por pelo menos duas décadas vêm tornando a moral e os bons costumes cada vez piores na política estadual, mantendo o poder do estado sequestrado pelo mesmo grupo que fez fortuna metendo a mão no erário.

 

SOCIABILIDADE

1Os deputados ficaram horrorizados com o “abrigo” montado pela defesa civil (prefeitura) no Parque dos Tanques, onde estão boa parte dos desalojados pela cheia do Rio Madeira. Os deputados verificaram que aquilo mais parece um campo de concentração existes em zonas de guerra. Eu também vi de perto o drama daquele autêntico “acampamento”.

Fiquei mais chocado quando um sujeito da prefeitura (certamente um aspone) justificou: “pelo menos tem um lado positivo ao facilitar a sociabilidade dessas pessoas”.

 

 CONSELHEIROS CONCURSADOS

2É inconcebível uma instituição que tem a prerrogativa de fiscalizar e zelar pelas contas públicas ter em seus quadros agentes políticos ou apadrinhados. Não há como haver isonomia e impessoalidade no julgamento das ações nesses casos; além disso, muitos não têm técnica para o exercício da função. Enquanto o ingresso não ocorrer por concurso, os tribunais de contas continuarão reféns da parcialidade e do acobertamento político, dando à raposa a missão de cuidar do galinheiro.

O ideal seria o processo por concurso público, além da idoneidade do candidato. Eles deveriam ser formados em Ciências Contábeis, Finanças ou Administração. No caso de advogados, teriam de ter especialização em alguma dessas áreas. Acredito que com essas formalidades teríamos apenas bons conselheiros nos tribunais de contas.

CONVENCIDO

4Não entendo como tudo ficou muito quieto após as denúncias do irmão Valter, publicadas na imprensa, sobre o festival de propinas resultantes do perdão fiscal bilionário em favor do consórcio responsável pelo complexo de hidrelétricas do Madeira. Nenhum deputado e nenhuma personalidade do mundo jurídico, empresarial ou até das entidades representativas (como a Fiero) falou sobre esse prejuízo bilionário para os cofres públicos.

Basta este episódio para comprovar que o filosófico governador rondoniense não tem condições técnicas e nem políticas para governar o estado.

 

SE GANHAR

E, caso ganhe as eleições de outubro do corrente ano, teremos quatro anos de sérios problemas em todos os setores deficitários da vida estadual, como segurança pública, saúde, educação e previdência social, para não falar na economia, segmento importante e que não consegue atrair a confiança das forças produtivas do estado. Se a eleição desse ano não garantir mudanças de verdade no centro do Poder rondoniense, os moradores desse jovem estado sofrerão muito.

 

BUROCRACIA

5O Brasil ainda sofre com os efeitos da burocracia na abertura de empresas. Mas a situação tende a mudar. Hoje, segundo pesquisa recente, é de 53 dias o tempo médio para que uma empresa estrangeira constitua subsidiária no Rio ou em São Paulo, caso seja pontual no atendimento a todos os trâmites legais exigidos, tais como registros no FGTS e INSS, obtenção de CNPJ e inscrição na Secretaria Municipal da Fazenda, entre outros. No restante do País, esse prazo pode chegar a 107,5 dias.

 

 

 INFORMÁTICA

6

Esse cipoal burocrático tende a ser reduzido com o advento das novas tecnologias. Exemplo disso, como se informa, é o Portal Empresa Simples, que segundo o Governo Federal deve entrar em funcionamento ainda neste ano e tem a metareduzir para cinco dias os prazos para abertura ou fechamento de micro e pequenas empresas, entre outros avanços.

 

 

ELES NÃO ENTENDEM

7Estacionar na vida pública no centro de Porto Velho (especialmente na avenida 7 de Setembro) é tão difícil como ganhar na loteria. E nada deve mudar com a anunciada decisão do prefeito de inverter a mão de direção daquela via. Hoje as vagas de estacionamento são “tomadas” principalmente por motoqueiros. E nessa falta de espaço há pelo menos uns 5 estacionamentos de táxis. Isso mostra estas decisões esdrúxulas, contrária aos interesses da cidadania, são tomadas em salas com ar-condicionado e cafezinho fresco por gente que se lixa para o povão. Eles não entendem que o povo quer transporte público de qualidade, ou pelo menos poder estacionar o automóvel que comprou em prestações, sem ter de enfrentar o domínio de motoqueiros e taxistas.

 

DISPUTA POLÍTICA

A CPI nunca deveria ser uma disputa política. A administração pública deve obrigatoriamente ser transparente para todos os cidadãos. Quando não há transparência, é sinal que alguma sujeira está sendo escondida em baixo do tapete. Quando o governo luta, usa a sua força política para não fazer uma CPI, é uma prova de que a sua administração não anda bem e que alguma coisa precisa ser escondida. Afinal, por que ter medo de uma investigação parlamentar de inquérito se tudo está bem?

QUE PAÍS É ESTE?

9Pessoas sendo linchadas, vaso sanitário arremessado da arquibancada de um estádio e matando um inocente, ônibus incendiados, criminosos dando ordens de dentro dos presídios, pessoas sendo atendidas no chão dos hospitais, escolas funcionando sem nenhuma estrutura, corrupção noticiada todos os dias nos jornais, leis lenientes com criminosos, prédios e terrenos invadidos. Um pequeno retrato do Brasil. Que país é este?

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com