Em Linhas Gerais

Em Linhas Gerais -As eleições estão chegando e até agora não se vê nada de concreto em relação a propostas – por Gessi Taborda

PROMESSA

José-SarneyAo anunciar sua aposentadoria na vida pública, José Sarney teria garantido ao seu público que mesmo fora da política continuará sendo muito influente e tascou: “O que fiz na vida pública agora farei na privada…”

 

 

 

MUITO IMPORTANTE

eleiçõeseeVocê acha que a política é coisa só de bandido, que pessoas honestas e íntegras não deveriam se envolver nesse mundo? Pense uma coisa. Tudo na nossa vida depende da política. O preço dos remédios que você precisa comprar todo mês depende da atuação dos políticos, ou valor dos alimentos, que você paga e vê que está aumentando toda semana depende da competência de quem atua na área. A segurança pública, que não permite que você durma tranquila sabendo que um filho ou neto pode ser agredido ou morto na esquina da sua casa, tudo isso depende da política. E você ainda acha que não deve participar ou se envolver “nesse mundo”?

SEM PROPOSTAS

PropostasA coluna já tratou desse tema. Mas agora, quando estamos nos últimos momentos para a definição oficial dos candidatos ao governo de Rondônia, é importante reforçar esse assunto.

As eleições estão chegando e até agora não se vê nada de concreto em relação a propostas dos partidos e candidatos aos eleitores. Como sempre, tudo que se fala fica no genérico. Projetos, pelo menos com a perspectiva de se tornar factíveis, passam ao largo da necessidade da população, de alguma forma interessada em saber o que está motivando o meio político no seu período mais intenso de vida.

Até as últimas eleições realizadas nos períodos 2010/2012, Rondônia vinha em galope pelo nevoeiro na trilha da perspectiva do crescimento determinado pelo extraordinário investimento do complexo hidrelétrico do Madeira. O tempo passou e viu-se que os dirigentes públicos rondonienses estavam, na verdade, sem conhecimento por onde andava e nem para onde ia a economia do estado. Hoje, pelo menos, já se sabe onde está e que não é um bom lugar para ficar.

NOVOS CAMINHOS

PropostasNossa Rondônia precisa urgentemente de novos caminhos. Isso está mais claro aos olhos da população e certamente nem a enxurrada de propaganda paga com o dinheiro público para evitar esse pensamento do povo vai modificar esse pensamento da opinião pública. Não é possível mais trotar pelo velho caminho que faz o estado demorar 20 anos para terminar o seu primeiro Teatro Estadual. É preciso, como dizem formadores de opinião, que Rondônia saia dessa luz de escuridão para poder enxergar o horizonte de maneira clara e com objetivos realizáveis, sabendo para onde caminham os fundamentos do estado, de sua economia e de sua política institucional.

MAIS MÉDICOS

maismedicosBoa oportunidade para quem se interessa em conhecer a profundidade desse programa no estado de Rondônia. O diretor de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Alexandre Medeiros, apresenta, nesta quinta-feira (26), em Porto Velho, os primeiros impactos do Programa Mais Médicos nos municípios rondonienses. Os números serão divulgados durante o Seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros e vai contar com a presença de gestores municipais do estado. O evento faz parte de uma série de agendas que estão sendo realizadas pelo Ministério da Saúde em todo o país.

O seminário será aberto às 9 horas de hoje, no auditório do Tribunal de Justiça, localizado na rua José Camacho,585, no bairro da Olaria.

CONCORRIDA

tre_roA posse do Juiz Delson Fernando Barcellos Xavier como novo membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral, na classe de Juiz de Direito, para o biênio 2014/2016 ocorreu numa cerimônia das mais concorridas. Ela contou com a presença dos juízes eleitorais, José Jorge Ribeiro da Luz e Adolfo Theodoro Naujorks Neto e o juiz federal Herculano Martins Nacif, além do desembargador Corregedor Geral Roosevelt Queiroz da Costa e a Procuradora Regional Eleitoral, Gisele Dias de Oliveira Bleggi e várias outras autoridades do mundo político e civil. Após ser empossado, Delson agradeceu os presentes e destacou, em seu discurso, o compromisso de “buscar contribuir, diante dos desafios existentes inerentes ao cargo, o fortalecimento da democracia e o respeito ao Estado de Direito, a maior herança legada às sociedades modernas.”

TRUQUE DE MADAME

efmm_gjmÉ claro que nessa altura do campeonato praticamente toda ação dos chamados chefes do Executivo têm um viés voltado para a conquista do eleitorado. Que outra justificativa teria a prefeitura para anunciar como pauta importante para a mídia a tal reunião com os “ferroviários” para tratar da “limpeza e revitalização da EFMM”, marcada para as 10 horas de hoje na Funcultural, que fica na avenida Abunã.

Os tais “ferroviários” não passam de um punhado de remanescentes da histórica ferrovia que praticamente não existe mais.

Certamente, aqueles que sobreviveram não estão capacitados para opinar num projeto (se é que existe) de revitalização de EFMM. Isso é uma coisa complexa demais. Quanto à limpeza daquele arremedo de praça basta a prefeitura cumprir o seu papel, sem a necessidade de uma “reunião” para isso. Enfim, mais uma vez assistimos a clássica aplicação do truque de madame.

PLEBISCITO

RefomaDurante uma semana a população será consultada se é a favor de que se mudem as leis do sistema político. O objetivo é coletar 10 milhões de votos em todo o Brasil para instalar uma Assembleia Constituinte exclusiva para fazer uma reforma política. A coleta das assinaturas serão entre os dias 1º e 7 de setembro. A ideia, que se espalhou rapidamente pelo Brasil e já conta com 500 comitês, também deverá se enraizar em Porto Velho. Pessoas de Rondônia com vontade de organizar o Plebiscito devem ligar para (31) 3238-5000 ou mandar e-mail para plebiscitopopularmg@gmail.com

FICHAS SUJAS

eleiçõeseeÉ longa a lista de gestores públicos (6,5 mil) considerados de ficha suja pelo Tribunal de Contas da União. Entre eles, constam nomes de governadores a vereadores. Os citados ainda podem entrar com recurso e comprovar que estão em situação regular, ou ter o nome retirado por meio de liminar judicial. Caso não haja tempo hábil para julgar os recursos ou analisar cada nome, os mencionados ficam automaticamente inelegíveis.

DE ÚLTIMA HORA

eleiçõeseeAinda há indefinições sobre os candidatos majoritários da campanha eleitoral no estado. Pelos comentários de bastidores, a definição sobre os rumos do PT não acontece antes de domingo. Há informações de fontes muito próximas do chefe petista, o padre Ton, dando conta de que ele não aceitará a indicação para ser o candidato do partido na disputa pelo governo.

Também há indefinição sobre o arremate do PSD diante da inelegibilidade de seu presidente, Moreira Mendes. Mesmo não podendo ser candidato nem à reeleição de deputado federal, é ele quem definirá a nominata do partido.

No caso do grupo de Cassol, apesar de toda a pressão exercida nessa reta final pelo deputado Maurão de Carvalho, quem deverá caminhar para o Palácio Getúlio Vargas, sede do governo estadual, em nome da aliança cassolista será mesmo Jaqueline Cassol, até agora única mulher no cenário machista da disputa governamental.

 

 

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese