Politica

Comissão da Câmara aprova projeto de controle de erosões

Texto aprovado inclui a prevenção e o controle da erosão marítima e fluvial dentro do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro

Um projeto de lei que prevê a prevenção de erosões aguarda análise da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania). Aprovado em 16 de dezembro pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, o texto traz acréscimos ao Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro.

Na prática, o projeto de lei 3.009/21 busca incluir no plano aspectos como a prevenção e o controle de erosão marítima, erosão fluvial de municípios da zona costeira e inundação costeira, elaborados e executados com a participação da União, dos estados e dos municípios, por meio de órgãos e entidades integradas ao Sisnama (Sistema Nacional do Meio Ambiente).

O relator do tema na Comissão de Meio Ambiente foi o deputado Guiga Peixoto (PSL-SP), que recomendou a aprovação do texto ao destacar que a zona costeira abriga “um mosaico de ecossistemas de alta relevância ambiental, cuja diversidade é marcada pela transição de ambientes terrestres e marinhos, com interações que lhe conferem um caráter de fragilidade”.

O projeto é de autoria do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Segundo ele, “as regiões costeiras acomodam mais de 45% da população humana, hospedando 75% das grandes cidades com mais de 10 milhões de habitantes, o que gera efeitos negativos sobre essas áreas, como o aumento dos processos de erosão e enchentes decorrentes do avanço do mar”.

Ainda de acordo com o texto, o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro deve ser elaborado e executado observando “critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente” estabelecidos pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), do governo federal.

O PL chega à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em meio ao contexto da tragédia em Capitólio (MG), em que dez pessoas morreram devido à erosão de um paredão que se desprendeu e atingiu embarcações no lago de Furnas.

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com