Em Linhas Gerais

Com tanta gente vivendo nas cidades, é preciso articular políticas públicas que possibilitem uma convivência harmônica e igualitária- por Gessi Taborda

MAIOR

A corrupção em nosso país chegou a tal ponto que o escândalo da Petrobrás já desbancou o mensalão.

DIÓGENES VAI A BRASÍLIA

cara de pau_0O filósofo Diógenes do Guaporé perambulava pelas ruas carregando uma lamparina durante o dia, alegando procurar um homem honesto. Chegando a Brasília, começou a sua procura percorrendo a Esplanada dos Ministérios e os palácios da cidade. Foi nesse ponto que a sua busca chegou ao fim. Finalmente encontrou um homem honesto? Não. Furtaram-lhe a lamparina…!

APOTEÓTICA

boia2Um boiadeiro roubou a cena inaugurada por Ernandes Amorim para chamar a atenção dos eleitores. Enquanto o político de Ariquemes apenas espalhou alguns painéis de propaganda eleitoral montado num cavalo, o boiadeiro (suplente que assumiu uma cadeira da Assembleia) chamou muito mais a atenção, ao reassumir o mandato do qual tinha sido afastado como punição dada pelos parlamentares, por seu envolvimento numa dessas operações de combate à corrupção.

Boiadeiro caprichou no estilo da vestimenta para aquele seu momento apoteótico. Mas nem assim conseguiu disfarçar o tom jocoso de sua chegada ao parlamento estadual. Imagine como será seu comportamento naquela Casa, se conseguir votos suficientes para um mandato parlamentar e força para propor a construção de um estábulo para atender seus interesses de ginete.

Certamente quem não gostou nada desse surrealismo foi Ernandes Amorim, superado pelo boiadeiro no objetivo de chamar a atenção do cidadão-contribuinte-eleitor. Na Assembleia, o episódio não mereceu nenhum comentário dos parlamentares.

BAIXA ESTIMA

O sentimento de josta que o brasileiro se sente é o fato de que a corrupção grassa em todas as estatais, ministérios e secretarias, todos contando com o beneplácito de um aparelhamento do Estado jamais visto na história do Brasil. O País não suporta mais essa sangria nos cofres públicos, essa total ausência de capacidade gestora.

CAOS ACELERADO

eleiçõeseeAinda temos tempo de cobrar dos candidatos – mesmo com a campanha se aproximando do fim – os planos de cada um para o estado (e em especial a capital) na questão da mobilidade urbana.

Até agora ninguém deixou claro sua posição se vamos continuar priorizando as cidades para o transporte individual motorizado ou se vamos enfrentar esse problema colocando políticas para o transporte coletivo nas maiores cidades rondonienses.

A taxa de urbanização em Rondônia segue a mesma tendência nacional, que é crescente. Hoje, entre motos e demais veículos automotores licenciados, temos uma frota próxima do milhão de unidades.

Essa expectativa por sí só deveria garantir uma preocupação vigente por parte de todos os administradores, especialmente para as cidades maiores, para a questão do transporte de massa, inclusive através de modais mais modernos do que os simples ônibus coletivo, sistema já ultrapassado.

IR E VIR

Transito-sinalCom tanta gente vivendo nas cidades, é preciso articular políticas públicas que possibilitem uma convivência harmônica e igualitária nesse espaço. Um dos desafios cotidianos das cidades é o de garantir o direito de ir e vir de tantas pessoas. Uma capital como Porto Velho se não tiver já programas de governo para essa questão do urbanismo e da mobilidade vai acabar se transformando num verdadeiro inferno em pouco mais de uma década.

Adianta então aumentar a infraestrutura tradicional? É papel dos governos se antecipar, perceber a dinâmica que estamos vivendo e investir em alternativas. É preciso melhorar a qualidade do serviço, que favoreça a opção pelo transporte público, além de investir em diferentes modais, incluindo o metroferroviário.

SEM EFICIÊNCIA

eleiçõeseeAinda ocorrerão mais alguns debates entre os candidatos nos canais de TV. Em virtude do grande número de candidatos ao governo, e tendo todos de participar por força da exigência da Justiça Eleitoral, há uma perda de tempo precioso com falas e propostas de quem não tem qualquer chance de se eleger. Quem não aparece entre os três nomes mais bem colocados nas pesquisas não deveria participar desses embates. Eles não despertam os interesses do eleitorado, mesmo quando imbuídos das melhores intenções.

 

ENGESSAMENTO

vidente1As tentativas de evitar a influência do poder econômico e outros fatores desequilibrantes nas campanhas levaram ao seu engessamento. A propaganda no rádio e televisão até hoje não é eficiente – especialmente para os candidatos ao Legislativo.

Isso sem dizer que os veículos de comunicação sofrem diferentes restrições. Juristas, marqueteiros e parlamentares prestariam um grande serviço ao país se conseguissem gestar um novo código de propaganda eleitoral, com mais liberdade e menos restrições.

 

DEVE SER PIADA

dilma-rousseff-sorriÉ inacreditável a presidenta ter solicitado à Polícia Federal cópia das declarações do delator, como se não soubesse de nada. É muito possível que esteja procurando verificar se ele tem delatado tudo ou se seu ParTido está sendo poupado. Que cara de pau! Como essa eu nunca havia visto. Foi selecionada a dedo por aquele ceguinho que nunca soube de nada, nunca viu nada, e mesmo assim quer ser presidente de novo.

ISSO É ASNEIRA

jumentoA pior asneira que ouvi em época de eleição foi “eu vou votar em quem vai ganhar” ou “eu não votar nele, porque ele vai perder”. É incrível como as pessoas de um modo geral são influenciadas pelas circunstâncias.

Tudo leva a crer que o eleitor está de um modo geral descrente da política e, portanto, indiferente aos rumos do estado e do país em que nasceu e que provavelmente os seus filhos e netos também ficarão alienados da vida política.

É realmente muito difícil de escolher um candidato se o que vemos na mídia é um escândalo político atrás do outro. O eleitor, por mais alheio que consiga estar da política, percebe nos dias de hoje que a política é feita no campo das manobras da corrupção

 

Comentar

Tags

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com