Em Linhas Gerais

Secretário de finanças falou que o Caso do Auditor da Mamon, é um caso isolado, MP não acha- por Gessi Taborda

OPOSIÇÃO

“Não há dúvida: o PSDB é a melhor oposição que o PT jamais poderia conseguir”. Observação é de um jornalista, após ficar claro que parte do PSDB apoia Fachin para ministro do STF.

 DESABAFO

Taborda1112Do leitor Artur Gouveia recebi este desabafo: “Neste novo milênio de tantas tecnologias inovadoras, a única que não evoluiu foi a classe política. Evoluiu negativamente, só sabe roubar. Francamente só temos elegido políticos de quinta categoria. E os nossos deputados federais, nem se fala. Nada fazem, mas gostam de uma demagogia danada e tem gente do povo que acredita nesses incompetentes. Já não se elegem mais políticos como antigamente”.

 CASA DE FERREIRO

RAUPP PET2É alguma coisa meu surreal, naquela linha do ditado popular que em “casa de ferreiro, espeto de pau”. O senhor Valdir Raupp, o barbudo mais importante de Rolim de Moura, andou ocupando espaço na mídia para trombetear uma nova visão: uma estrada de ferro ligando o sul-maravilha e produtor ao Peru, passando por Rondônia. E o barbudo senador conta essa conversa como algo que está para acontecer…

Enquanto isso, na semana que vem vamos saber os cortes que o governo vai fazer. Fala-se em contingenciamento de R$ 80 bilhões. A questão é saber onde Dilma vai meter a tesoura. Com crise econômica e política ao mesmo tempo, uma crise alimentando a outra, e ambas se agravando, como acreditar no prognóstico do senador e cacique do PMDB rondoniense? Para o colunista tudo não passa de mais uma conversa bovina…

 TERRA DOS ESPERTOS

Taborda2Nessa semana que termina hoje certamente as pessoas que vivem honestamente sentiram um grande alívio com as ações das autoridades do MP e da Polícia Civil, no combate à corrupção e ao crime organizado, tanto na capital como no interior, desmascarando um padre prefeito e prendendo aqui em Porto Velho pelo menos um auditor fiscal que cobrava propina e participava de outras negociatas na Secretaria de Finanças do estado, com o objetivo do enriquecimento ilícito.

Se o rigor das investigações do Ministério Público e dos demais órgãos de controle externo das atividades do governo continuar nesse diapasão, já dá para acreditar que Rondônia caminha para perder o título nada honroso de “Terra dos Espertos”.

 AFOITOS

marioDiz o ditado popular que quando a esperteza é demais, ela cresce e engole o esperto. E isso está acontecendo, como exemplifica o desfecho de mais uma ação de combate à corrupção nos arraiais da família do foragido Mário Calixto, esperto dono do Estadão do Norte que agora vê o império construído com golpes diversos indo para o beleléu.

O grande erro dos aproveitadores das ligações antirepublicanas com o poder está em rejeitar os preceitos de vida moderada. Eles sempre querem mais, não respeitam os direitos dos outros e não agem de boa fé.

E exatamente por isso ai está o balanço dos últimos dias, com condenações e investigações sobre algumas espécies do mundo político.

O desfile não começou com o clã do Mário Calixto dançando mais uma vez na crônica policial. Entre os que resistiram a viver uma vida honesta, sem causar prejuízo à sociedade, atribuindo a cada um o que lhe pertence, caminharam pela passarela do opróbrio nesses dias Zequinha Araujo, Ana da Oito, Edson Silveira e Epifânia Barbosa.

 MAIS LONGE

Taborda2O Ministério Público estadual vai mudar de comando nos próximos dias. Mas a coisa do combate ao crime organizado e das práticas de corrupção nos diversos níveis da administração público não irão parar. As ações irão bem mais longe, me diz uma fonte.

As investigações não vão parar por que o titular da Sefin foi a público dizer que a descoberta da mutreta que determinou a prisão de um auditor fiscal é um “caso isolado”. Ora, com base em que o senhor Wagner Garcia pode afirmar que a prisão de Anivaldo de Deus Pinto é um “caso isolado” descoberto na “Operação Mamon”? Certamente o Ministério Público deverá chegar a outros espertalhões que usam o cargo para roubar o dinheiro público.

 AUSÊNCIA NOTADA

herminioO deputado José Hermínio não foi relacionado entre as autoridades que recepcionaram Gilberto Kassab, Ministro das Cidades, em sua rápida visita a Rondônia. A ausência do único parlamentar rondoniense no partido do ex-prefeito de São Paulo deu margem a muitas especulações. Inclusive sobre uma possível mudança de sigla de Hermínio que, como se sabe, está acompanhando atentamente as fusões partidárias anunciadas.

 SUMIÇO DE MÁQUINAS

ezequielA coisa anda tão degringolada no governo rondoniense que até agora permanece um enorme mistério o sumiço de maquinas e equipamentos rodoviários do Departamento de Estradas de Rodagem, o DER.

E para que esse roubo bizarro não caia no esquecimento, o deputado Ezequiel Júnior, do PSDC, presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa decidiu convocar o chefe da Residência do DER em Porto Velho, para contar toda essa história na comissão. O DER é dirigido (??) de acordo com a tendência militarista do governo. Ao contrário de ter em sua chefia alguém com formação em engenharia rodoviária, o órgão é comandado por um coronel. Como o caso do sumiço das máquinas ainda é misterioso, não se sabe se o roubo aconteceu antes ou depois da ordem unida dos servidores.

 DEMISSÕES

Joaquim-LevySem renda e sem vendas, as empresas veem-se obrigadas a demitir. O desemprego, que não preocupava a administração Dilma, já assume proporções assustadoras. É neste cenário catastrófico que o ministro Joaquim Levy tenta convencer investidores estrangeiros que a economia vai reagir já no próximo ano. Não está fácil para ninguém. Mas a crise será mais suportável se as lideranças políticas agirem com transparência e priorizarem gastos em serviços que não podem ser descontinuados, como saúde e segurança. Em Rondônia a situação já deveria preocupar as lideranças responsáveis do mundo político. Hospitais filantrópicos já estão diante da ameaça de fechar por falta de recebimento dos recursos de convênios com o governo.

 ADVOGADO DE PESO

O ex-secretário nacional da Justiça Romeu Tuma acaba de abrir em São Paulo seu escritório de advocacia: Romeu Tuma Sociedade de Advogados (www.rtuma.adv.br), especializado em Direito Criminal e Penal Empresarial. O colunista agradece o convite recebido.

 

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com