Brasil

Presidente sanciona lei que inclui monitoramento eletrônico como medida cautelar em casos de violência doméstica contra a mulher

A norma também prevê que a vítima receba um equipamento de segurança capaz de alertá-la sobre a proximidade do agressor.

O presidente da República sancionou dispositivo que acrescenta à Lei Maria da Penha a possibilidade de utilização de tornozeleira eletrônica — ou outro meio de rastreamento — para acusados de agredir mulheres no âmbito doméstico. A norma também prevê que a vítima receba um equipamento de segurança capaz de alertá-la sobre a proximidade do agressor.

A alteração consolida o chamado “monitoramento eletrônico” entre as medidas protetivas de urgência aplicáveis quando for comprovada violência doméstica: atualmente, o juiz já pode determinar, por exemplo, o afastamento do agressor do lar, a proibição de contato com a vítima e a suspensão do porte de armas.

Além dessa mudança, foram sancionadas outras duas leis voltadas à proteção da mulher:

Agravamento de pena em casos de uso de inteligência artificial

Nos crimes de violência psicológica contra a mulher que se valham de tecnologias de IA — como criação ou edição de imagens e deepfakes — a pena de reclusão (hoje de seis meses a dois anos) terá aumento de até 50%. O Código Penal também passa a definir expressamente como violência psicológica toda ação que cause sofrimento e dano emocional à vítima.

Proibição de discriminação em bolsas acadêmicas por gestação ou adoção

Fica vedado excluir ou penalizar candidatas a bolsas de estudo e pesquisa em razão de gravidez, parto, adoção ou guarda de menores. Entre as práticas proibidas, está questionar o planejamento familiar durante entrevistas. A legislação garante ainda a extensão em dois anos do prazo de avaliação de produtividade científica para quem usufruir de licença-maternidade, e prevê punições administrativas a agentes públicos que adotem critérios discriminatórios.

FONTE: NEWS RONDÔNIA COM INFORMAÇÕES G1.COM – GLOBO.COM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]