Direto de Rolim

Prefeitura de Rolim de Moura, precisa chamar a responsabilidade e proclamar imediatamente o edital para que se realize o concurso público – Por Fernando Garcia

Revolta
Os usuários do sistema de abastecimento de Águas de Rolim de Moura, não estão nada satisfeitos com a enxurrada de aumentos por parte da empresa, desde o ano 2020. Os moradores reclamam bastante quando recebem os talonários, já demonstrando saudades da antiga empresa, Caerd, onde relatam que os preços eram dentro da realidade. Além da cobrança de mais de trinta por cento, embora parcelados em três vezes, a revolta dos moradores é muito grande e, lembram, que a empresa não faz nada que justifique tamanhas cobranças e, alegam que o prometido ainda não está sendo cumprido, como o saneamento básico que não avançou em nada. Outros aumentos por parte da empresa já estão sendo analisados, para colocar em prática a partir do ano que vem e, um possível movimento por parte dos moradores em frente à Câmara de Vereadores e das Águas de Rolim de Moura, não está descartado. 

Fervendo
O Projeto de Lei, enviado pelo prefeito Aldo Júlio, à Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, onde solicita que seja feita algumas correções no Instituto de Previdência, Rolim Previ, onde aumenta as contribuições e o tempo de aposentadoria, está causando reboliço entre o poder executivo e os servidores, principalmente os que estão prestes a se aposentarem. Vários prefeitos de Rolim de Moura, ao longo dos anos mexeram com a grana que pertence aos servidores público municipal, fazendo remanejamentos indevidos com a complacência de dirigentes sindicais, Câmara de Vereadores e dos próprios conselheiros, que em alguns casos são portariados ou tem parentes nomeados pela administração. 

Discrepância
A prefeitura de Rolim de Moura, precisa chamar a responsabilidade e proclamar imediatamente o edital para que se realize o concurso público. É inadmissível que justificativas sem lógicas continuem sendo inventadas para não fazer a aquilo que determina a Lei, que o legal para adentrar ao serviço público, o correto é através de certame público e, não de jeitinho brasileiro infindáveis. Essa prática de realizar Teste Seletivo, são esquemas táticos corriqueiramente seguido pelos administradores públicos, para burlarem a Lei e, assim, vão fazendo e renovando conforme os seus interesses, não cumprindo o que está expresso na Constituição. Outra modalidade que abusa são as contratações firmadas através de Pessoas Jurídicas (PJ), que chega a pagar quase o dobro do mesmo profissional na área médica. Seria melhor, que o prefeito encaminhasse para a Câmara de Vereadores, um projeto com melhorias no vencimento para médicos e, não essa diferença entre os médicos de carreira e os de Pessoas Jurídicas, demonstrando um descalabro.

Negligenciando 
Geralmente a prefeitura de Rolim de Moura, através da (Semosp), todos os anos faz a limpeza dos córregos da cidade em meados do mês de outubro. Este ano os serviços de limpezas geral dos córregos que cortam a cidade, ainda não aconteceu, o que sem dúvida deve causar alagamentos em algumas localidades central da cidade, visto, que muitos desses canais desembocam entre as manilhas colocadas ainda na construção de Rolim de Moura, o que certamente não dará vazão necessária se não fizer a limpeza em temo hábil. Já estamos adentrando ao mês de dezembro e, nenhuma providência nesse sentido está sendo tomada pela prefeitura, propiciando sinais de alerta nada animador, onde no leito desses córregos o mato com dois metros de altura já tomou de conta, o que influenciará em alagamentos. 

Fiscalização
A prefeitura de Rolim de Moura, precisa notificar os moradores que não contribuem com as melhorias da cidade. Muitos receberam os benefícios como o asfalto, entretanto, são incapazes de fazer uma calçada em frente das suas residências ou até mesmo fazer uma lixeira, preferindo arremessar o lixo nos canteiros das vias públicas. Galhos de árvores, sofás velhos, geladeiras e fogões velhos, são deixados em plena via pública, contrariando o Código de Postura, que por sua vez corrobora com a inércia da fiscalização municipal. A prefeitura precisa agir de forma enérgica contra essas ações nefastas, de alguns moradores sugismundos, que atentam contra o patrimônio público. Outro fato revoltante, é que existem muitos terrenos baldios em pleno centro da cidade e bairros considerados nobres, onde o matagal é notório, merecendo a visita dos fiscais ou agentes responsáveis pela notificação, pois, nessa época do ano, avança os casos de dengue, chikungunya e outros parasitas nocivos à saúde, bem como a proliferação de animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões.  

Indignado
O advogado dr. Torquato, que reside e tem escritório de advocacia há mais de 20 anos em Santa Luzia, esteve semana passada na sede da OAB Rolim de Moura e, desabafou para nossa reportagem a falta de um estacionamento para idoso e também para cadeirante. Dr. Torquato é cadeirante, e garantiu que reivindicou inúmeras vezes junto aos últimos três presidentes da instituição, contudo, ainda não foi atendido em seu pleito e, lamenta essa demora e omissão de uma entidade que sempre diz está vigilante nas prerrogativas do cidadão. Torquato, reivindica essa necessidade premente, que vai atender a outras pessoas que possuam deficiência em se locomover, e que precisam dos préstimos da instituição na busca de soluções. Segundo o causídico, essas prerrogativas, tem que ser extensiva também para toda sociedade, portanto, argumentou que espera compreensão da OAB Rolim de Moura, e cumpra essa determinação de acessibilidade para o advogado, principalmente quando acontece as reuniões dos advogados, não existe um espaço para estacionar seu veículo, tendo que fazer paradas distantes da OAB, o que acarreta muitas dificuldades em sua locomoção. 

Estranho
Causa estranheza a placa da construção do muro da creche localizada na rua Rondônia, bairro Centenário, onde o objeto não consta na divulgação da placa, como início e término da obra, apenas, constatando o nome da empresa e o estúpido valor de Trezentos e Vinte e Oito Mil Reais. Além do preço considerado salgado pela expressão da obra, o município esqueceu de também colocar quantos metros de construção para dá mais transparência na execução dos serviços, que foram pagos com recursos próprios do município. Os vereadores precisam acompanhar mais os trabalhos executados pela prefeitura, afinal, foram eleitos prometendo ser fiscalizadores diuturnamente, para proteger os parcos recursos municipal. O prefeito Aldo Júlio, juntamente com os vereadores, deveria ter entrado em contato com deputados estaduais e, ter buscado essa emenda para tal finalidade, que, infelizmente, não se sabe porque não tentaram carrear essa emenda, fazendo questão de bancar com recursos próprios com tanta velocidade. 

Humanizar

Depois de termos mostrado a triste realidade de mendigos de Rolim de Moura, mantendo sempre sua cozinha móvel pela cidade, a coluna recebeu vários contatos de comerciantes, empresários e segmentos da sociedade, salientando que realmente o município precisa agir para solucionar o grave problema. A construção de uma casa de apoio para essa finalidade seria a prioridade, para amenizar um pouco a dor dos nossos irmãos de rua. Precisa de vontade política para solucionar esse grave problema, não podendo mais fazer vista grossa para essa realidade que nos causa repugna. Eles merecem a proteção do Estado, uma vez que eles no momento não possuem discernimento, precisando evidentemente de receberem cuidados diferenciados, como médicos, psicólogos, alimentação adequada, higiene e umas indumentárias. 
 

De volta
Muito oportuno a reabertura do Natal de Luz em Rolim de Moura, que contou com a parceria da prefeitura e da Associação Comercial Industrial de Rolim de Moura. Na época em que ficou parada a comemoração natalina, foi em virtude da pandemia que por sinal vitimou muitos rolimourenses. O Natal de Luz em Rolim de Moura, é uma festa que já entrou no calendário turístico do município, uma vez que centenas de moradores da região da Zona da Mata, se deslocam das suas cidades para contemplar a beleza do evento, que fica na praça Durvalino de Oliveira, em frente à igreja Matriz. Nesta oportunidade, bares, restaurantes e a rede hoteleira recepciona os visitantes, que aquecem a economia da capital da Zona da Mata. 

AUTOR: FERNANDO GARCIA –  COLUNA PORTA ABERTA –  DIRETO DE ROLIM

  • A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress