Cultura

Porto Velho se prepara para competição contra a cidade de Nova Iguaçu em mais uma edição do Dia do Desafio

 A população de toda a capital está convocada a realizar, no dia 28 de maio, qualquer tipo de atividade física, seja ela uma simples caminhada, ciclismo, atividades coletivas em empresas como ginástica laboral ou uma gincana, entre outros exercícios. O chamamento se dá em função da adesão do município a mais uma edição do Dia do Desafio, evento criado há 20 anos, como ferramenta de estímulo à mobilização do maior número possível de grupos sociais em função da melhora do bem-estar e qualidade de vida.

O Dia do Desafio é realizado anualmente na última quarta-feira de maio. Serão mobilizadas mais de três mil cidades, em 21 países do continente americano, com o objetivo de criar um movimento de incentivo à prática diária da atividade física. Este ano Porto Velho compete com a cidade de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. O adversário foi selecionado por meio de um sorteio realizado na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc), idealizador do evento, em São Paulo.

Recentemente, em um evento onde o prefeito confirmou a participação do município, ficou definido que a abertura oficial, a exemplo dos anos anteriores, vai ocorrer com uma espécie de aulão de ginástica em frente ao Palácio Tancredo Neves, sede da prefeitura, na avenida Dom Pedro II, Centro, contando com o envolvimento tanto dos servidores quanto da população em geral. “Estamos elaborando uma programação especial com o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível”, comentou a Secretária Municipal de Esportes e Lazer (Semes), Niedja Santana.

Todas as ações esportivas, sejam individuais ou em grupo, precisam ser registradas no comitê do evento, por meio dos telefones 3901- 3201 ou 3901-3202. A ligação é fundamental para contabilizar o número de colaborações. O resultado da competição sai em dois dias e vence a cidade que conseguir o maior percentual de participação, em relação ao seu número de habitantes.

Participações

Porto Velho participa do Dia do Desafio desde 2005, quando concorreu com a cidade de Santiago de Surco/Peru mobilizando 106.302 pessoas, quando venceu o dia do Desafio pela primeira vez. Em 2006 concorreu com a cidade de Camaguey/Cuba envolvendo 155.691 pessoas. Em 2007, superando a cidade boliviana Cochabamba, por mobilizar 108.523 pessoas. Em 2008, concorreu com a cidade mexicana Cuatitlan Izcalli saindo vitoriosa com a participação de 170.000 pessoas.

Em 2009, concorreu com a cidade de Santa Marta, na Colômbia, vencendo com a mobilização de 141.821 pessoas. Em 2010, derrotou a cidade de Villa Nueva da Guatemala, quando foram mobilizadas 148.286 mil pessoas. Em 2011, foram 146.646 pessoas e concorreu com a cidade de Campeche (México). Em 2012 foi a vez de Porto Velho competir com Santo Domingo, cidade da Guatemala, vencendo com a participação de mais de 200 mil pessoas. Sem fugir à regra, em 2013, Porto Velho, mais uma vez, venceu o Dia do Desafio, contra Blumenau, quando 216,33 mil pessoas, realizaram algum tipo de atividade física registradas pela coordenação do evento.

Por Renata Beccária | Fotos: Medeiros/Divulgação

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese