Cultura

Diretor de documentário vencedor do Oscar cometeu suicídio aos 36 anos

ESTOCOLMO (Reuters) – O diretor sueco Malik Bendjelloul, cujo documentário “À Procura de Sugar Man” venceu o Oscar no ano passado, se matou, confirmou sua família, dando início a uma série de homenagens a um homem que “corria o mundo em busca de histórias para contar”.

A polícia disse que Bendjelloul, que tinha 36 anos, morreu na terça à noite em Estocolmo. Seu irmão depois confirmou os relatos da mídia local sobre o suicídio do diretor.

“Eu posso confirmar que meu irmão tirou a própria vida”, disse Johar Bendjelloul em uma mensagem de texto à Reuters.

“À Procura de Sugar Man”, montado como um enigma, segue dois jornalistas sul-africanos que tentam encontrar o cantor norte-americano Sixto Rodríguez, após ele ter desaparecido dos olhos do público.

Rodríguez nunca teve reconhecimento nos EUA, mas à sua revelia se tornou um popular e influente ícone musical na África do Sul.

“À Procura de Sugar Man” arrematou a maioria dos prêmios do cinema dos EUA, incluindo o prêmio especial do júri e do público no Festival de Cinema de Sundance.

O documentário também ajudou Rodríguez, hoje com 71 anos, a ganhar notoriedade nos EUA, levando a uma retomada de sua carreira musical.

A Sony Pictures Classics, distribuidora do filme, fez nesta quarta uma das primeiras homenagens ao diretor.

“Muito como o próprio Rodríguez, Malik era um pessoa autêntica que corria o mundo em busca de histórias para contar”, disse a empresa em comunicado.

“GÊNIO MISTERIOSO”

“Ele não buscava fama, fortuna ou prêmios, embora essas honrarias ainda assim tenham vindo em seu caminho e suas narrativas tenham obtido reconhecimento”, disse o comunicado.

Colegas diretores também lamentaram a morte.

“Ele fez um grande filme e sua falta será sentida”, escreveu o cineasta Michael Moore no Twitter.

Bendjelloul nasceu na cidade de Ystad, perto de Malmo, no sul da Suécia, de acordo com a base de dados cinematográficos IMDB.com.

Ele também dirigiu documentários para a TV sobre os cantores Elton John, Rod Stweart e Bjork, assim como os pioneiros da música eletrônica Kraftwerk, informou o Insituto de Cinema Sueco.

Fonte:Reuters

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com