Cultura

Prefeitura de Porto Velho abre Espaço Mulher para exposição de artesanato regional

Com apoio da prefeitura de Porto Velho, artesãs que integram a Feira do Sol Economia Solidária estão expondo seus produtos no rol de entrada do Espaço Mulher, ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança. O trabalho começou no último dia 30 de abril, e desde então, todas as terças-feiras as mulheres ocupam o local para expor produtos confeccionados por elas.

A coordenadora municipal de políticas públicas para mulheres, Antônia Ferreira dos Santos, que abriu o espaço para a feira, disse que o objetivo da administração do prefeito Mauro Nazif é valorizar o trabalho das artesãs, tornando-o mais conhecido da população e, consequentemente, ajudar na melhoria de renda e qualidade de vida das famílias dessas trabalhadoras.

Segundo Antônia, além de ceder o Espaço Mulher para as artesãs, a Coordenadoria de Mulheres busca outros locais onde as peças de artesanatos podem ser expostas. “Já agendamos a exposição no Sesc, faculdades e órgãos públicos como o Detran e Assembleia Legislativa de Rondônia”, afirma. Antônia diz, ainda, que o objetivo é fazer com que o Espaço Mulher seja ocupado por outras trabalhadoras, já que o local pertence ao público feminino.

Para a coordenadora da Feira do Sol, Marlene Marques, o apoio da prefeitura é muito importante, pois além de valorizar o artesanato regional, fomenta a economia e contribui para melhorar a geração de renda das famílias envolvidas. “O resultado tem sido muito bom e ajuda a pagar as nossas contas”, comenta. Ela pede para que o público compareça todas as terças no Espaço Mulher e diariamente no estacionamento do prédio do relógio, na Sete de Setembro com Farquar.

Maria Barabadá Karitiana, que confecciona artesanatos indígenas, também aprova a ideia. Segundo ela, há 16 anos confecciona e comercializa esse tipo de produto, sendo quatro deles na Feira do Sol. Afirma ser um prazer divulgar a cultura dos índios da região Amazônica, o que também contribui para complementar a renda familiar. “Estou muito satisfeita com o resultado”, completa.

Os produtos expostos pelas artesãs são os mais diversos, confeccionados em madeira, cipó, capim rosado, tecido e linhas, dentre outros. Muitos deles são bordados à mão, a exemplo dos tapetes. Cuidadosamente trabalhadas, as peças retratam a cultura regional e as tradições dos povos do Norte, especialmente de Rondônia. As mulheres ainda vendem doces de palmito, pupunha e de muitos outros produtos regionais.

Por Augusto José Fotos: Frank Nery

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com