Em Linhas Gerais

Porque a paralisia de inquéritos e outros procedimentos na esfera do judiciário contra Confúcio e seu grupo?- por Gessi Taborda

FILOSOFANDO

Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!”. FERNANDO SABINO (1923/2004), escritor brasileiro.

 ENLOUQUECIDOS

A prisão do prefeito Rover, de Vilhena, apenas reforça a lamentável ideia de que boa parte dos políticos rondonienses está enlouquecida, dominada pelo desejo do enriquecimento fácil, sem levar em consideração as consequências, acreditando ora na impunidade da Justiça, ora na leniência do eleitorado.

Roubar o dinheiro público tornou-se uma praxe comum até mesmo nas comunidades sem qualquer expressão que não passam, no mapa do estado, de meros “cagadinhos” de mosquito, difíceis ser vistos até com lupa.

Vilhena está jogando no lixo todas as possibilidades que sempre teve de ser um município que pudesse orgulhar os rondonienses.

 ENFEITIÇADO

Seu povo parece enfeitiçado pelas manobras utilizadas por políticos corruptos para mantê-lo refém ao longo dos anos de clãs que não ficam devendo nada para a “cosa mostra”.

Afinal, não foi o que mais uma vez aconteceu nas eleições de outubro? Até parece que a cidade faz tudo para disputar o grande premio da corrupção rondoniense.

Que a Justiça, dentro dos preceitos legais, aplique penas ainda mais duras do que as aplicadas ao clã Donadon, objetivando libertar a cidade de tantos Ali Babás que agem impunemente, usando o poder político e as manipulações eleitorais, mantendo-se na crista da onda, colocando a cidade no mapa nacional do roubo e da malandragem.

 ABERRAÇÃO

Ouso classificar o governo (???) peemedebista do Confúcio Moura – que vai acabar em 2018 – como uma das aberrações responsáveis por travar todas as possibilidades de desenvolvimento do estado. Existem “n” razões para se acreditar que esse governo chinfrin não cumpre seu papel constitucional, sobretudo o de fazer gestão verdadeiramente transparente.

Agora o vocábulo “aberração” do título acima simplesmente descreve a indignação de assistir a paralisia no andamento de inquéritos e outros procedimentos na esfera do Judiciário, avançando por anos sem responsabilizar o governador e seus acólitos.

 E VAI CONTINUAR?

É possível que, premiado por essa paralisia, Confúcio ainda tente continuar no bem bom da vida pública. Ele tem tudo para terminar o governo sem ser punido por escândalos de corrupção conhecidos, desde o seu primeiro mandato.

São vários rombos e desvios denunciados, especialmente em relação à Secretaria da Saúde. E depois teve a máfia da concessão de crédito consignado, montado pelo tal do Batista com apoio de parentes do soba. Até hoje isso não deu em nada. E mais recente surgiu o famigerado escândalo do também famigerado “Espaço Alternativo”.

 VEIO DO BAIXO CLERO

Como cidadão e jornalista nunca esperei grande coisa de Confúcio. Afinal, enquanto esteve na Câmara dos Deputados jamais conseguiu sair do baixo clero.

E não seria no governo, cercado de áulicos despreparados (como o próprio chefe da Casa Civil, experiente apenas como estalajadeiro) que o ex “prefeitim” de Ariquemes iria revelar o que lhe falta, ou seja, talento para governar e liderar.

Uma figura apagada no cenário político do país, Confúcio só mantem essa aura (falsa) de bom governante por “comprar”, a um custo exorbitante da publicidade paga pelo governo, a blindagem da imprensa, sobretudo da televisão e do rádio.

 A FARRA

Essa publicidade está sob o crivo de órgãos do controle externo, como o TCE e pode gerar uma profunda dor de cabeça para a agência que manipula essa dinheirama, graças a um contrato também em investigação pelo tal controle externo. Essa farra com o dinheiro público tem mantido o governante livre de críticas dos veículos mais importantes da mídia eletrônica, premiados com a parte do leão.

Os jornalistas e veículos de comunicação que não entram nesse esquema de bajulação não recebem um centavo do governo.

 GOVERNO TOSCO

É natural que um governo carente de nomes com reconhecido cabedal intelectual, com sólidos conhecimentos técnicos e currículos invejáveis seja exatamente o que é: um governo tosco. Esse é o motivo principal que leva Confúcio a tentar contornar as dificuldades econômicas de sua gestão com pacotes de maldades contra os servidores públicos.

 SALVO PELO MAURÃO

Aliás, se dessa vez o deputado Maurão de Carvalho (possivelmente para aumentar seu cacife como neo-peemedebista) não abrisse mão de parcela do orçamento do Legislativo, o tal governador com nome de filósofo estaria nesse momento enfrentando revoltas no funcionalismo estadual, de quem arrancaria o couro com mais descontos nos parcos salários dos barnabés.

 CEGUEIRA DO IPHAN

A região onde está localizado o Palácio Getúlio Vargas e a Reitoria da Unir é considerada sítio histórico da capital rondoniense. Deveria, por isso, ser motivo de plena atenção do Iphan.

Mas o órgão da administração federal que serve – no caso de Rondônia – apenas para dar emprego a quem tem padrinho forte (no passado recente só petista de carteirinha pegava a boquinha), não toma qualquer providência sobre um terreno baldio, onde antes existiu a loja da extinta Teleron.

Consta que o terreno baldio é parte do patrimônio de Emerson Castro, chefe da Casa Civil do governo. É uma situação deplorável à espera da manifestação de alguma autoridade que ainda respeite a população de Porto Velho.

 TRANSIÇÃO

Segunda feira será ponto facultativo no serviço público. Isso não vai impedir que o processo de transição na prefeitura de Porto Velho avance, segundo garantiu fonte da coluna. A mesma fonte confirmou que essa transição ocorrerá em clima amistoso. Existe, de acordo com a fonte, orientação dada por Mauro Nazif aos membros de seu governo para se abrir as contas e facilitar tudo para o seu sucessor, o prefeito eleito Hildon Chaves.

 PEPINOS

O próximo prefeito já detém, diz a fonte, informações sobre despesas e número de servidores da administração municipal. Mas tem muitos pepinos a serem descascados para se conhecer, em detalhes, questões fundamentais, especialmente em áreas como a dos transportes. O contrato do SIM está em análise no TCE, podendo gerar sérias responsabilidades ao prefeito que sai. O futuro prefeito poderá contestá-lo.

Hildon deverá também a abrir a caixa preta do segmento de propaganda e imprensa da prefeitura. Pelo que se ouve, a redação da assessoria de imprensa de Mauro chegou a ser maior do que a de veículos de circulação nacional.

Comentar

About the author

Gomes Oliveira

1 Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O QUE ESTÁ FALTANDO NESSE PAÍS É UMA INTERVENÇÃO MILITAR, O EXÉRCITO ASSUMIR OS TRÊS PODERES E COLOCAR ORDEM NA CASA. O POLÍTICO CORRUPTO É DENUNCIADO COM PROVA SUFICIENTE PARA A JUSTIÇA CASSAR SEU MANDATO, MAS FICA ACOBERTANDO O IMBECIL.EXÉRCITO NO PODER JÁ!

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress