Brasil

Plenário da Câmara inicia discussão sobre reforma tributária

A expectativa do presidente da Casa, Arthur Lira, é que o texto seja votado em primeiro turno na noite de quinta-feira (6/7)

Após dias intensos de negociação nos bastidores, o debate sobre o texto da reforma tributária teve início no plenário da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (5/7). Os parlamentares vão apresentar contribuições para o texto do relator, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Mais cedo, o presidente Arthur Lira (PP-AL) sinalizou a vontade de votar o texto em primeiro turno na noite de quinta-feira (6/7).

O relatório final foi concluído após reunião entre o relator e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Após o encontro, as arestas foram aparadas para que o texto fosse levado ao plenário.

O presidente da Câmara afirmou que a resistência dos governadores está diminuindo, e todos estão em busca de um texto que traga mais governança, transparência e tecnicidade ao conselho. “A reforma tributária, todos defendem, ninguém é contra a simplificação, desburocratização, segurança jurídica, mais amplitude da base de contribuição. O que todos têm receio é a autonomia sobre a cobrança, a gestão dos recursos, o medo do desconhecido, e apostar que essa polarização não irá refletir no Conselho. A gente vai tentando diminuir essas dúvidas”, destacou.

O relatório da proposta foi apresentado após a finalização dos três meses de debates no Grupo de Trabalho (GT) instituído na Câmara. O relator, Aguinaldo Ribeiro, apresentou o texto com diretrizes e pontos de consenso no dia 6 de junho. Um dos destaques é a criação do Imposto Sobre Bens de Serviço (IBS), que unificará os Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), arrecadados pela União; e o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de responsabilidade dos estados; e o Imposto sobre Serviços (ISS), administrado pelos municípios.

Outras pautas

Após o impasse na matéria que trava a pauta, o governo vem focando seus esforços na aprovação do Carf e deixou a reforma tributária nas mãos de Lira. Já o arcabouço fiscal, que deve ser a última proposta a ser votada, está bem azeitada e deve ser aprovada na sexta-feira (7). 

FONTE: CORREIO  BRASILIZIENSE

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]