FILOSOFANDO
“Dizei-me com que andas e eu te direi se vou contigo”. Barão de Itararé, título pelo qual ficou conhecido o gaúcho Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly (1985/1971), jornalista e pioneiro no humorismo político brasileiro.
TARA DA SEMTRAN
Difícil saber quem tem tara maior por semáforos nesta bizarra capital de Porto Velho. Mas que a tara existe ninguém pode negar. Só isso justifica a colocação de dois sinais luminosos na esquina da Abunã com a Rafael Vaz e Silva, onde fica o colégio 21 de Abril.
Os dois cumprindo uma única função.
MINA DE OURO
Certamente quem programa e determina a instalação desses semáforos deve acreditar ter encontrado uma nova “mina de ouro”. Tá na cara que é maracutaia com o dinheiro público. Possivelmente o empresário que fatura com “sinalização viária” paga pela prefeitura não imagina risco que corre de ver o sol nascer quadrado caso instituições como MP e TCE decidam investigar esse esquema.
COLEGUINHAS
Mais de 60 jornalistas se credenciaram para a cobertura da visita que o vice Michel Temer fará ao Piauí no dia de hoje. A entrevista vai acontecer na sede do PMDB daquele estado. Ou há um número exagerado de jornalistas em Teresina ou Temer está longe de ser carta fora do baralho na política do país.
PREVIDÊNCIA
O Governo faz ‘terrorismo’ sobre o caixa da Previdência Social, garantem entidades de classe dos servidores. Duas provas disso: a União paga os aposentados em dia, e no Orçamento deste ano vai redirecionar R$ 69,7 bilhões de receitas destinados à Previdência para outros programas.
PAUTA DE ABRIL
Deve ir para a apreciação do plenário da Câmara em abril o novo Código Comercial do País. O vigente é do século 19. “O Brasil vivencia ambiente econômico fragilizado, de insegurança em termos de legislação, com quebra de contratos, o que espanta potenciais investidores”, diz o presidente da comissão, deputado Laécio Oliveira (SD-SE).
FRAQUEZA
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já admite a parlamentares próximos que será “difícil suportar a pressão”, após o STF ter aceitado a denúncia contra ele.
ÉTICA
Finalmente foi criada a Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de Rondônia. Os membros do Conselho não chegam a ser uma garantia de que o parlamento ficou livre os vexames antigos, causados por atos antiéticos de seus membros e por escândalos de corrupção. Na próxima semana eles deverão escolher quem presidirá o conselho. Nos bastidores circulou comentário dando conta de que o cargo poderá cair no colo do líder do governo, Luizinho Goebel.
ELA EXISTE
O governo Confúcio Moura, graças aos seus áulicos, vai conseguindo mimetizar a realidade da economia em Rondônia, dando a impressão de que o estado tem uma blindagem contra a crise. E até o senador que preside seu partido, o PMDB, tem alardeado essa conversa para boi dormir, falando de “investimentos” novos para Rondônia, o que não passa de uma falácia.
Estamos na iminência de ver a marolinha transformar-se numa tempestade. E se não fosse por isso o próprio governador não exigiria de seu secretariado uma economia de pelo menos 30% nas despesas para não comprometer o pagamento dos servidores do estado.
PARALISADO
Há um grande esforço para manter em sigilo os verdadeiros indicadores sociais e econômicos de Rondônia. Se o governo adotasse a transparência, a população iria saber que o governo de Confúcio continua paralisado, sem nenhuma obra capaz de impactar crescimento econômico. Os indicadores econômicos e sociais, afirmam economistas mais confiáveis, vem caindo mês após mês. Mas os políticos da base governista agem como se a crise não existisse.
PREVENÇÃO
Uma pergunta que não quer calar: Será que o MP e o TCE permitirão ao prefeito de Porto Velho queimar mais uma montanha de dinheiro público com a prometida realização do carnaval em pleno mês de março???
Se pelo menos houvesse uma tradição em torno desse evento na atração de turistas, vá lá. Mas, pelo que se sabe, essa é uma despesa sem nenhum retorno social para a cidade. Afinal a data do carnaval passou e agora já se pensa em páscoa e outras efemérides.
Assim como só no Brasil existe jabuticaba, prefeito com um descaramento desses com os gastos públicos parece existir apenas por aqui. E bate o bumbo…
ENQUANTO ISSO
Bastou uma curta chuva na noite de ontem para os alagamentos de áreas conhecidas como a Vieira Cahula fossem verificados. E olha que na via citada o atual prefeito ficou praticamente todo esse período de mandato com “obras” que, como se viu ontem, em nada corrigiu as muitas besteiras feitas pelos seus antecessores.
Gente como o ex-prefeito Ali Babá, que derramou milhões naquela via, com superfaturamento e contratos direcionados, além de outras mazelas que deveriam ter resultado em cadeia para esses gestores mequetrefes do dinheiro do contribuinte.
DE BANDEIJA
O senador Delcídio fez a delação premiada que tanto negou ter feito. Ele entregou Dilma e Lula numa bandeja. Dilma teria tentado abafar a Lava Jato e Lula teria mandado pagar mesada a Nestor Cerveró. O conteúdo é bombástico. Em Brasília o mundo político entrou em polvorosa. Diante desse cenário, o novo Ministro da Justiça vai ter dificuldade para trocar o diretor-geral da Polícia Federal. O atual será mantido no mínimo até agosto desse ano.
PERDENDO
De acordo com os números da última pesquisa Datafolha divulgada nesta semana Lula perdeu prestígio dentro de sua base (dos 33% que sempre votaram nele, um terço agora o rejeita); 49% dos eleitores dizem que não votarão nele de jeito nenhum. Já o Governo Dilma é considerado ruim ou péssimo por 64% dos eleitores pesquisados. E só 11% o consideram ótimo ou bom.
Add Comment