Em Linhas Gerais

Gargalhe, se puder, com as “proposituras” dos vereadores da capital – por Gessi Taborda

MAIS DESEMPREGO

desemprego_tecnologico_3Que empresas vão suportar uma tributação que vai onerar ainda mais a folha de pagamento ? É preciso levantar esta discussão. Previsto para entrar em votação nesta terça, 18/8, o projeto de lei que trata da reoneração da folha de pagamento pode provocar ainda mais desemprego.

Segundo fonte, pelo menos dois senadores rondonienses estão prontos a votar a favor desse projeto de lei. Fiquem atentos sobre como irão comportar os representantes de Rondônia em relação a mais esta ameaça ao aumento do desemprego. O projeto prevê que as alíquotas de contribuição previdenciária sobre a receita bruta passem de 1 para 2,5 por cento no caso da indústria e de 2 para 4,5 por cento para empresas de serviços.

NA BENÇA

Deputado-Só-na-BençaSe a sorte de Alto do Itaporanga for melhor do que a de cidades como Porto Velho, por exemplo, o distrito pode conseguir seu sistema de saneamento básico. Porto Velho nas últimas décadas não conseguiu resolver esta questão, pois a Caerd deixou de ser há muitos anos uma estatal viável e capaz de cumprir seu papel. Mas, quem sabe no distrito citado o empenho de deputado Só na Bença (é assim mesmo que se grafa o nome do parlamentar) acabe dando certo? Na capital a espera por uma ação abençoada do governo (leia-se Caerd) continua, dessa vez com torcida maior para a efetiva implantação da rede de esgoto, promessa já iniciada em governos passados que – como é praxe no estado – nunca chegou a termo, por denúncias de desvios, corrupção e falta de projetos sérios.

EXECUTIVOS?

ADELINO-FOLLADORNos tempos atuais, quando tudo nesse país parece estar virado pelo avesso, dois deputados cada vez mais fazem o papel de “garantidores de obras”. Adelino Follador, que já foi prefeito dá garantias de que dessa vez a coisa vai. Depois de almoçar com alunos e professores da Escola Municipal Roberto Turbay, em Ariquemes, onde o assunto foi a construção de um parque infantil, Adelino foi taxativo: “Só depende da prefeitura me encaminhar a solicitação para a garantia dos recursos”.

Outro parlamentar com destaque na semana por ações que muitas vezes nem o Executivo faz: Luizinho Goebel. Sobre ele diz a nota do legislativo: repassou recursos até para a manutenção da Secretaria de Obras de Alvorada do Oeste, onde também entregou equipamentos e implementos agrícolas para pequenos agricultores. Isso sem contar sua “participação direta” nas obras de asfaltamento naquela cidade.

NO MOLHADO

Fiero_logoA Federação das Indústrias do Estado de Rondônia mudou de direção depois de um período conturbado. Mas ainda não reconquistou o protagonismo de seus tempos de glória, quando teve força para eleger deputados (William Cury, estadual, e até Miguel de Souza que foi federal, vice-governador, mesmo sem nenhum carisma) e não será com o anúncio de uma “pauta” de investimentos para “alavancar a economia do estado” (sic) feita perante o apagado chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos do acabado governo Dilma Roussef, Roberto Mangabeira Unger, que a nova diretoria da Fiero vai empolgar investidores.

GARGALO

Fiero_logoAliás, é bom não esquecer: Mangabeira foi um dos beneficiários das benesses custeadas pelo governo estadual, no tempo em que precisou conviver com as vacas magras. Não é nome influente para alavancar investimentos para nenhum dos itens da pauta que, a grosso modo, não inova nada e nem cria expectativa de que sairá do papel.

Os ingredientes da “pauta da Fiero” são coisas antigas, como a “Hidrovia do Madeira”, com balizamento e dragagem permanente (rárárárá!) do portentoso rio; a construção do gasoduto de Urucu (AM) a Porto Velho (mantra utilizado por políticos como Raupp ao longo dos anos em que se mantém no Senado) e (rárárárá) reabertura imediata da BR 319.

DEDO NA FERIDA

Fiero_logoMuito mais do que tais aspirações, a “pauta da Fiero” não colocou em destaque nenhum aspecto da crise institucional e política rondoniense, como a existência de um personagem cassado pela Justiça Eleitoral que ocupa o governo estadual sem, até por isso mesmo, não ter a necessária credibilidade para atrair investimentos ao estado numa época de crise como a que vivemos. Está mais do que claro que a Fiero não parece ter o menor interesse em ser protagonista da retomada do desenvolvimento rondoniense, principalmente na questão da incipiente industrialização rondoniense.

GARGALHE, SE PUDER

tv2E assim eles continuam surfando na maionese. É o que se pode depreender da ordem do dia da Câmara Municipal, divulgada ontem sobre projetos de lei dos edis que entraram em discussão: “Regulamenta a troca de plantões na área da Saúde” (Ué, então para serve o Secretário Municipal da Saúde os dirigentes das unidades de saúde do município, se precisam de lei para definir plantões?), do vereador Sid Orleans; “Programas de Ensino de Coleta Seletiva de Lixo” nas escolas públicas (ainda bem que a medida, proposta por Ellis Regina, não vai atingir as particulares e nem as do estado).

TODO GOSTO

tv2Tem projeto para todo gosto: esse de Márcio Pacele dispõe sobre as condições sanitárias e de conforto nos terminais (Quantos? Onde?) de transporte coletivo, isso numa cidade onde praticamente não existe transporte coletivo que se preze. Também há o criado por Macário Barros, impedindo o trânsito de caminhões nas ruas de tráfego intenso (??) da capital. Então os caminhões ficarão impedidos de circular na capital? Du-vi-de-ó-dó!

TEM MAIS

tv2Ainda não apareceu projeto de lei revogando, por exemplo, a lei da gravidade, mas não faltam hilários como o que dispõe sobre a “obrigatoriedade do treinamento em primeiros socorros dos funcionários de casas (Onde? Quantas existem?) de festas infantis” (e por que não em casas de festas de adultos?), proposto por Carlos Alberto Lucas. O que não pensar sobre o vago projeto de Ana Negreiros, instituindo a “campanha dos igarapés urbanos limpos”.

VOCE PAGA

tv2E pensar que esse pessoal todo é sustentado pelo bolso dos contribuintes. Talvez seja a falta de simancol que estimula gente como Delson a legislar sobre uma coisa que já tem lei específica, como “a obrigação de hospitais públicos (então os particulares estão fora do alcance da lei?) notificarem as ocorrências de bebidas alcoólicas ou entorpecentes por crianças e adolescentes”. É algo do baralho.

ENTERRO DO PT

PTTApesar do sol a pino das 14 horas, gente de todas as idades e até famílias inteiras estiveram na aglomeração que protestaram contra o lulopetismo, engrossando em Rondônia as manifestações pelo impeachment de Dilma e o apoio ao combate da corrupção no país.

Também em Rondônia as manifestações foram como um termômetro de que o enterro do PT nas próximas disputas eleitorais é irreversível, principalmente se o partido confirmar o lançamento de candidaturas dos petistas carimbados como personagens de destaque na prática da corrupção em prefeituras importantes como as de Porto Velho e Cacoal.

VISÍVEL

PTTUma multidão de mais 5 mil pessoas em Porto Velho participou do movimento “Fora Dilma”. O descontentamento em relação ao governo federal e ao PT foi visível do início ao fim do ato convocado pelas redes sociais. E tudo aconteceu sem incidentes. Aqui também o Juiz Sérgio Moro, os integrantes do MP e até da Polícia Federal foram chamados de “heróis” pelo constante combate da corrupção

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress