Em Linhas Gerais

Em Linhas Gerais- Ivo Cassol não vai poder influenciar os lances eleitorais- por Gessi Taborda

AVE, NAZIF

mauroOs escribas da prefeitura escalados para produzir os factoides distribuídos à imprensa acabam se superando nas “mal traçadas” que de jornalismo não têm nada. Dessa vez é que o “Sôba” portovelhense aproveitou a 6ª feira para dar uma esticada ao Ulysses Guimarães, no tal setor chacareiro, como se isso fosse uma informação extraordinária e do interesse coletivo.

E para dourar ainda mais a pílula do factoide, tascaram que “Nazif percorreu parte do trecho e fez questão de parar várias vezes para conversar com os produtores rurais”. E só faltou o zépovim saudá-lo como imperador romano.

INSISTENTE

mauraoO deputado Maurão de Carvalho espera reunir a imprensa na manhã de hoje (8h30), no Hotel Ecos, onde pretende reafirmar seu propósito de conseguir a indicação do PP, partido chefiado por Ivo Cassol, para disputar a sucessão estadual. Maurão anuncia que esse ato político será acompanhado por lideranças de todo o interior, comprometidas em apoiá-lo para essa disputa. Segundo o deputado estadual, “até o momento” há pelos menos 10 partidos fechados com seu projeto eleitoral.

ÁGUA FRIA

Cassol2As afirmações de fontes próximas do cacique do PP no estado jogam um balde de água fria no ousado projeto desse parlamentar de vários mandatos estaduais. Segundo essas fontes “só o deputado Maurão ainda não percebeu que quem está escalada para o centro do palco da sucessão por seu partido é Jaqueline Cassol, do PR”.

Como politicamente o vento não está a favor do “boss” do PP, mais à frente Maurão poderá até agradecer ter sido rifado pelo seu guru político, ao dar o aval para uma solução meramente familiar.

NA AGULHA

niltonO deputado federal Nilton Capixaba pode levar um grande susto antes das eleições. A informação, vinda de Brasília, é que seu processo está na agulha para ter a manifestação do Ministro Luiz Fux. Pode ser uma pedra no caminho da vida política do home que no passado se tornou notório nos manchetes do escândalo das ambulâncias dos Vedoins.

SEM AVISO

Ivo21Embora a última indicada por Ivo Cassol para a disputa sucessória – sua irmã, Jaqueline – seja a presidente do PR, seu companheiro de direção partidária, o deputado Flávio Lemos (vice-presidente do PR) anunciou apoio a Maurão de Carvalho. Sobre a indicação de Jaqueline, Flávio explicou que não recebeu nenhum comunicado oficial dessa iniciativa do grupo comandado por Cassol.

LÓGICA

cof.umÉ verdade que quando um governo, antes de julho da campanha eleitoral, tem uma aprovação excepcional não precisa de tempo de TV para mostrar nada. É verdade que quando um governo é um completo desastre, antes de julho, nem todo tempo de TV na campanha eleitoral resolve. Então, a aparente salvação de Confúcio está na suposta falta de concorrentes incapazes de incorporar o sentimento de mudança do eleitorado.

Se o governo tem uma avaliação entre ruim e regular, pode construir virtualmente –por ficção televisiva- um bom governo, elevando sua avaliação ruim a regular para boa. Ganhar uma eleição sem o respaldo popular não dá segurança de que o projeto de poder possa ser maturado. Para quem sabe ler, um pingo é letra.

POLÊMICA

ELQuem anda anunciando a recuperação da capacidade legal de Expedito ser candidato na eleição de outubro pode se frustrar. A coluna, claro, não torce pelo pior. Afinal, sem a presença de Expedito na disputa o governador Confúcio pelo visto não terá muitas dificuldades em conseguiu um novo mandato. Será uma das eleições mais sem graça de nosso estado.

INELEGÍVEL

ELTodavia não há como negar: Expedito – salvo melhor juízo – estará inelegível até a data de registro de candidaturas. Quem tenta comparar o caso de Expedito com o de outros políticos que andaram consultando a Justiça Eleitoral, não compreendeu que há enorme diferença. Ao contrário daqueles que supostamente já poderão disputar o pleito desse ano após condenado por crimes como abuso econômico, etc; Expedido foi condenado por captação ilegal de sufrágios (compra de votos) e, como dizem juristas, claramente está impedido de concorrer nessas eleições.

MAIOR OPONENTE

O maior adversário da reeleição da Presidente Dilma não é Aécio Neves, nem Eduardo Campos. O mau desempenho da economia é o principal oponente. Para piorar a curva da economia mostra que não há calmaria à vista. Com a inflação subindo e o consumo caindo o estrago eleitoral na classe média será grande.

FORA DO JOGO

Cassol2Ivo Cassol não vai poder influenciar os lances eleitorais. Ele está condenado e não poderá, dizem especialistas da área, sequer votar. A situação de Ivo é semelhante a de José Dirceu. Não poderá comparecer em palanques, não poderá dar entrevistas e nem fazer manifestações de caráter político. É quase impossível que a manobra jurídica de Cassol modifique sua situação de condenado.

SEM DÚVIDAS

Se havia alguma dúvida, agora não há mais. A reação do padre Tom ameaçando até deixar o PT, mostra que ele nunca foi um candidato do consenso petista e muito menos um deputado com prestígio suficiente da cúpula do partido (em nível nacional) para alçar voo mais alto. Pelo visto, vai ter de voltar a rezar missa em capelas interioranas.

IMPERDÍVEL

Mis_angela_mariaSe puder, trate de não perder essa que pode ser uma das últimas oportunidades de assistir de perto a performance de uma diva da música brasileira. Vai ser em São Paulo, na próxima quinta-feira. É um desses programas inesquecíveis. Ângela Maria vai fazer o show comemorativo de seus 65 anos de carreira. É um evento tão especial que justifica entrar num avião aqui e ir para a Paulicéia ver essa rainha da música popular, aos 86 anos, interpretando as músicas imortais de seu repertório.

E tudo vai acontecer no Bar do Nelson (comandado Lilian Gonçalves, filha do saudoso Nelson), que fica no bairro Santa Cecília, mais precisamente na rua Canuto do Val. Eu só lamento não poder estar lá, presente para ver esse evento memorável.

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese