VEGETATIVO
A nota do Ideb (índice de desenvolvimento da educação básica) de Rondônia cresceu. Em 2011 o estado tinha um índice de 3,3 e agora, em 2013, esse índice passou para 3,4, conforme informou ontem o MEC.
Esse crescimento não é motivo para deixar felizes os responsáveis pela política de educação pública, pois o resultado não aponta melhorias significativas, sendo mesmo irrelevantes se comparados com parâmetros dos estados mais importantes do país e de algumas nações da própria América Latina. Isso vale dizer que nossa melhorai foi vegetativa e não competitiva.
METAS
Segundo uma fonte da área de planejamento da educação pública no estado, Rondônia não conseguiu – mais uma vez – alcançar as metas estabelecidas para o Ideb. Segundo essa fonte, o ensino rondoniense sofre com a falta de continuidade nas políticas públicas para o setor que, por essa falta de prioridade das prioridades, a Secretaria de Estado da Educação sempre sofre com a descontinuidade diante da troca excessiva de secretários, alguns (como acontece nesse final de governo) sem ter qualquer especialização na área. “Aqui em Rondônia, pelos acordos políticos, a gente vê a gestão da política de educação pública tentando sempre inventar a roda, sem sair, no entanto, do lugar”, detalhou a fonte.
GOZADOR
Eymael tem pendências para o humor. Perguntado ontem na sede regional do PSDC rondoniense se imagina como será o desfecho das eleições desse ano, tascou: “Nem Aécio e nem Marina têm condições de derrotar Dilma, isso só a nossa campanha pode fazer”. Após a declaração, comeu um salgadinho, convocando Edgar do Boi e o pessoal que lotou o diretório para sair em caminhada pela principal avenida da cidade, a Sete de Setembro.
FEIJOADA
Para arrecadar dinheiro em favor da campanha de reeleição do deputado José Hermínio, acontece hoje a “Feijoada de Arrecadação”, às 11 horas, no Bufet do Braz. A adesão é de 100 por cabeça. Segundo o tititi em torno de regabofe a procura pelo convite foi intensa no dia de ontem.
FENÔMENOS
Em política – pela minha experiência – não existe verdade definitiva. Um engano recorrente é achar que o universo dos eleitores é plano, que um morador do bairro Meu Pedacinho de Chão tem a mesma percepção – boa ou má – do desempenho de um candidato em debate ou programa eleitoral que alguém que more no bairro Ulysses Guimarães. O que pode ser ruim para alguém letrado pode ser bom para alguém mais humilde e vice-versa. Desse engano nascem os “fenômenos” eleitorais, fatos normais não detectados a tempo.
CANDIDATOS CRENTES
É bom não esquecerem. Como está no bíblico Mateus, na parte que fala dos hipócritas, “sois semelhantes aos sepulcros caiados”.
CAÇAMBAS
A administração municipal parece não ouvir os reclamos da população e nem ler os alertas da imprensa. Faz tempo que essa coluna avisa aos gestores (???) sobre o risco verdadeiro que representa essas caçambas de entulhos colocadas de qualquer jeito nas vias públicas onde ficam por tempo indeterminado. Elas estão por toda parte, na maioria das vezes no leito carroçável das vias. Não são sinalizadas, não têm pinturas reflexivas e são um perigo real de acidente grave, principalmente nas vias de grande trânsito e estreitas. Parece que a prefeitura só tomará conhecimento disso quando alguém morrer numa colisão com essas caçambas. Ou, quem sabe, antes disso acontecer o MP faça alguma coisa para proteger o cidadão-contribuinte-eleitor.
SÓ 29 DIAS
Em menos de um mês o cidadão-contribuinte-eleitor terá de comparecer às urnas. O voto é missão da maior significação a ser cumprida por todos os eleitores. É instrumento (ou arma, como queiram) utilizável apenas nas democracias. A sua utilização, representando o exercício da cidadania, precisa materializar a ambição de valorização. Não se deve oferecê-lo sem avaliação minuciosa de quem o recebe.
RONDÔNIA AGRADECE
A sociedade agradece ao eleitor se ele escolher gente séria e competente para dar seu voto. Se o candidato não é sério, vai aproveitar-se do cargo, servindo-se e não servindo. Se sério, mas não competente, estaremos dando um emprego ao candidato, simplesmente, pagando uma conta por nada. O eleitor tem menos de 30 dias para tomar uma decisão. Há uma desinteresse de boa parte do eleitorado em analisar os candidatos e suas propostas. A coluna, claro, espera que o eleitorado rondoniense faça um exercício sério e responsável, jamais se prestando para negociação pessoal, até porque quem compra o voto hoje, vende o eleitor amanhã.
NOVA PROFISSÃO
A profissão de apicultor pode ser regulamentada. Projeto de lei do deputado federal Danrlei de Deus (PSD) cria regras para o exercício da profissão e exige, entre outras coisas, curso na área e permite que os apicultores façam pesquisas científicas sobre o tema. “O valor da apicultura e da meliponicultura para a economia brasileira e a importância da polinização efetuada pelas abelhas silvestres nativas na estabilidade dos ecossistemas e na sustentabilidade ambiental urbana e da agricultura representam aspectos substanciais do agronegócio”, disse.
SEM VOTAR
O decreto que cria a Política Nacional de Participação Social acabou com o segundo esforço concentrado. Os deputados não votaram nenhuma matéria no plenário, e a sessão, que estava marcada para quarta-feira passada, foi desmarcada antecipadamente. A oposição reivindica desde junho, e com o apoio de partidos da base governista, como o PMDB, a votação de um projeto de decreto legislativo que susta o texto do Planalto.
DECISÃO
É impressionante o número de candidatos com nódoas no exercício da vida pública em disputa nesse pleito rondoniense. Tem gente apostando na eleição de alguns desses personagens, como aquele que ficou popularmente conhecido como Bob Ali Babá. A população mais esclarecida torce para que o eleitorado vote de forma consciente. Mas se isso não acontecer, espera-se uma decisão do Judiciário que impeça esse sujeito já condenado em alguns processos e respondendo outros não consiga mais uma nova blindagem da impunidade. O judiciário pode tomar a decisão moral de fazer a faxina onde o eleitorado falhar.
PERGUNTA
Será que os evangélicos estarão de novo com aqueles candidatos que no passado se notabilizaram por sua participação na Máfia das Ambulâncias?
Add Comment