FILOSOFANDO
“A política é a arte de procurar problema, achá-lo, fazer um mal diagnóstico e, por fim, aplicar o remédio errado”. Groucho Marx (1890/1977), pseudônimo de Julius Henry Marx, ator, humorista, diretor de cinema, compositor e roteirista americano.
REAÇÃO NATURAL
É natural o Instituto Lula divulgar notas afirmando a inocência do ex-presidente petista. Também é natural a manifestação dos petistas apaixonados pelo lulismo ir para as ruas gritar palavras de ordem em favor de Lula. Também é natural a manifestação dos contrários a Lula. É preciso entanto não esquecer: tem muita gente interessada em tumultuar o ambiente.
.
PAÍS AMARRADO
O acirramento dos ânimos podem ter consequências imprevisíveis. O Brasil acordou ontem perplexo, mas não surpreso. Afinal, Lula não esta acima da legislação em vigor. Afinal, há uma realidade incapaz de ser mascarada. O Brasil, como disse o senador Cristovam Buarque (PPS), está amarrado por um governo sem credibilidade.
.
PRISÃO
Se Delcídio comprovar que Lula mandou pagar mesada pelo silêncio de Nestor Cerveró, o ex-presidente fica passível de prisão. O senador teria ouvido do Barba a frase “você tem todas as ferramentas para resolver isso”, em visita ao Instituto Lula em SP.
.
PETRALHAS
Entre petralhas rondonienses, alguns já condenados na Justiça e ainda soltos e recorrendo das sentenças, os fatos de ontem, com destaque para ação da PF levando Lula a depor na Lava Jato, a situação é cada vez mais dramática, entraram em depressão. Afinal a opinião pública já espera a prisão de alguns deles.
.
FIM DA TOLERÂNCIA
Aqui em Rondônia, pelas últimas decisões do Judiciário de mandar prender envolvidos nos escândalos investigados pela “Operação Dominó”, dá para acreditar no fim da tolerância contra quem desviou dinheiro público e participou de atos de corrupção.
Certamente a situação se complica para pessoas como a ex-deputada Epifânia Barbosa e Edson Silveira, ex-secretário municipal, ambos já condenados e propensos a ver o sol nascer quadrado brevemente.
PROXIMIDADE
Maurão de Carvalho, o presidente da Assembleia, tem sido alertado para o perigo da proximidade cada vez maior de figuras ligadas ao ex-deputado “irmão Valter”, apontado como ex-chefe de quadrilha pela Polícia e sofrendo punição da Justiça. É, em sociedade tudo se sabe.
Segundo esses “olheiros” o atual presidente – que tem como projeto político disputar o governo em 2018 – é assediado quase diariamente pelo próprio irmão de Valter Araújo, presença constante e sem restrições no gabinete de Maurão. Certamente o atual presidente ainda não alertado para os riscos desse tipo de “contaminação” para o fortalecimento de seu projeto.
INCONCEBÍVEL
O Brasil é mesmo um país suis-generis: como pode permanecer no cargo de presidente da Câmara alguém que é acusado de desviar dinheiro público e de receber propinas, réu no principal tribunal do país, além de responder processo por quebra de decoro?
.
EM RONDÔNIA
Diante desse mar de incongruência dá para entender como pode o rondoniense Moreira Mendes, sofrendo inelegibilidade por condenação judicial em processo sobre corrupção, ainda ser o presidente regional do PSD.
.
PERGUNTINHA
Se o Judiciário decidiu pela prisão de Carlão de Oliveira, assim que ele for liberado do tratamento de saúde a que está submetido em São Paulo, uma pergunta paira no ar: e antigos condenados como Silvernani Santos, que já foi além de presidente da Assembleia em mais de uma oportunidade e até deputado federal, também irão sentir o gostinho da cadeia?
.
OUTRA PEDREIRA
Na próxima quarta-feira o governo petista tem outra pedreira pela frente. Naquele dia a Comissão Mista de Orçamento deverá votar as contas de Dilma referentes a 2014. Existe um relatório alternativo recomendando a rejeição dessas contas. A recomendação do Tribunal de Contas da União foi pela reprovação das contas. Deputado que votar com Dilma pode sofrer um enorme desgaste político. Como irão se comportar depois dos acontecimentos dessa semana.
EFEITO DOMINÓ
Se o juiz Sérgio Moro conseguir pegar o ex-presidente Lula, vai faltar espaço na cadeia da Polícia Federal, em Curitiba. Até ontem a equipe de defesa de Lula não fez outra coisa a não ser responder as suspeitas levantadas contra o ex-presidente e tentar evitar que ele prestasse depoimento que pudesse comprometê-lo ainda mais no caso do sítio de Atibaia e do tríplex.
O esforço da defesa de Lula não impediu que ele fosse conduzido coercitivamente no dia ontem para depor. Certamente essa nova fase da Lava Jato poderá, pelo efeito dominó, chegar ao Congresso Nacional derrubando nomes importantes em sua composição, inclusive de gente oriunda de Rondônia.
PERSONALIZADA
O deputado José Hermínio recebe um tratamento personalizado de segurança custeado pela Assembleia Legislativa. Ele é o único parlamentar segurança com agentes destacados para sua residência, pagos com o dinheiro do contribuinte.
Ninguém sabe que tipo de ameaça ronda o parlamentar antecessor de Maurão de Carvalho na presidência do legislativo rondoniense. Companheiros de parlamento afirmam que o deputado demonstra estar vivendo um momento de depressão. E isso faz dele, atualmente, uma presença mais rara no plenário e até em seu próprio gabinete parlamentar.
Add Comment