Mundo

Conflito no Sudão deixa mais de 430 mil exilados e deslocados internos, afirma ONU

Estima-se que mais de 800.000 pessoas podem abandonar o país africano caso os confrontos prossigam, segundo o ACNUR

Os combates entre o exército e paramilitares no Sudão, que eclodiram no último dia 15 de abril, deixaram mais de 100.000 pessoas exiladas e mais de 330.000 deslocados internos dentro do país, informou a ONU nesta terça-feira (2). Deslocados internos são aqueles que foram forçados a fugir de suas casas mas, diferentemente dos refugiados, não cruzaram uma fronteira internacional para encontrar abrigo.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), trabalha com a estimativa de que mais de 800.000 pessoas podem abandonar o país africano caso os combates prossigam entre os dois generais que disputam o poder.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM), outra agência da ONU, calcula que as hostilidades iniciadas em 15 de abril deixaram 334.000 deslocados internos.

A OIM afirmou em um relatório que “a estimativa total de indivíduos deslocados no Sudão chega a 334.053 pessoas”.

“Quase 72%, 240.000 dos novos deslocados internos, foram registrados apenas em Darfur Ocidental e Darfur do Sul”, afirmou o porta-voz da OIM, Paul Dillon.

“Nós calculamos que mais de 100.000 pessoas fugiram do Sudão para os países vizinhos”, disse Olga Sarrado, porta-voz do ACNUR, durante uma entrevista coletiva em Genebra.

Ao mesmo tempo, o Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) das Nações Unidas alertou que o programa de ajuda para o Sudão em 2023 conta com apenas 14% do financiamento e que faltam 1,5 bilhão de dólares para enfrentar a crise humanitária, agravada pelos combates.

“O pedido de 1,75 bilhão de dólares para o Sudão em 2023 tem apenas 14% do financiamento. Em outras palavras (…) enfrentamos um buraco de financiamento de 1,5 bilhão”, disse Jens Laerke, porta-voz do OCHA.

FONTE: AFP 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com