Uma reflexão sobre o futuro das cidades em sintonia com os anseios dos cidadãos está na pauta das discussões de diversos setores da sociedade. Com esta preocupação, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e do Sinduscon/PVH, vai apresentar durante evento que acontece em Porto Velho, no próximo dia 3 de junho, às 19h00, no salão de convenções da Casa da Indústria, o projeto “Programa Cidades Sustentáveis”.
Para discutir um modelo sustentável, que leve em consideração o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente e condições de vida dignas para a população, o projeto Cidades Sustentáveis selecionou além de Porto Velho (RO), mais duas capitais São Gonçalo do Amarante (CE) e Joinville (SC) -, para receberem o projeto piloto, em razão de seu crescimento e perspectiva de grande desenvolvimento nos próximos anos.
Para o presidente do Sistema FIERO e do Sinduscon/PVH, Denis Baú, o crescimento populacional deve ser acompanhado de um planejamento adequado, principalmente sob o ponto de vista social, econômico, infraestrutural e urbanístico. Neste contexto, Baú levanta uma questão fundamental em seu ponto de vista: Quem vai fazer este planejamento e como ele será feito?
“Sabemos que nos próximos vinte anos a população da nossa cidade vai aumentar, porém, o que não sabemos é se isso significará crescimento demográfico ou desenvolvimento ordenado. Com a intenção de pensar o futuro de Porto Velho realizaremos este evento que tem o objetivo de apresentar à sociedade, empresários, estudantes e à imprensa local, mais detalhes sobre este importante projeto”, disse.
“Precisamos de pessoas apaixonadas por Porto Velho para o sucesso deste projeto, cujas metas, apenas para citar algumas, é oferecer uma melhor infraestrutura para a população, desenvolver um trânsito menos caótico, serviços públicos eficientes, conservação de recursos naturais e outras questões essenciais para a melhoria da qualidade de vida”, argumentou Baú.
O lançamento local do projeto contará com a presença do ex-prefeito de Maringá e coordenador da iniciativa da CBIC, Sílvio de Barros, que vai ministrar palestra de sensibilização sobre a experiência desenvolvida em Maringá (PR), que se tornou uma referência de participação popular, sustentabilidade e inspirou a criação de Cidades Sustentáveis. Barros defende a necessidade de se repensar as cidades com responsabilidade e prepará-las para um futuro melhor.
Também vai participar do evento a jornalista Natália Garcia, coordenadora do projeto Cidades para Pessoas. Ela mostrará as ideias urbanas e práticas dos cidadãos que melhoram o cotidiano urbano, coletadas em suas viagens pelo mundo para captar estas experiências. Copenhague, Amsterdam, Londres, Paris, Friburgo, Estrasburgo, Lyon, Barcelona são algumas das cidades já visitadas pelo projeto.
Add Comment