Em Linhas Gerais

Mostrando musculatura politica, gabinete de Edgar do Boi (PSDC) é destino de romaria de varias lideranças- por Gessi Taborda

FILOSOFANDO

Na política é difícil distinguir os homens capazes, dos homens capazes de tudo.Henri Béraud (1885/1958), jornalista nascido em Lyon, França, mais conhecido pelo pseudônimo de Tristan Adaubert.

NÚCLEO DURO

PT, PDT, PCdoB, PSOL e Rede. Esse é o núcleo duro da oposição ao governo interino. Mas isso justificará, perante o eleitorado, a suposta decisão do senador Acir Gurgacz virar a casaca e votar a favor de Dilma no julgamento final do impeachment.

NO PÁREO

Boi2Edgar (do Boi) Tonial está demonstrando ter musculatura política para estar, e com força, no páreo da sucessão deste ano, como dirigente estadual do PSDC rondoniense. Seu gabinete no diretório do partido tem sido o destino de verdadeira romaria de militantes de seu partido demonstrando apoio à sua pré-candidatura a prefeito de Porto Velho. Além dos correligionários, Edgar do Boi tem recebido praticamente todos os dias numerosos dirigentes de outras siglas buscando acertar algum tipo de parceria com vistas à disputa municipal na capital e em cidades do interior.

DO BARALHO

dinheiro2Politicamente falando a família Donadon é mesmo do balacobaco. Nem as mais recentes decisões da Justiça punindo membros do clã com cadeia (Natan Donadon e Marco, respectivamente ex-deputado federal e estadual) foi capaz de arrefecer os ânimos dessa família a desistir da vida pública.

Ainda nessa semana, uma nova decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia manteve a condenação aplicada a Marlon Donadon, o último membro da família colocado na prefeitura de Vilhena por escolha do eleitorado. A condenação do ex-prefeito Marlon em primeira instância, por improbidade administrativa, foi mantida agora pelo desembargador Roosevelt Queiróz, que rejeitou os embargos de declaração por parte da defesa do ex-prefeito.

DESAFIO

dinheiro2Mas a família Donadon não desiste da vida pública. Com a certeza de possuir um eleitorado cativo no cone sul do estado, que vota nos Donadons sem levar em consideração as várias condenações de membros do clã nos tribunais, por abuso de poder, improbidade administrativa e prática contumaz de corrupção, mais uma vez um nome do clã já está escalado para disputar a eleição desse ano em Vilhena.

A decisão do clã liderado por Melki soa como um desafio diante das autoridades do Judiciário, uma espécie de afronta à Justiça Eleitoral. Dessa vez é Rosani Donadon que estará escalada para manter a família no poder da principal cidade do Cone Sul. Ela é mulher do líder do clã (Melki) que não pode (como pretendia) concorrer por estar inelegível.

ALVO

dinheiro2Se a tendência do que ocorre hoje na política, Rosani pode ser – caso se eleja – um dos próximos alvos dos órgãos de controle externo e acabar se enredando em futuras operações de combate a corrupção. Sua cunhada, Rosângela Donadon, entrou na política para substituir o marido (Marco) na última disputa para o legislativo estadual. Se elegeu mas já é alvo de investigações por usar o mandato em benefício próprio. Há graves denúncias em relação ao carreamento de emendas parlamentares em favor até de uma fundação da família.

Pode ser que Rosani, se chegar à prefeitura, não aceite ser uma simples massa de manobra dos interesses escusos do clã. Afinal terá parâmetros para não meter a mão na cumbuca. É só lembrar o calvário que estão vivendo cônjuges de políticos influentes e espertos, como é o caso (só para exemplificar) da mulher de Eduardo Cunha, presidente suspenso da Câmara dos Deputados.

A VEZ DE DELFIM

DelfinLava Jato chegou ao nome de Delfim Netto depois de encontrar a planilha do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, nome oficial do “departamento de propinas”. Isso mostra como políticos que lavaram a égua com dinheiro público ou da corrupção correm sério risco de aumentar a fila daqueles que serão abatidos pela Lava Jato.

.

TEM DE REZAR

VergonhaÉ provável que o eleitorado rondoniense definitivamente estará livre da eloquência de Mariton Benedito de Holanda, mais conhecido pelo codinome Padre Tom, um intransigente defensor das ideias petralhas em Rondônia, onde chegou a ser candidato a governador pelo PT, após uma passagem no baixo clero da Câmara dos Deputados. O Tribunal de Justiça manteve sua condenação por improbidade administrativa praticada quando foi prefeito de uma cidadela do sertão rondoniense. Com a decisão, a inelegibilidade de Tom vai durar cinco anos. Como se recorda, ele também perdeu a condição de padre por decisão de sua congregação religiosa.

AMEAÇAS

marcos-rogerioRelator do processo de cassação do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, o deputado Marcos Rogério (DEM-RO) ainda sofre ameaças e pressões dentro e fora do Congresso. O deputado rondoniense não entrou em detalhes sobre as tentativas de intimidação. Enquanto não se decidir o destino de Cunha, o deputado vai receber escolta especial por agentes da PF.

.

SEIS POR MEIA DÚZIA

Carlão1Não fará diferença alguma para o governador Confúcio Moura a substituição do líder do governo na Assembleia Legislativa. Jean Oliveira, o escolhido para função no plenário do Legislativo é filho do ex-deputado foragido da Justiça, Carlão de Oliveira. E como é do conhecimento público, o próprio Jean é alvo de denúncias e investigações por participação em esquemas de desvios e corrupção, como o escândalo que pôs fim à carreia política de Valter Araújo (o “irmão” Valter) e já colocou na cadeia ex-integrante do parlamento, como a robusta Ana da 8.

ESVAZIADA

ale3A homenagem prestada ontem aos 30 anos da Academia de Letras de Rondônia, no plenário da Assembleia Legislativa só encheu o plenário da Casa, com a vetusta presença de “imortais” e outras pessoas notáveis, como Euro Tourinho, o decano da imprensa rondoniense.

Mas na galeria, o número de pessoas presentes para assistir o ato não ultrapassou uma dezena. E mesmo assim manteve-se uma animação musical no estilo “premium” com a cantora Rose Chagas interpretando Dolores Duran, com a sempre lembrada “A noite do meu bem”, enquanto o incomparável Ernesto Melo interpretou “Porto Velho meu dengo”, de sua própria criação.

SE CUIDE

Olho vivoDeputado reconhecido como o “Rei das Portarias” pela extensa lista de nomes garantidos em boquinhas do serviço público através de cargos comissionados deve se cuidar. Suas atividades entraram na malha fina dos “Gaecos” da vida e o agendamento de uma visita dos homens de preto está em curso.

.

TRAGÉDIA ANUNCIADA

Olho vivoÉ só alguém do ramo da segurança dar uma olhadinha no tipo de proteção colocada na rede elétrica de alta tensão suspensa um pouco acima do semáforo colocado pela prefeitura na confluência das ruas Pinheiro Machado com Marechal Deodoro. Se por motivo qualquer aquela rede tocar na armação tipo “Arco do Triunfo”, inventada por Nazif para mascarar sua árida gestão, certamente uma tragédia de grandes proporções vai acontecer naquela área.

Taborda

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress