Em Linhas Gerais

Eleições OAB – Com nome togado na disputa, advogados temem que OAB se transforme num puxadinho do Palacio – por Gessi Taborda

CAMPANHA DA OAB

toga2A campanha pela seccional da OAB-RO segue um caminho que passa longe da expectativa de tranquilidade imaginada na fase de pré-campanha, quando o cenário apontava para a reeleição tranquila do presidente Andrey Cavalcante.

O cenário foi incendiado com detecção da influência de forças do governo cacifando uma chapa montada a partir de um nome creditado num tribunal especializado da justiça, reconhecidamente prestigiado pelo governo, onde consta nome da linhagem familiar num desses cargos regiamente remunerados, reservados sempre para vincular interesses de quem manda na administração com quem pode prestar imensos favores em quadra tão sensível como é o togado.

PUXADINHO

toga2É possível que diante dessa manobra detectada por uma boa parte dos advogados temerosos com a possibilidade de ver a OAB-RO transformada num “puxadinho” palaciano, haja um efeito muito favorável à reeleição do atual presidente Andrey Cavalcante que propugna a continuidade da OAB-RO como entidade totalmente comprometida com os interesses públicos e não contaminada por interesses privados. Esse cenário em que advogados detectam a soturna participação da tal chapa branca é o que incendeia a batalha nessa reta final.

Assim nesse momento há uma grande pergunta desafiando a resposta dessa categoria importante: Se um candidato chapa-branca assumir a presidência, como se portará a OAB-RO na sua função institucional se tiver de se levantar contra interesses do governo? Colocar na presidência da entidade alguém com o papel de subserviência será deplorável para toda a categoria dos causídicos.

COISAS DE POLÍTICO

Lula23“Sem ao menos corar, Lula apenas age como todos os políticos. Por isso ele não vê nada demais no enriquecimento de parentes enquanto governava o país. Nem vê nada demais em ter-se tornado um milionário à custa de empresas que beneficiou como presidente”. Observação do leitor Paulo Pinheiro, enviada pelo e-mail do colunista.

.

BOBAGEM

ODACIR SOARESVerdadeiramente há ainda muita indefinição sobre o quadro dos candidatos à disputa eleitoral do próximo ano. Mas é pura bobagem imaginar que o Odacir está politicamente morto, pelo simples fato de não ter mais a exposição que estava conseguindo na mídia até os meses mais recentes. Ora, como disse Churchill, o estrategista e político britânico, dado como politicamente morto após o desastre da mítica esquadra que liderou na I Guerra: “Há uma enorme diferença entre Guerra e Política. Na Guerra se morre apenas uma vez; na Política várias vezes”. Tá explicado como até Roberto Sobrinho se imagina em condições de se habilitar para a disputa municipal de Porto Velho no próximo ano.

INSTABILIDADE

GREVEA greve dos petroleiros somada à greve dos caminhoneiros, convocada para próxima segunda-feira, dia 9, pelo Comando Nacional do Transporte, deverá ter adesão no estado de Rondônia, embora até o momento não tenha sido divulgado nenhum comunicado oficial sobre o assunto. No âmbito da PFR a orientação é no sentido de “se observar atentamente” os protestos. Os dois movimentos paredistas geram mais instabilidade no instabilidade no país e para Rondônia aumenta os riscos de redução na oferta de combustíveis nos postos.

FELIZES DA VIDA

DinheiroComo bem lembrou o colunista Carlinhos Brickmann nem todo pé rapado pode se queixar das brechas existentes no país para se ganhar dinheiro. “Lula, o ex-ministro Antônio Palocci, a ex-ministra Erenice Guerra e o governador mineiro Fernando Pimentel, também ex-ministro, não nasceram em berço de ouro e, de acordo com dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, do Ministério da Fazenda, os quatro movimentaram perto de R$ 300 milhões em suas contas bancárias, nos últimos anos”.

MILAGRE VISÍVEL

DinheiroNestes anos de dominação do PT sobrou para o atual momento de vacas magras o sorriso maroto de conhecidos ex-pobretões petistas transformados em milionários ou, no mínimo, em integrantes da classe média alta, trafegando em suas reluzentes caminhonetas de luxo, com cargos e salários de marajás, morando em casas mais parecidas mansões e sem sofrer até agora qualquer investigação pelo visível enriquecimento ilícito. Aliás, nem aqueles pegos com a boca na botija em escândalos como o da Escola Mojuca mostram qualquer temor com um suposto retorno à classe pobre, mesmo com as condenações sofridas. É ou não é uma terra de Macunaíma essa nossa?

ESPIONAGEM NA REDE

Hacker-stock-art-–-Boing-BoingDeve ser lançado este mês aplicativo para monitorar postagens nas redes sociais com manifestações de intolerância, machismo, preconceito, ódio, racismo ou que promovam a violência. Foi desenvolvido pelo Laboratório de Estudos em Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo, encomendado pelo Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

.

FUTURO DE MAURÃO

mauraoPelo menos a manchete do jornal mais importante de Rondônia (Alto Madeira de 05/11) confirmou aquilo que leitores da coluna já sabiam logo no princípio do semestre, quando a ELG anunciou em absoluta primeira mão as negociações feitas no seio do PMDB para cooptar o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho, para suas fileiras, objetivando fazer dele o candidato à sucessão de Confúcio. O PMDB certamente compreendeu que este é um bom negócio para tentar manter o governo de Rondônia em seu comando. Só com um nome com a expressão do deputado Maurão ele pode escapar de um derrota cada vez mais visível em 2018.

RINDO A TOA

ivo-cassolCertamente Ivo Cassol está sorrindo às bandeiras despregadas com mais uma “vitória de Pirro” ao conseguir empurrar para uma data distante o julgamento final de sua condenação no Supremo Tribunal Federal. É claro que essa “vitória” não garante que ele vá manter até o fim o mandato de senador e, no final do túnel, já pode deslumbrar uma possível escapada da vexatória situação de ver o sol nascer quadrado. Conhecido como um desses personagens com escorpião no bolso, Cassol deve estar incomodado com o preço que anda pagando para manter essa liberdade precária.

Em Linhas Gerais

Gessi Taborda[email protected]

 

 

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com