Em Linhas Gerais

Não é nada animadora a situação para as empresas privadas de ensino – Por Gessi Taborda

VIVA A POLÍTICA

Estamos cada vez mais próximos da grande oportunidade de mudanças na vida pública de nossas cidades. E hoje há um consenso: a grande parte do povo sonha com a consolidação de mudanças reais na política, para que o Brasil não caia ainda num precipício muito maior. Este é  assunto escolhido para abrir a coluna dessa quarta-feira.

Não há possibilidade de mudanças efetivas em nossa pátria sem a devida organização e envolvimento das pessoas de bem no processo político-partidário.

PRÁTICAS E CONDUTAS

É cada vez maior a sensação de que a política em Rondônia e no Brasil é, cada vez mais, um grande engodo, principalmente se partimos da premissa de que não precisamos de alterações pontuais, mas sim de novas práticas e condutas.

FARINHA DO MESMO SACO

As pessoas estão plenamente convencidas de que os políticos são farinha do mesmo saco e os partidos não têm o menor interesse em representar interesses da população, sendo ferramentas a serviços de caciques. As legendas – ouço isso constantemente – são fábricas intencionadas em alastrar a política mesquinha e oportunista.

É POSSÍVEL MUDAR?

Sejamos práticos em nosso questionamento: existe possibilidade de mudar algo efetivamente em nosso país sem a mudança da classe política? Essa mudança se dá por golpe ou extinção dos partidos? É evidente que não!

PENSE

Vamos a um exercício simples de raciocínio: O transporte público é caro, demorado e ineficiente certo? A saúde e a educação estão longe de serem os ideais para nossa nação correto? E de quem é a culpa de tudo isso? Dos empresários que ganham e lucram com a desorganização do Estado ou do próprio sistema que tautologicamente é incapaz de se organizar por ser essencialmente nesse caos administrativo sua principal fonte de corrupção e desvios? Simples não!

O QUE TEMOS

Participe, viva a política e não adote o discurso irresponsável do afastamento por indiferença. Quando te disserem que política não se discute e que partido político é lugar de vagabundo lembre-se de que no estado democrático de direito é no voto, e exclusivamente nele, que se solidificam as mudanças na administração pública. Ao invés de cobrar soluções de quem não tem condições de entender a administração de uma cidade, vamos escolher quem possa ter essa capacidade. E no mais! Político cansado precisa descansar em casa, vamos ajudar a classe desprezando eles nas urnas.

SEM COLETA

Em todo o país, cerca de 300 profissionais de 52 hospitais do SUS já foram capacitados para a realização de coleta de vestígios em casos de violência sexual, segundo o Ministério da Saúde. Mas em Porto Velho essa inovação ainda deve demorar a chegar. Isso porque a cidade ainda não cadastrou nenhum hospital ou pronto-socorro para receber capacitação para esse tipo de procedimento, segundo fonte do setor hospitalar.

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

No momento, a coleta de vestígios para a investigação policial em Porto Velho só é feita através do Instituto Médico Legal, com todas as suas deficiências, como a falta de uma equipe médica multiprofissional.

Uma vítima pode até procurar um pronto socorro mas os vestígios retirados e constatados numa unidade de saúde dessas não tem valor para a investigação policial. Atualmente, de acordo com dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, existem 543 serviços de atenção às pessoas em situação de violência sexual no Brasil.

PERDENDO ALUNOS

Não é nada animadora a situação para as empresas privadas de ensino. De acordo com fontes do setor, escolas privadas de Rondônia e especialmente de Porto Velho deverão amargar uma queda de até 15% nas matriculas de alunos para o ano de 2016. Isso é um dos reflexos da crise que econômica responsável pelas dificuldades dos pais para pagar as mensalidades.

INADIMPLÊNCIA CRESCENTE

De acordo com a mesma fonte as instituições particulares de ensino fundamental e médio de Porto Velho sofrem neste momento com índice de inadimplência que cresceu em torno de 27% nos primeiros seis meses desse ano em relação ao ano anterior.

Deve acontecer uma grande migração de alunos das classes C e D que estavam em escolas particulares para escolas do ensino público.

EFEITOS COLATERAIS

Mais uma reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central deve ocorrer no dia de hoje. Não existe para uma nova alta de juros mas em termos de Brasil há sempre apreensão de que o Copom decida pelo aumento da taxa. Na verdade o setor produtivo torce e reclama pelo contrário: a redução da Selic.

É PRECISO REDUZIR

No atual cenário, a manutenção da atual taxa dos juros significa mais um duro golpe e uma verdadeira catástrofe para o já combalido setor produtivo, justamente em um momento que o país necessita de mais e não menos investimentos, para que a economia brasileira possa dar sinais de retomada e evitar um mergulho na recessão, com consequente fechamento de centenas de milhares de postos de trabalho, na opinião de renomados economistas.

Eles enfatizam que há outros mecanismos para combater a inflação, enquanto a atual taxa SELIC, além de não ser o instrumento mais eficaz, traz efeitos colaterais extremamente danosos, e talvez irreversíveis, para o setor produtivo, justamente em um momento que o país tanto necessita dar respostas para não perder as conquistas sociais obtidas ao longo dos últimos anos.

TRAVOU

Apesar do “mar de lama” que está invadindo os Palácios e as residências oficiais, com centenas de casos de corrupção, em que os recursos públicos são surrupiados por Governadores, Senadores, Deputados Federais e Prefeitos pelo Brasil afora, o Congresso não tem demonstrado nenhum interesse em aprovar as propostas do Governo Federal, do Ministério Público Federal e do Juiz Sérgio Moro para dar um basta em toda esta roubalheira. As propostas estão engavetadas! E quais as razões para não votar estas propostas? Provavelmente, ou melhor, com toda a certeza, alguns deles serão atingidos pelas novas medidas, porque como já disse o Lula e hoje se aplica principalmente em relação à aliança que apoia o Governo Dilma, há mais de 300 picaretas no Congresso Nacional!

Gessi Taborda – [email protected]

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress