Interessante

STF julga inconstitucional feriado do dia do Evangélico em Rondônia

O Plenário do Supremo Tribunal Federal julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade 3940 que garante feriado estadual no Dia do Evangélico em Rondônia.

A ação foi ajuizada em 2007 pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) contra a Lei 1.026/01, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado, em 2001.
Segundo os ministros, a criação do feriado “passou a interferir nas relações trabalhistas entre empregados e empregadores do comércio” do estado de Rondônia e infringiram os artigos 68 a 70 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que determinam que, em dias de feriado, é vedado o trabalho, exceto com permissão prévia da autoridade competente.

Na ação, a CNC sustentou que o poder de legislar sobre direito do trabalho é privativo da União e que a criação de um feriado religioso de âmbito estadual não encontra amparo na Constituição Federal nem na lei federal que disciplina a matéria (Lei 9.093/95). O Dia do Evangélico é comemorado todo dia 18 de junho no Estado.

De acordo com a CNC, a existência de feriados em demasia no país “causa elevados custos na economia” e “dificulta a geração de emprego e renda”, alertando para a possibilidade de o Brasil viver como um “país de feriados”, se o poder de legislar sobre eles ficar nas mãos dos legisladores estaduais e municipais.

Inicialmente, o ministro-relator foi Cézar Peluzo, e distribuída ao ministro Gilmar Mendes.

A CNC entrou com a Ação após uma reclamação da Federação de Bens, Serviços e Turismo no estado de Rondônia (Fecomércio-RO), que tem demonstrado contrariedade aos inúmeros feriados e pontos facultativos no Estado que só emperram a economia local.

 

FONTE: OOBSERVADOR.COM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]