Noticias

Senado recebe novo pedido de impeachment de ministros Toffoli e Moraes

Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou o requerimento nesta quarta-feira (24/04/2019) após magistrados iniciarem inquérito no STF

Mais um pedido de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foi protocolado no Senado. Nesta quarta-feira (24/04/2019), o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou o requerimento contra Dias Tofolli e Alexandre de Morais. O parlamentar alega que ambos cometeram abusos e crime de responsabilidade ao iniciarem um inquérito para investigar fake news e ofensas contra ministros do STF “extrapolando o processo legal”.

No início deste mês, o senador Marcos do Val (Cidadania-ES) já havia protocolado pedido de impeachment do ministro Gilmar Mendes. Os pedidos seguem para a Mesa Diretora e caberá ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidir se serão analisados pelo plenário ou arquivados.

Vieira entendeu que houve censura do STF ao tirar do ar uma matéria jornalística e abuso no pedido de buscas feitas pela Polícia Federal e no bloqueio de redes sociais de alvos do inquérito aberto no STF, como o ex-candidato ao governo do Distrito Federal general Paulo Chagas.

Marcos do Val e Alessandro Vieira também cobram a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Tribunais Superiores, conhecida como a CPI da Lava Toga. Esse pedido, que já tem assinaturas suficientes para a instalação, precisa agora ser pautado para votação no plenário. Mas Alcolumbre ainda não decidiu quando isso ocorrerá.

Entenda o caso
Uma reportagem da revista Crusoé e do site O Antagonista foi censurada após tratar de um suposto codinome dado a Dias Toffoli na lista do “departamento de propinas” da Odebrecht. Segundo a Crusoé, o ministro seria o “amigo do amigo do meu pai”.

O codinome “Amigo do meu pai” já tinha sido revelado anteriormente pela Lava Jato e seria o ex-presidente da República Lula da Silva (PT), atualmente preso em Curitiba, condenado pela Lava Jato pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. “Meu pai” identificaria Emílio Odebrecht, pai de Marcelo.

Para Alexandre de Moraes houve “claro abuso no conteúdo da matéria veiculada”. A revista, em sua defesa, reforçou que a reportagem de que trata a decisão do ministro foi publicada com base em um documento que consta dos autos da Operação Lava Jato.

FONTE: METROPOLES.COM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]