Em Linhas Gerais

Se o eleitor não votar consciente, quem vai dançar são todos os moradores de Porto Velho. Voto é coisa séria

FILOSOFANDO

A educação deve formar seres aptos para governar a si mesmos e não para ser governados pelos outros.Herbert Spencer (1820/1903). Filósofo inglês, chamado, injustamente, de “O pai do Darwinismo Social”, exatamente por ter sido um notável opositor de governos militares e autoritários, do colonialismo, do imperialismo e das guerras. Como filósofo aplicou à sociologia ideias que retirou das ciências sociais.

 NOVO DEBATE

Vai acontecer amanhã, domingo, o segundo mais importante debate com candidatos à prefeitura de Porto Velho. Segundo mais importante pelo fato de acontecer dessa vez numa emissora colocada na segunda posição, em termos de audiência, em relação aos demais canais. Consta que apenas a TV Rondônia – que retransmite a Globo – tem mais audiência do que a TV Candelária. Será uma oportunidade de ouro para o eleitor conhecer um pouco mais do modo de pensar de cada candidato e escolher o melhor representante popular para a capital dos rondonienses.

 ESTILO

Assim como aconteceu nos debates anteriores, também nesse deverá acontecer outro desfile de promessas, especialmente pelos candidatos acostumados a apelar para táticas demagógicas e populistas, acreditando ser o melhor caminho para enganar o eleitor.

Dai o eleitor deve estar cada vez mais conscientes que a melhor opção para um gestor de verdade, para o cuidador que Porto Velho necessita há tanto tempo, vai além das promessas em si.

É importante lembrar que os últimos prefeitos fizeram nas eleições passadas todo tipo de promessa. Se resgatadas, a capital rondoniense não estaria no ranking das piores capitais do país, com índices vergonhosos em qualidade de vida.

 DECADÊNCIA VISÍVEL

A capital rondoniense vive uma realidade desanimadora exatamente pelo fato das promessas do passado não terem sido resgatadas, apesar da montanha de dinheiro que se gastou na atual gestão e nas duas anteriores dominada pelo PT. A situação de decadência da Praça da Estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (incluindo a orla do rio) é um dos exemplos mais gritantes do fracasso das últimas gestões municipais.

Na verdade hoje se sabe que as promessas eram apenas intenções e nada mais. É possível ao eleitor – examinando bem o perfil dos candidatos e a maneira como se comportam nos debates com suas exposições – prever que tipo de estilo cada um poderá imprimir na sua provável gestão.

 COISA SÉRIA

Na eleição desse ano o eleitorado de Porto Velho tem dois nomes na disputa que podem ser convenientemente avaliados pelo papel que cumpriram na direção do município. É simples concluir se quem ficou por longo tempo no comando da cidade contribuiu para a sua melhoria ou a manteve na estagnação.

É fundamental o eleitor assumir a responsabilidade de usar o seu voto como julgamento da gestão atual e duas anteriores. Alguma delas investiu corretamente no melhoramento estrutural da cidade ou tudo não passou de truque de madame, de maquiagens que não resultaram em solução dos nossos problemas?

 EM CONSIDERAÇÃO

Se o eleitor não levar isso em consideração quem vai dançar são todos os moradores dessa desamada Porto Velho. Voto é coisa séria. A cidade precisa de soluções definitivas para melhorar a questão da mobilidade urbana, da saúde, da educação, da cultura e do lazer. Precisa modernizar a gestão e promover o crescimento econômico para gerar empregos especialmente à camada jovem pronta para entrar no mercado de trabalho.

 MÁQUINA ENXUTA

Não mudaremos nada com slogans vazios como os do passado. Lembram daquela cascata de “A Cidade de Todos”? É claro que tudo não foi nada mais do que conto do vigário, a ponto de no final o paço ter sido apelidado de “Caverna do Ali-Babá”.

Outro ponto fundamental para o progresso local é enxugar a máquina pública e racionalizar os gastos, a fim de priorizar recursos para as demandas sociais mais relevantes e investir em melhorias estruturais.

 ABAIXO DA CRÍTICA

Vi algumas vezes na tevê e confesso que esperava mais. A ênfase no perfil pessoal, o excesso de reprises e a proliferação de depoimentos ensaiados pareceram impedir uma exposição mais clara de ideias.

 ASSUNTOS TABUS

Não vi nenhum candidato comprometido com a redução da carga tributária municipal, com a extinção da indústria das multas no trânsito ou com a modernização da máquina do município.

É ponto fundamental para o progresso local é enxugar a máquina pública e racionalizar os gastos, a fim de priorizar recursos para as demandas sociais mais relevantes e investir em melhorias estruturais.

 DESISTÊNCIA

Uma forte boataria invadiu comitês de partidários na tarde de ontem de que um candidato na corrida pela prefeitura de Porto Velho sem a efetiva segurança jurídica para se manter no pleito até o fim estaria sendo estimulado a desistir da campanha em favor de um terceiro. A estratégia seria reforçar o beneficiado da tática na reta final, de modo a colocá-lo no segundo turno da disputa e defende-lo da batalha final. Assim teria as despesas de campanhas pagas e influência segura na próxima gestão, caso o beneficiado dessa maracutáia liquidasse a fatura no turno final.

Comentar

About the author

Gomes Oliveira

3 Comments

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • É VERDADE, O ELEITOR TEM QUE TER CONSCIÊNCIA E SABER VOTAR CERTO PARA O BEM DA CAPITAL. TEM MAIS UMA PESQUISA POR AÍ COLOCANDO O CANDIDATO DO GOVERNO JA EMPATE COM MAURO NAZIF E TIRANDO LEO DO SEGUNDO TURNO , SABEMOS QUE TUDO ISSO É MENTIRA PARA ILUDIR O POVO, POIS ESSE GOVERNO CHEIO DE ESPERTEZA TÁ FAZENDO DE TUDO PARA LEVAR SEU JACARÉ A DISPUTAR O SEGUNDO TURNO. PESSOAL, NÃO SE DEIXA LEVAR POR LÁBIA DESSE JACARÉ, QUEM É QUE NÃO SABE QUE ESSE PMDB É MAIS SUJO QUE PAU DE GALINHEIRO, COMENTA-SE QUE DEPOIS DA DENÚNCIA DE RAUP NO STF, ELE DESISTE ATÉ DE PARTICIPAR DE REUNIÃO NO COMITÊ DE SEU AFILHADO GACARÉ. OLHO ABERTO NA ESPERTEZA DOS POLÍTICOS DESSE PARTIDO, PORTO VELHO MERECE SANGUE NOVO, NÃO SABGUE-SUGA.

  • ELEITOR, OLHO VIVO, POLÍTICA É PRA SER LEVADA A SÉRIO, DEPOIS NÃO TEM COMO MUDAR, ENTROU, TEM QUE DEIXAR, COMO JA FALAMOS, VEJA SE O SEU CANDIDATO JA TEVE NA POLÍCIA FEDERAL? PORTO VELHO QUER SANGUE NOVO, E NÃO SANGUE-SUGA, CUIDADO COM JACARÉ.

    • VERDADE LUIZ. DEVEMOS ANALISAR TUDO.FALANDO EM SANGUESSUGA TEM MUITO CANDIDATO ALARDEANDO O NOVO MAS COM ROUPAGEM VELHA. APOIO DE VERDADEIRO SANGUESSUGA (DA BANCADA EDERAL NOSSA), APOIO DE ROBERTO JEFERSON (DEU A IMPRESSAO QUE ELE SAIU DA CADEIA E VEIO PEGAR AVIAO PRA LANCAR CERTO CANDIDATO) E HISTORICO FAMILIAR NAO MUITO ISENTO DE CREDIBILIDADE, E COM DILIGENCIA SIM NOS ORGAOS DE INVESTIGACAO NA ULTIMA ELEICAO PARA DEPUTADO ESTADUAL. PROPOSTA MESMO NAO EXISTE. QUE NOVA POLITICA E ESSA? CANDIDATO NOVO NAO NECESSARIAMENTE TRATA DE POLITICA NOVA.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress