Direto de Rolim

Rolim de Moura foi projetada com muito arrojo visando para despontar no futuro – Por Fernando Garcia

Horrível

A cidade de Rolim de Moura, foi projetada com muito arrojo visando para despontar no futuro, infelizmente, maioria ampla dos seus administradores não conseguiram seguir o traçado desenvolvido pelo seu idealizador. Chegou a ganhar menções honrosas como cidade modelo e mais bonita da região norte, título de capital da Zona da Mata, capital da política rondoniense etc. Há muitos anos não passa de uma cidade cheia de desmazelo, lamaçal em épocas chuvosas e esburacada permanente, diante de administrações frágeis que não vislumbram os avanços que são necessários, trazendo ainda no seu bojo, muitas brigas políticas que fez da cidade um atraso incontestável. Até as emendas parlamentares já chegam defeituosas, visto, a falta de visão dos nossos representantes com o aceite dos nossos gestores, que se limitam em fazer projetos alvissareiros.

Sair da mesmice

Raramente, as emendas chegam para construção de algum logradouro público, mas, para fazer alguns puxadinhos em escolas, creches, postos de saúde e o próprio hospital Amélio João. É preciso mudar essa cantiga que tanto fadiga causa aos rolimourenses, é hora de inverter essa situação, construindo e edificando com seriedade e a necessidade exigida, que deve ser permanente. Muito difícil de se vê deputados federais e senadores, conseguirem verbas para compra de aparelhos, para estruturarem o setor de saúde, que sem dúvida sempre foi e será o calcanhar de Aquiles, de qualquer prefeito. A volta do laboratório municipal, deveria acontecer para evitar transtornos ao paciente, que muitas vezes aguarda até 10 dias para obter o resultado de um exame simples, sem falar na economia que teria, nessa terceirização dos serviços que exige dinamicidade

Só buracos

A tão elogiada parceria entre prefeitura de Rolim de Moura e Governo do Estado, elogiada pelo prefeito Aldo Júlio, carece de muita atenção, pois, ao longo do ano passado os serviços praticados pelo DER, já estão merecendo novos cuidados no que tange a lacração dos buracos. A coisa está tão feia que os trabalhos de operação tapa buracos, ao lado da residência do DER, na rua Tocantins, já estão verdadeiras crateras, deixando claro a péssima qualidade do material usado nos trabalhos. Em frente à residência do Departamento de Estradas e Rodagens, avenida 7 de setembro, não é diferente, os buracos já fizeram parceria também e estão unidos para sempre, ou seja, um próximo do outro. Resta ao alcaide, cobrar do governador ou do Diretor do DER, que da próxima vez, mande melhorar a qualidade do produto, para não gastar dinheiro público às escâncaras com asfalto sem aderência e de péssima qualidade.

Articular

O governador Marcos Rocha, que ficou quase um ano sem visitar o município de Rolim de Moura, no seu primeiro ano de mandato, agora, com mais frequência há cerca de um ano, tens priorizado suas visitas e, lógico algumas ações e muitas promessas também. Se forem executadas todas as promessas feitas pelo chefe maior do Estado, não tenha dúvida que Rolim de Moura, ganhará muito no decorrer desse ano, principalmente por se tratar da corrida sucessória onde ele é o maior interessado. O prefeito Aldo Júlio, vai ter que apertar o cerco pra cima do dos deputados Gean de Oliveira e o federal, Lúcio Mosquini, que são do (PMDB) aliados do prefeito, para que concentre uma bateria de serviços na reconstrução da cidade, que está horrível e precisa de articulação urgente, a partir do início do mês de março, com base asfáltica de boa qualidade e se possível, recursos para cascalhar e compactar os bairros da periferia. Nessa seara aí, somente os dois deputados podem fazer alguma coisa, visto, que Expedito Neto e nem Jaqueline Cassol, conseguem subir as escadarias do palácio Rio Madeira, para reivindicar esses quesitos elencados.

Recorde

Em um ano e poucos dias de administração, o prefeito Aldo Júlio, já nomeou quatro secretários de Obras Públicas, que apesar de ser uma pasta muito importante e cobiçada na administração pública, ela também, é vista como uma pasta conflituosa, onde funciona praticamente vinte e quatro horas por dia, sendo portanto, o termômetro do poder executivo. O atual secretário de Obras Públicas, já geriu a secretaria em outras oportunidades, tendo bastante conhecimento na área, além do mais, atuava na residência do DER local, provavelmente, a sua vinda para a Secretaria Municipal de Obras Públicas, conta com as benesses do primo e ex-prefeito, empresário César Cassol, que por sinal, ajudou de forma satisfatória na eleição do prefeito Aldo Júlio. Ademais, resta aos rolimourenses, aguardar e rezar para que tudo funcione a contento, senão, vai precisar de muito Saravá Meu Pai, para que a Semosp possa andar e evitar as trocas de secretários

Rasteira

O ex-deputado federal Luíz Cláudio, que fez um excelente trabalho em Brasília, ocupando funções importantes na comissão da agricultura, onde defendeu pautas vislumbrantes relativas ao agronegócio, passa por momentos delicados concernente a sua volta ao poder central. Luiz Cláudio, foi nomeado Secretário de Agricultura de Porto Velho, assim que perdeu o mandato, pasta que ele conhece como ninguém, pois sempre desenvolveu essa atividade desde que chegou a Rondônia. Na verdade, ele foi nomeado porque tinha carreado vários recursos para a administração do prefeito Hildon Chaves e, assim que terminou as emendas foi exonerado do cargo sem nenhum motivo e pior, colocando em seu lugar uma pessoa rude em se tratando de agricultura. Esse mesmo grupo, que sacou o secretário Luiz Cláudio, também, participou de forma sorrateira tomando-lhe o partido do qual era presidente, que sem dúvida, seria importantíssimo para alavancar a campanha com os recursos oriundos do fundo eleitoral.

Emendas debilitadas

Rolim de Moura, sempre sofreu com alagamentos em diversos pontos da cidade ao longo dos anos, dessa vez, estamos assistindo tudo novamente e um empurrando para o outro as constantes enchentes, que realmente traz um sufoco danado para os moradores, em pleno centro da cidade. Estamos advertindo sempre, a necessidade de um projeto que vise as melhorias da cidade de Rolim de Moura, principalmente as canalizações nos setores mais frágeis da cidade, que é cortada por inúmeros córregos com características de rios, que atormentam a vida dos moradores que margeiam essas localidades. Como já alertamos a classe política, a cidade precisa ser contemplada com emendas que surtam efeitos positivos, sendo que a área de saneamento é totalmente desassistida pela classe política, que teimam em disponibilizar recursos fajutos para fazer puxadinhos, esquivando-se em investir em saneamento básico que faz parte de políticas públicas, voltadas para a saúde e bem-estar da população. Não adianta prefeito e vereadores ficarem choramingando, se não tiverem coragem de fazer um projeto que possa alcançar, os anseios da comunidade rolimourense, que não suporta mais esses descalabros.

Atritos no distrito

O distrito de Nova Estrela, vai receber este ano muitas benfeitorias, principalmente as ruas que serão todas asfaltadas, vai ficar um xuxuzinho,  assim ventilou o vice-prefeito Alcides Rosa, a coluna. Nova Estrela ou “Jabuti” é o único distrito de Rolim de Moura, mas a política pelas bandas de lá sempre foram muito disputadas, desde a época dos ex-vereadores Anerli Lessa e Josias Custódio. O distrito sempre pontuou com um representante na Casa de Leis, desde a emancipação de Rolim de Moura.
O atual vereador, Eliomar Monteiro e o vice-prefeito Alcides Rosa, pertencem ao lugarejo, mas que de certa forma os ânimos estão sendo acirrados, no quesito das reivindicações para a comunidade. Embora ambos visem o bem comum, os recursos alocados para o distrito, em sua maioria é do deputado federal Expedito Neto, aliado do vereador Eliomar Monteiro, e aí onde reside a problemática, com queda de braços entre o vereador Monteiro e o vice Alcides Rosa, que pertence a outro grupo político. Nessa disputa, termina sobrando para o prefeito Aldo Júlio, uma vez que precisa de sustentação política na Câmara de Vereadores e, certamente é conhecedor da importância de evitar atritos com quem vem lhe apoiando em votações importantes no legislativo mirim.

Muita expectativa

Vários nomes em Rolim de Moura, vem sendo ventilados para disputarem uma cadeira no poder legislativo estadual. Tomara que não ultrapassem o limite de candidatos, para que Rolim de Moura, possa ter um representante e consolide uma vaga no parlamento estadual, para evitar situações vexatórias, como nas últimas duas eleições em que o município não elegeu nenhum deputado estadual, passando dissabores junto ao Governo do Estado, em justas reivindicações para a municipalidade. O ex-vereador Uender Nogueira, candidato a prefeito na última eleição com uma votação satisfatória ficando em segundo lugar entre os cinco candidatos, está se preparando para colocar seu nome em apreciação já tendo inclusive uma nominata completa com vinte e cinco nomes, visando ocupar uma das cadeiras. Outro nome que também vem ganhando destaque e adesão, é o médico Dr. Luís Ferrari, que vem fazendo um trabalho brilhante na área da saúde em toda região da Zona da Mata, e outros lugares do Estado. Os atendimentos feitos pela equipe do dr. Ferrari, tem aliviado inclusive as sobrecargas de vários municípios e do Estado também, em diversas áreas da medicina o que sem dúvida vem amenizando a dor e o sofrimento de muitos pacientes que não podem pagar uma consulta, ou esperar pelas filas inacabáveis do sistema de regulação, onde muitos vão a óbito sem conseguir fazer uma consulta.

AUTOR: FERNANDO GARCIA  –  COLUNA PORTA ABERTA

  • A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese