Cultura

Projeto de lei cria o Dia Nacional dos Trabalhadores da Cultura

Senadores da Comissão de Educação (CE) devem avaliar em breve o projeto de lei (PL 3763/2021) que institui o Dia Nacional dos Trabalhadores em Entidades Culturais, Recreativas e Conexas. A data que será comemorada na segunda segunda-feira do mês de maio de cada ano foi sugerida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais e Recreativas de Minas Gerais.

Está na pauta da Comissão de Educação o projeto de lei que institui o Dia Nacional dos Trabalhadores da Cultura, a ser comemorado na 2ª segunda-feira  de maio. O relator da proposta, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, apresentou parecer favorável, considerando a iniciativa oportuna e ressaltando que, na pandemia da covid-19, a indústria cultural foi a primeira a sofrer os impactos do isolamento social.

O senador avalia que a categoria dos trabalhadores da cultura será a última a se recuperar completamente. Ele observa que a crise sanitária impactou de maneira direta a vida de milhares de famílias que dependiam da indústria cultural para sobreviver, obrigando seus trabalhadores a se reinventarem e procurarem alternativas para o sustento próprio e familiar.

O projeto de lei teve origem em uma sugestão enviada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais e Recreativas de Minas Gerais para a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. Na votação da proposta no ano passado, o presidente do colegiado na ocasião, deputado Waldenor Pereira, do PT da Bahia, destacou os aspectos importantes da iniciativa e o papel desempenhado pela comissão.

Waldenor A proposta reconhece o lazer como direito social admitido na Constituição de 88, em seu artigo 6º. Está também no artigo 215 que o Estado garantirá todo pleno exercício dos direitos culturais. A Comissão de Participação Legislativa cumpre esse papel de fortalecer a democracia participativa, de receber sugestões da sociedade organizada, transformá-las em proposição legislativa e, em última instância, transformar em lei. Se for aprovada na Comissão de Educação do Senado e não houver recurso para análise em Plenário, a proposta seguirá para sanção presidencial. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.

FONTE: AGÊNCIA SENADO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com