Em Linhas Gerais

O Distrito Industrial da Capital está em uma situação de abandono – por Gessi Taborda

FILOSOFANDO

Quem hesita em punir aumenta o número dos abusados”. Publílio Siro (85 a.C – 43 a.C), escritor latino da Roma antiga. Era nativo da Síria e foi feito escravo e levado para a Itália, onde foi liberto e educado por seu senhor, que reconheceu o seu talento.

FECHADOS

Todos os bancos estarão fechados no feriado desta quinta-feira, 26, Corpus Christi. Na sexta-feira, 27, o expediente será normal. Os carnês e contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) vencidos no dia 26 poderão ser pagos sem acréscimo no dia 27.

LUTANDO

O vice-presidente carioca da associação dos ferroviários em reunião com a diretoria vem buscando soluções junto ao Governo Federal, Justiça Federal, MPF, MPE e Governo Estadual para a revitalização e restauração do complexo ferroviário, respeitando a portaria 231/2007 e decreto lei 25/37. É como ele diz: “não podemos abandonar nosso maior patrimônio histórico dentro do vale amazônico”.

VIAGEM

Ainda não foi divulgado o número de deputados estaduais rondonienses como participantes da 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), a ser realizada entre os dias 1º e 3 de  junho, na cidade de Aracajú, capital de Sergipe. Rondônia participa todos os anos desse evento, muitas vezes com uma enorme comitiva de parlamentares numa viagem custeada, é claro, pelos cofres do poder legislativo estadual. De acordo com os promotores desse evento da Unale, o objetivo da Conferência é formular uma visão atual sobre o País e o cenário mundial no que diz respeito à economia, reforma política, infraestrutura e logística.

NÃO FOI

Enquanto isso, o presidente do diretório regional do PSDC rondoniense, Edgar (do Boi) Tonial, acabou não embarcando na terça para o Chile, compondo a comitiva chefiada por José Maria Eymael, presidente nacional da sigla, para participar do Congresso Internacional da Organização Democrata Cristã das Américas. Edgar, que é pré candidato da sigla à prefeitura de Porto Velho, declinou do convite feito por Eymael para continuar as tratativas do partido em relação ao pleito municipal desse ano.

TRANSPARÊNCIA

Terminou no último dia 20 o prazo concedido pelo Ministério Público Federal ao governo do estado e às prefeituras rondonienses para a adequação de seus portais da transparência às leis de Responsabilidade Fiscal, Transparência Fiscal e de Acesso à Informação (Leis Complementares nº 101/2000 e nº 131/2009 e da Lei Ordinária nº 12.527/2011). Quem não providenciou as adequações, de acordo com o próprio MPF, vai responder a ação civil pública.

MISTÉRIO TOTAL

Até o dia de ontem continuava tudo como antes em termos de dificuldade para os cidadãos, a obtenção de informações e a disponibilização das informações sobre a aplicação dos recursos públicos das prefeituras. Em relação a Porto Velho, só para exemplificar, não era possível saber quanto a gestão Nazif gastou com a sinalização semafórica. O valor da sinalização horizontal nesse estilo “Arco do Triunfo” ainda é um mistério total.

QUANDO

Ninguém sabe quando entrará na pauta da Justiça Federal em Porto Velho, a ação proposta pelo Ministério Público Federal contra o desembargador Péricles Moreira Chagas, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, e mais cinco de seus ex-assessores. Segundo o procurador Reginaldo Trindade, autor da ação, Péricles e seu ex-assessores praticaram atos de improbidade administrativa no episódio da cheia histórica do Rio Madeira, entre 2013 e 2014 que atingiram a área dos prédios do TRE inundada por vários dias.

SEM MOTIVOS

Ontem, se você não sabia, foi o Dia da Indústria. É uma data que em Rondônia costuma passar desapercebida até pela Fiero, a entidade representativa desse segmento no estado. O cenário do desenvolvimento industrial em Rondônia é tão ruim que nem há motivos para comemorações, nem mesmo pela Fiero. A entidade, por seu caráter representativo deveria, pelo menos, ter marcado a data com cobranças do cumprimento de promessas de políticos rondonienses e do próprio governante, feitas durante a campanha, de desenvolver esse setor.

FALTOU EXPLICAÇÃO

O governo e áulicos do Poder andam comemorando (como se fosse uma vitória) a inclusão de Rondônia entre os estados da federação com menor índice de desemprego nesse cenário de economia erodida do Brasil. É claro que esses “otimistas” não explicam o óbvio: num estado como Rondônia, onde o maior empregador é o próprio governo, esse índice de demissões aparentemente baixo não poderia ser diferente. Isso pelo fato de as demissões no serviço público, por motivos de ordem legal, serem insignificantes.

As demissões na iniciativa privada rondoniense têm sido grandes se levarmos em conta o tamanho dessas iniciativas e principalmente se segmentos como a indústria da construção civil e outras similares.

SEM MELHORIAS

Em relação ao segmento da indústria, a realidade é que entra governo e sai governo, e não surgem sinais verdadeiros de que a situação esteja melhorando. Pelo contrário. O governo atual segue a mesma batida dos seus antecessores: não executa nenhum programa de governo para ampliar o setor industrial e, assim, criar novos empregos para uma massa cada vez mais necessitada de ocupação.

INCOMPETENTES

Em relação a Porto Velho uma demonstração dessa incompetência dos governantes em atrair investimentos produtivos está às margens da BR364, entre o município de Candeias do Jamari e a Capital. O Distrito Industrial, uma invenção dos tempos em que Jorge Teixeira era o governador nomeado de Rondônia, está lá na mesma antiga situação de abandono.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress