FILOSOFANDO
“O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade”. Ernest Hemingway (1899/1961), escritor americano, autor de livros imortalizados como “O Velho e o Mar”, “Por quem os Sinos dobram”, “O Jardim do Éden” entre outros. Em 1953 ganhou o “Pulitzer de Ficção” e em 1954 o “Nobel de Literatura”. Aos 61 anos, enfrentando problemas de diabetes, hipertensão, perda de memória e depressão, repetiu o gesto suicida do pai, com a mesma arma que o havia matado.
ALERTA
Com o fim do prazo para entrega, a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) ganha destaque como motivo para golpes na internet. É preciso o máximo cuidado com e-mails recebidos que citam “pendências em declarações” e outros problemas que existiriam com o CPF do destinatário. Não abram, nem respondam mensagens que chegam a suas caixas postais eletrônicas em nome da Receita Federal. A Receita não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.
RESULTADO
Para o presidente da Assembleia rondoniense, a CPI do Boi pode ter muitos desdobramentos, a depender das ações possíveis de ser encetadas pelo Ministério Público. Entrementes Maurão de Carvalho está convencido de pelo menos um resultado prático em favor do pecuarista rondoniense: “A CPI fez um trabalho elogiável. Um dos efeitos já foi a melhoria do preço da arroba do boi em Rondônia, que vinha em queda desde o ano passado. Se não tivéssemos feito nada, estaríamos com um preço abaixo de R$ 120,00 na arroba. Estamos próximos dos R$ 130,00, enquanto na maior parte do País o preço caiu nos últimos meses”, relatou Maurão.
MÃOS AO ALTO
Se levarmos em conta as afirmações do deputado José Hermínio, feitas na tribuna da Assembleia essa semana, veremos como a população rondoniense está lascada, enfrentando assaltos num beco sem saída. Pior que a ação dos marginais de rua, há um tipo de esbulho, sempre de acordo com o deputado, que ninguém escapa e não tem para quem reclamar. “O povo de Rondônia é mensalmente assaltado pela Caerd e Eletrobrás, diante dos valores absurdos cobrados nas contas de água e luz”, afirmou o parlamentar.
CHAME O LADRÃO
Depois de classificar a Caerd (estatal rondoniense) e a Eletrobrás como assaltantes do povo, Hermínio não apontou saída para a dramática situação e reconheceu: “O povo paga por não existir outra saída, diante da ameaça iminente de corte do fornecimento de água ou luz”. O povo é assaltado legalmente, destacou o parlamentar. Já que não há tem como chamar a polícia, o deputado propôs a criação de uma comissão parlamentar para “apurar minuciosamente” essas cobranças de contas. É claro que isso não deve adiantar muita coisa e a ladroagem deve continuar.
GREVE ANUNCIADA
O deputado Alex Redano (PRB) alertou a população para uma greve iminente no segmento da Saúde pública do estado. Tudo por mais uma promessa descumprida pelo governo de Confúcio Moura (PMDB), que retirou da pauta da Assembleia a tramitação do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) da categoria. Se o governador não retomar o diálogo com a categoria dos servidores da saúde até segunda feira (23), “a Saúde vai parar”, sentenciou Alex.
DESGOVERNADO
Nenhuma autoridade pública se manifestou sobre a séria denúncia contra os métodos utilizados por Ezequiel Neiva, suplente de deputado premiado com a direção do DER rondoniense, como um premio de consolação. Não dá para aceitar que o DER seja transformado num “trem da alegria” no exato momento em que há uma crise profunda de gestão dos recursos públicos. Segundo consta, a investigação do TCE sobre o órgão continua sendo realizada mas é insuficiente para estancar o perigo de que o DER acabe sendo mais um mero cabide de emprego nesse ano eleitoral.
ENTALADO
Engraçado que dos 513 Deputados Federais, você não encontra um para coibir as benesses dos ditos cujos, dizem que Clodovil havia entrado com um Projeto de Lei na Câmara dos deputados, exatamente, para cortar na raiz um desses males, que seria no máximo 200 deputados federais, mas e o tal Projeto será que entalou?
SURDOS
Não podia ser diferente nesse país onde a voracidade por cargos é a praxe. O presidente do PT, Rui Falcão orientou todos os petistas a entregarem os cargos no governo. Mas pelo jeito os petistas fingiram que não era com eles. Abaixo do segundo escalão quase ninguém entregou os cargos. Fingem de mortos enquanto ninguém vai para o lugar deles. Outros se articulam com deputados da nova base governista e fazem juras de lealdade para tentarem permanecer com as “boquinhas”. Esse roteiro é seguido também aqui no estado de Rondônia.
RISCO GRANDE
Não estou convencido de já estamos no bom caminho para tirar o Brasil do buraco em que foi metido pela política dos petralhas. Percebo que falta a Temer a percepção da transitoriedade, que Itamar Franco soube cultivar com muito mais zelo. Temer é muito vaidoso e ambicioso e essas duas características o levarão ao inferno, pois como disse o Diabo na última cena do filme “Advogado do Diabo”, a vaidade é o pecado que ele mais gosta. Infelizmente para nós, o pecado de Temer não o levará ao inferno sozinho, o país todo corre o risco de ir junto com ele.
TRAVANDO
É um problema que cresce como bola de neve. O Brasil já acumula 105 milhões de processos: 7.000 por cabeça de juiz. Como é impossível dar vazão a tal volume, o índice de contingenciamento de ações já chega a 70%. Uma fonte do setor acabou reconhecendo, numa conversa informal com o colunista: “O Judiciário está travando”.
MOTIVO
De acordo com a fonte, o volume absurdo de processos (a suprema corte brasileira é demandada mil vezes mais que a americana) à cultura nacional de levar ao Judiciário todo problema. Para mudar o paradigma é preciso estimular as cortes de conciliação.
APENAS SONHO
Dá para constatar em todos os cenários políticos do momento uma percepção dominante de que o afastamento de Dilma é um fato consumado e irreversível. Mas nem todos petistas comungam dessa certeza. O Lula que ainda acalenta o sonho de um retorno triunfal em 2018. A era petista não só destruiu o país como criou massa que nada entende de história e menos ainda de economia. Bolsa família? Mais que isso; bolsa generosa de votos que faz a diferença. Via de duas mãos. Democracia das bananas?…
ENQUANTO ISSO…
O gasto com combustível pela Câmara Municipal de Porto Velho chega a ser pornográfico… Consta existir naquela casa vereador responsável por gastar mais de 9 mil litros de gasolina… Será que o gajo não andou montando algum posto de combustível no fundo do quintal??? Esperar o que de um poder onde o líder do burgomestre é obrigado a usar tornozeleira eletrônica?
Add Comment