Noticias

MP editada nesta 4ª põe Coaf na Economia e PPI na Casa Civil

O ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni , e o ministro da Economia, Paulo Guedes falam a imprensa após reunião

Reorganiza funções no Planalto, Segov fica com articulação política

Casa Civil coordena a administração, PPI não vai para Economia e fica na Casa Civil

O presidente Jair Bolsonaro editou hoje a Medida Provisória 886 (íntegra), que reorganiza a estrutura de governo. O texto coloca o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) no Ministério da Economia e o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) na Casa Civil. Também reorganiza as funções dos órgãos que assessoram diretamente o presidente, concentrando a articulação política na Segov (Secretaria de Governo) e a coordenação de políticas públicas na Casa Civil.

No caso do Coaf, a MP concretiza 1 acordo celebrado entre o governo e os congressistas durante a tramitação da MP 870,  que estabelece a estrutura administrativa do governo.

O PPI, até ontem abrigado na Segov, foi disputado entre a Casa Civil e o Ministério da Economia. Mesmo após Bolsonaro haver declarado, no início da noite, que o órgão iria para a Casa Civil, a negociação seguiu nos bastidores.

Eis como ficou a divisão de tarefas dos principais órgãos do Palácio do Planalto:

  • Casa Civil – vai coordenar e acompanhar os ministérios na formulação de projetos e políticas públicas;
  • Secretaria de Governo – ficará com a articulação política;
  • Secretaria-Geral – cuidará da legalidade e constitucionalidade dos atos presidenciais e da modernização do Estado.

Para essa nova configuração, algumas secretarias foram transferidas e outras mudaram de função:

  • Subchefia para Assuntos Jurídicos – saiu da Casa Civil e foi para a Secretaria Geral. Passou a chamar-se Subchefia para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República;
  • Subchefia de Assuntos Parlamentares – saiu da Casa Civil da Presidência e foi para a Secretaria de Governo. Agora se chama Secretaria de Governo da Presidência da República
  • Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) – saiu da Secretaria de Governo para a Casa Civil e agora se chama Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República;
  • Secretaria Especial para a Câmara dos Deputados da Casa Civil – mudou de função e agora se chama  Secretaria Especial de Relacionamento Externo da Casa Civil da Presidência da República;
  • Secretaria Especial para o Senado da Casa Civil – foi transformada em Secretaria Especial de Administração e transferido para a Secretaria Geral.

O Coaf, que no início do governo Bolsonaro passou a integrar a estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública, passa para o comando do Ministério da Economia. Caberá ao ministro Paulo Guedes indicar seu chefe, que será nomeado pelo presidente da República.

 

FONTE: PODER 360

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]