Interessante

Justiça afasta diretoria da Aneel e do ONS por causa de apagão do Amapá

Crise de energia no Amapá, apagão em Macapá (Foto: Rudja Santos/Amazônia Real)

Decisão de juiz vale por 30 dias,  Foi pedida por Randolfe Rodrigues

O juiz federal João Bosco Costa Soares da Silva da 2ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amapá decidiu nesta 5ª feira (19.nov.2020) afastar por 30 dias a diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) por causa do apagão que atingiu o Amapá em 3 de novembro.

O pedido foi feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) por meio de ação popular. Eis a íntegra da decisão (60 KB). Para ele, a medida é necessária para que “seja feita Justiça”.

O juiz entendeu que não seria possível investigar o caso devidamente “caso os dirigentes da Aneel e do Operador Nacional do Sistema permaneçam em suas funções, considerando o “risco patente” de restrição quanto ao acesso ou mesmo de extravio de documentos que possam comprometer ou elucidar a exata apuração dos fatos pelo Tribunal de Contas da União, que, aliás, já instaurou procedimento investigativo”.

ENTENDA O APAGÃO

Catorze das 16 cidades do Estado vivem instabilidade no fornecimento de energia desde 3 de novembro. Na data, 1 incêndio em uma subestação de Macapá –administrada pela LMTE (Linhas de Macapá Transmissora de Energia)– danificou 2 dos 3 transformadores existentes causando 1 apagão. O 3º transformador está em manutenção desde dezembro de 2019.

O dano nos 2 equipamentos fez com que o abastecimento fosse interrompido nas linhas de transmissão Laranja/Macapá e nas usinas hidrelétricas Coaracy Nunes e Ferreira Gomes, que abastecem a região.

Em 7 de novembro, 1 dos transformadores começou a funcionar. Desde então, o fornecimento é realizado por rodízio. Segundo o Ministério de Minas e Energia, 80% da capacidade necessária para atender o Estado foi restabelecida. Os 100% serão alcançados em 26 de novembro, quando o 2º equipamento voltará a funcionar.

Inicialmente o incêndio foi atribuído a uma tempestade que acontecia na região. Um laudo preliminar da Polícia Civil, no entanto, descartou a hipótese e apontou superaquecimento de 1 equipamento.

Na decisão, o magistrado considera que houve “atuação negligente da ANEEL, do Operador Nacional do Sistema – ONS, bem como da empresa Linhas de Macapá Transmissora de Energia S.A – LMTE no tocante à necessidade de conserto” deste 3º equipamento.

Em audiência pública realizada nesta 3ª feira (17.nov), o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, defendeu o modelo de fiscalização adotado pela agência. Segundo ele, a prática chamada de “fiscalização responsiva” está em linha com a adotada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e fez com que os desligamentos com corte de carga caíssem 54% desde 2017, quando foi implantada.

ELEIÇÕES ADIADAS

A decisão foi tomada no mesmo dia em que o TSE (Tribunal Superior Federal) aprovou as novas datas para realização das eleições em Macapá. o 1º turno será realizado em 6 de dezembro e o 2º, se houver, em 20 de dezembro.

O pleito foi adiado por causa da falta de energia. Apesar de o rodízio se estender a quase todo o Estado, o TRE do Amapá sugeriu o adiamento das eleições apenas na capital. Entendeu que, nas demais cidades, seria possível manter o pleito em 15 de novembro sem prejudicar as atividades.

Josiel Alcolumbre, irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), lidera a disputa na cidade, mas viu sua vantagem sobre os adversários cair por conta do apagão. O senador disse que seu irmão foi o “maior atingido” pelo problema.

FONTE: PODER 360

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]