Mundo

Haiti exige justiça para meninas abusadas por agentes da ONU

Crianças de 11 anos foram vítimas de abuso sexual, engravidaram e foram abandonadas para cuidar dos filhos. ONU diz estar ajudando mulheres

O Haiti afirmou na quinta-feira (19) que exigirá ação da Organização das Nações Unidas depois que um estudo mostrou que meninas de 11 anos foram abusadas sexualmente e ficaram grávidas de agentes das forças de paz da ONU, antes de serem abandonadas para criar os filhos sozinhas.

O ministro das Relações Exteriores, Bocchit Edmond, disse que os agressores devem enfrentar a justiça, após o estudo publicado na International Peacekeeping deste mês mostrar “uma multidão” de mulheres e meninas haitianas que foram exploradas sexualmente por representantes da missão da ONU.

“O papel de um pacificador é proteger as comunidades às quais serve, não explorar e abusar delas”, declarou Edmond em comunicado enviado à Thomson Reuters Foundation.

“Manteremos discussões com a ONU para buscar respostas e as ações corretas sem demora, para que as vítimas recebam o apoio e a justiça que merecem.”

A ONU no Haiti “continua comprometida em ajudar os reclamantes e as vítimas a obter o apoio necessário”, disse uma porta-voz das operações de paz da ONU.

A missão de paz da ONU informou que leva a sério as questões levantadas no estudo e que está apoiando 29 vítimas e 32 crianças nascidas de exploração e abuso sexual por forças de paz no Haiti.

Sob o sistema atual, a ONU pode investigar crimes e enviar soldados de paz para casa, mas não tem poder para processar indivíduos.

FONTE: REUTERS

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com