Atualidades

Governo cria grupo de trabalho para prevenir superendividamento do consumidor

Pesquisa apontou que 76,6% das famílias estavam endividadas em dezembro; grupo tem 60 dias para apresentar relatório

Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um grupo de trabalho para acompanhar e propor políticas públicas para prevenir o superendividamento do consumidor. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 76,6% das famílias brasileiras têm dívidas a vencer. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (12).

Segundo o texto, o Secretário Nacional do Consumidor presidirá os trabalhos e poderá convidar representantes do Ministério da Fazenda, da Federação Brasileira dos Bancos, da Associação Brasileira dos Bancos, do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais e da Associação Brasileira dos Procons.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em dezembro de 2023, mostra que 76,6% das famílias brasileiras têm dívidas no cartão de crédito, empréstimo pessoal e prestações de carro e da casa.

A portaria estipula um prazo inicial de 60 dias para a apresentação de um relatório, que pode ser prorrogável desde que seja justificado. Na primeira reunião, os membros devem apresentar e aprovar um cronograma que irá organizar os encontros.

“A participação no grupo de trabalho não ensejará qualquer remuneração e os trabalhos nele desenvolvidos serão considerados prestação de serviço público relevante”, ressalta o texto.

Inadimplência

A Peic é feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O levantamento apontou um índice de famílias inadimplentes de 29% das famílias.

Os consumidores que recebem até três salários mínimos registraram o maior percentual de dívidas em atraso (36,6%). O cartão de crédito ainda é o mais usado pelos endividados, e atingiu 87,7% do total de devedores

FONTE:  R7.COM

FRNEWS TV: 43 anos da Faperon e 33 anos do Senar Rondônia solenidade celebra a força do agro rondoniense

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]