Politica

Gilmar diz que caixa 2 não é sempre ato de corrupção

Justiça Eleitoral. Após delação da Odebrecht, presidente do TSE afirma que análise da chapa Dilma-Temer ficará para o 2º semestre de 2017 se investigação for aprofundada

Depois de a delação da Odebrecht apontar que a campanha de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) recebeu dinheiro de caixa 2, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse ontem que a prática não significa corrupção ou propina a priori. Para o ministro, é preciso saber a origem do dinheiro do caixa 2 no âmbito do processo do TSE, que apura se houve abuso de poder econômico e político praticado pela chapa Dilma-Temer.

Em entrevista para fazer um balanço do ano, Gilmar afirmou que, caso as investigações sejam aprofundadas, o julgamento do processo no TSE poderá ficar para o segundo semestre do ano que vem – como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, cabe ao ministro elaborar a pauta das sessões da corte.

“O caixa 2 não revela per se (em si mesmo) a corrupção, então temos de tomar todo esse cuidado. A simples doação por caixa 2 não significa a priori propina ou corrupção, assim como a simples doação supostamente legal não significa algo regular”, disse Gilmar, ressaltando que a Operação Lava Jato desvendou um esquema em que pagamento de propina era disfarçado como doação legal para campanhas de candidatos.

Conforme revelou o Estado ontem, a chapa Dilma-Temer recebeu dinheiro de caixa 2 da Odebrecht na campanha de 2014, segundo delação da empreiteira à força-tarefa da Lava Jato. Em pelo menos um depoimento, a Odebrecht informa que fez doação ilegal de aproximadamente R$ 30 milhões para a coligação que reelegeu a petista e o peemedebista em 2014.

‘Mosaico’. Segundo o ministro, há a possibilidade de se ter caixa 2, “puro e simples”, em virtude de uma determinada empresa fazer uma doação às escondidas, assim como os recursos podem ter como origem pagamento de propina.

“Misturou-se tanta coisa que até a doação legal, aquela registrada na Justiça Eleitoral, tem essa contaminação. Temos um quadro de grande insegurança, precisamos ter esse mosaico mais ou menos organizado para que se possa saber o que estamos falando. Há coisas envolvendo delitos fiscais, eleitorais e criminais”, afirmou.

Apesar das declarações de Gilmar, outro ministro do TSE e um outro do Supremo Tribunal Federal ouvidos pela reportagem sob a condição de anonimato acreditam que as novas suspeitas levantadas na delação da empreiteira podem reforçar a tese de cassação da chapa presidencial reeleita em 2014.

Para um deles, a suposta doação ilegal da Odebrecht é mais um elemento a ser considerado no processo, mas será fundamental que a investigação revele o alcance das irregularidades e de que forma os recursos obtidos pela chapa se revestiu em vantagem para a campanha. “Caixa 2 é abuso de poder econômico”, afirmou essa fonte.

‘Mérito’. Para o presidente do TSE, o processo contra a chapa Dilma-Temer é extremamente complexo. “A toda hora muda de configuração, agora, se fala em caixa 2 com muita ênfase, com atribuição a pagamentos. Não se trata de cassar presidente, mas de saber como foi feita a campanha. Só isso terá mérito significativo, saber como as campanhas se faziam até aqui. Espero que elas não repitam mais esse modo”, afirmou o ministro da corte.

 

Fonte: Estadão

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

1 Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O SINDICATO DE JUÍZES DE SÃO PAULO E DO MATO GROSSO, ESTÁ PEDINDO IMPEACHMENT DO MINISTRO GILMAR MENDES, E COM TODO DIREITO E RAZÃO, POIS PELO QUE SE VER ESSE MINISTRO ESTÁ A SERVIÇO DO PMDB,E PRINCIPALMENTE COM GRANDE INTERESSE EM DEFENDER MICHEL TEMER E RENAN CALHEIROS. AINDA BEM QUE JA TEM GENTE SE MOVIMENTANDO PARA PEDIR AO TRIBUNAL SUPERIOR MILITAR INTERVENÇÃO MILITAR NESSE PAÍS. VAMOS TORCER E ESPERAR QUE VENHA ACONTECER DO EXÉRCITO ASSUMIR OS TRÊS PODERES POIS DO JEITO QUE A CORRUPÇÃO ROLA SOLTA, O QUE SE PODE ESPERAR DE UMA ADMINISTRAÇÃO CORRUPTA? SÓ OS BABACAS E PUXA-SACO QUE ACREDITAM E QUEREM CORRUPTOS NO PODER. O POVO NÃO DEVE CONCORDAR COM ESSA PEC IMORAL DESSE MICHEL TEMER, TEMOS QUE SER VERDADEIROS E DECIDIDOS E LUTAR POR UM BRASIL LIVRE DESSES CORRUPTOS.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese