Cultura

Gabriella Di Laccio: a brasileira que quer revolucionar a música mundial

Soprano multi-premiada, ativista e apontada pela BBC como uma das mulheres mais inspiradoras do mundo, a brasileira ganhou reconhecimento por criar o projeto Donne – Women in Music, a maior plataforma virtual de compositoras mulheres ao longo dos séculos. Mas ela quer ainda mais.

Como se mede a grandiosidade da voz de uma cantora lírica? É possível analisar suas gravações, ler as referências de maestros e maestrinas renomados, verificar os prêmios recebidos e o reconhecimento global. Tudo isso nos daria uma ideia da relevância da soprano Gabriella Di Laccio. No entanto, mais do que isso, sua voz ganha força e projeção mundial quando ela usa o seu talento para dar visibilidade a milhares de outras musicistas que ficaram esquecidas ao longo da história da música mundial. E o projeto não para de crescer.

Radicada em Londres há 19 anos, Gabriella Di Laccio poderia ser “mais uma voz” brasileira a ganhar destaque nos palcos mundiais. Já seria um grande feito, mas ela foi (muito) além. Natural de Canoas (RS), é graduada em canto lírico na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). A soprano fez parte do elenco de diversos grupos musicais profissionais ainda Brasil e foi solista em muitos concertos. Ainda na faculdade e encorajada por um maestro britânico, fez um teste no Royal College of Music of London, uma das academias de música mais respeitadas do mundo – e assim iniciou sua transferência definitiva para a capital inglesa.

A pós-graduação no Royal College se deu nas áreas de Early Music Specialist (Especialista em Música Antiga) e Opera Performer Diploma (Diploma de Performance em Ópera), e recebeu o título de “Distinction” em ambas qualificações. Também vencedora de dois concursos na Inglaterra recebendo os prêmios Peter Pears e Richard III em performance.

Por seu talento e dedicação, Gabriella ganhou os palcos e o respeito internacional. Sua carreira já estava consolidada quando uma pesquisa mudou todo seu destino.

Compositoras mulheres

Lá pelos idos de 2014, a soprano buscava aprofundar seus conhecimentos sobre as obras inspiradas em William Shakespeare quando descobriu, em um sebo londrino, a “International Encyclopedia of Women Composers”. Escrita na década de 1980 pelo americano Aaron Cohen, a enciclopédia listava mais de 6 mil compositoras.

A primeira reação de Gabriella foi a de vergonha por não conhecer aqueles nomes. Ao consultar alguns colegas, notou que esse desconhecimento era geral no meio musical. “De repente eu percebi que, em uma vida inteira frequentando concertos, eu nunca questionei porque só via nomes masculinos nos programas”. Era o momento de agir.

“Até então eu pensava que era engajada, mas percebi que não fazia nada, efetivamente, como artista. Foi quando comecei a listar essas mulheres, me inspirar com as suas histórias, reconhecer quem, efetivamente, eram elas. Ficou claro, pra mim, que um engajamento silencioso não era mais uma opção”, conta. Já em 2016, Gabriella  criou o selo Drama Musica, para dar visibilidade a artistas brasileiros na música clássica. E foi por meio do selo que ela lançou a primeira coleção totalmente dedicada a mulheres. Dois anos mais tarde, em 8 de março de 2018, lançou oficialmente o projeto Donne – Women in Music.

O Donne trouxe para a internet as informações que antes só constavam em páginas de livros, ampliando o alcance de toda a riqueza musical e cultural. Lá, essas compositoras ganharam rosto, som e história. A plataforma online ganhou uma visibilidade tão grande que Gabriella acabou integrando, naquele ano, a lista da BBC das 100 Mulheres Mais Inspiradores e Influentes do Mundo, a única do país representada na relação que elenca nomes relevantes em 60 países.

Qualidade e representatividade

Mais do que simplesmente mostrar quem eram essas mulheres, Gabriella sentia que precisava dar evidência à qualidade musical do material que vinha encontrando. “Eu abri um baú e surgiu muita gente boa, foi quase uma caixa de pandora”, lembra. Foi quando a sua voz passou a amplificar vozes de outras mulheres que estavam esquecidas.

A cantora lírica, então, virou uma ativista defensora dessas compositoras. É sempre a primeira a sugerir obras de assinatura feminina. E ela ressalta: “é importante que as músicas de mulheres compositoras sejam tocadas, mas não só porque são de mulheres. Não se trata de um programa de cotas, e sim do fato de que são músicas realmente de altíssima qualidade e grande valor artístico”. É preciso que elas sejam mostradas, lembra, para que o público tenha a opção de gostar ou não delas.

Gabriella reforça, ainda, que não é possível reescrever a história – mas sim mudar o presente e construir um futuro melhor para as próximas gerações. “Não vamos desperdiçar mais um século falando sobre as vozes esquecidas, porque se elas são esquecidas, somos nós que as esquecemos. Eu realmente acredito que podemos fazer melhor”, afirma. Para a cantora lírica, a diversidade traz força e a igualdade é um direito fundamental – o que está nos impedindo?

Nova etapa

Hoje, o projeto Donne – Women in Music reúne, em sua Big List, mais de 5 mil mulheres compositoras em seu acervo. A lista vai desde compositoras pré medievais  até as singer-songwriters do Século XXI. Entre os gêneros é possível encontrar compositoras de música de concerto, ópera, dança, teatro, filme, música eletrônica, eletroacústica e jazz, entre outras.

Mas Gabriella quer mais. O novo site da iniciativa será agora uma plataforma multimídia tornando o projeto mais interativo ao incluir vídeos educativos e playlists selecionadas para que todos possam escutar e descobrir o universo riquíssimo da música escrita por mulheres. A nova Big List vai permitir a pesquisa de compositoras  por país de nascimento, localização e estilo musical, assim como possibilitar a inclusão de mais mulheres na plataforma. “Também vai ampliar a visibilidade de compositoras negras e de minorias, permitindo a busca por identidade étnica, sexual ou de gênero”, explica a musicista.

O novo espaço do projeto Donne – Women in Music pode ser conferido no site https://donne-uk.org/br/

FONTE: ASSESSORIA

Comentar

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com