Cerca de 40 mil ingressos VIPs para os jogos da Copa do Mundo de Futebol no Brasil foram comprados pelo governo federal e empresas estatais, sendo distribuídos para seus torcedores da banda sindical. Dirigentes da Fifa agora questionam assessores da Presidenta Dilma Rousseff porque os beneficiários da benesse estão pegando as entradas gratuitas e revendendo, por alguns milhares de reais, no câmbio negro. A final do Maracanã, na mão dos cambistas em Brasília, já sai por R$ 10 mil reais.
Já existe risco de a Polícia Federal entrar na brincadeira – o que pode render problemas sérios para muita gente boa da República Sindicalista do Brazil… Dirigentes da Fifa, em conversas entre eles, se disseram espantados com o que viram na inauguração da Arena Corinthians. Assessores da Presidenta Dilma admitiram aos organizadores da Copa que só enviaram sindicalistas aliados ou “convidados contratados” ao evento – e não populares comuns – para evitar o risco de vaias e conflitos.
Dirigentes da Fifa têm algumas grandes preocupações. Consideram inviável o deslocamento até o Itaquerão, pela precária estrutura de transportes na Zona Leste de São Paulo. Também avaliam como “impossível de suportar” o clima abafado e úmido, em pleno verão no hemisfério Norte, para se jogar na Arena Amazônia.
Mas a maior ameaça ao sucesso de marketing da Copa, segundo diretores da Fifa, é a segurança no Rio de Janeiro. Um deles até comentou: Botar tanto exército na rua… Nós, europeus, vamos ficar com medo… Não estamos acostumados a ver tantas tropas e armas nas ruas, a não ser em casos de guerra”.
O mesmo dirigente, em conversa com uma assessora, detonou: “Não dá para entender por que as coisas não funcionam aqui. As estruturas dentro e fora dos estádios estão caóticas. Agora, não há condição de fazermos mais nada. Estamos nas mãos deles”. Em resumo, se arrependimento matasse, o pessoal da Fifa estaria enterrado de cabeça para baixo, em cova rasa, por ter escolhido o Brasil para sediar o torneio em 2014.
Add Comment