Noticias

Exército ignora prazo e não integra sistema de armas ao da Polícia Federal

Soladados do Exército fazem do Palácio da Alvorada e emas cmainham pelos jardins. Sérgio Lima/Poder360 - 11.jul.2020

Bolsonaro deu prazo de 1 ano,  Venceu em junho de 2020

Um decreto de 2004 determinou ao Exército o prazo de 1 ano para integrar o Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas) ao Sinarm (Sistema Nacional de Armas), da PF (Polícia Federal). A integração, no entanto, não foi feita.

Em junho de 2019, o presidente Jair Bolsonaro editou novo decreto dando, mais uma vez, 1 ano para que fosse feito o compartilhamento dos dados. Até agora, os sistemas não foram integrados.

Segundo o jornal O Globoo Exército é responsável pelo registro de 1,1 milhão de armas que pertencem a atiradores, caçadores, policiais militares e membros das Forças Armadas.

A integração é necessária para viabilizar uma política de controle de armas que seja eficiente no combate à violência e ajudem em investigações de crimes.

A não integração dificulta o trabalho policial. Quando uma arma é apreendida no contexto de 1 crime, não há acesso ao Sigma para saber se essa arma é ou já foi registrada e por quem. As polícias, hoje, ficam somente com uma parte da informação, a do sistema da PF, que já avançou na abertura a outras corporações”, disse Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz ao jornal.

A PF autorizou, em 2019, que o Exército tenha acesso ao Sinarm. O sistema tem informações sobre armas de policiais civis, guardas municipais, empresas de segurança privada e pessoas físicas que fazem uso para defesa pessoal. Os agentes da PF, entretanto, não têm acesso ao Sigma.

Qualquer autoridade de trânsito saberá a origem, a condição e outros dados de 1 veículo que ele abordar, porque o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) é integrado nacionalmente. Mas os sistemas de armas não são, o que favorece os criminosos, incluindo os que comercializam armas e munições de forma ilegal”, afirmou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), relator da CPI do Tráfico de Armas, que funcionou de 2005 a 2006 na Câmara dos Deputados.

Procurado pelo O Globo, o Exército afirmou que está finalizando “acertos normativos” para a integração entre os sistemas.

FONTE: PODER 360

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]