Noticias

FGTS informa suspensão temporária do pagamento de parcelas habitacionais

Para reduzir o impacto econômico causado pela pandemia do novo coronavírus, o governo federal decidiu suspendeu o pagamento de alguns tributos. É o caso dos créditos contratados por meio de programas habitacionais financiados pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A suspensão foi solicitada por agentes financeiros e pode chegar a R$ 3 bilhões congelados em um período de seis meses.

A liberação inclui parcelas de financiamentos feitos por pessoas físicas com renda de até R$ 4 mil por mês em programas como Minha Casa, Minha Vida, operações como carta de crédito individual, apoio à produção de habitações e carta de crédito associativo. Os pagamentos suspensos serão diluídos ao longo de 2021, dentro do prazo restante dos contratos.

De acordo com o secretário-executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, a medida é possível pois não há perda para o FGTS, desde que o pagamento seja feito com a devido atualização posterior. Em maio e junho, o FGTS já havia autorizado suspensões de financiamentos nos setores de saneamento básico e mobilidade urbana.

Outras medidas do FGTS para minimizar a crise econômica

Em alguns casos, o governo também liberou a possibilidade de renegociação. Resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN) permitiram que os principais bancos negociem a prorrogação de dívidas e de parcelas de crédito rural, no caso de agricultores.

O Congresso também aprovou a suspensão de pagamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o fim do ano para beneficiados que estão cursando a graduação ou já encerraram o curso.

Além do governo federal, diversos estados autorizaram o adiamento do pagamento de impostos e proibiram cortes de água, luz e gás. Consumidores de baixa renda estão isentos de contas de luz por 150 dias em todo o país.

Os adiamentos também valem para dívidas dos estados com a União. Anteriormente, o Congresso aprovou uma lei que suspende o pagamento de débitos entre os meses de março e dezembro e autoriza os governos locais a renegociarem débitos com bancos e organismos internacionais.

FONTE: JORNAL O NORTE

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]