Em Linhas Gerais

Em Linhas Gerais: Jurista lança petição para acabar com a reeleição – por Gessi Taborda

FALTOU INTERNET

netA coluna não foi enviada ontem aos editores e deixou de ser publicada. A culpa foi do péssimo serviço de internet (que é religiosamente pago) de responsabilidade da OI. Mais uma vez não houve melhores esclarecimentos. A internet parou de funcionar perto do meio dia e só voltou após as 19 horas do dia 19. Não houve como elaborar a coluna e transmitir os dados. Coisas comuns nesse nosso país de terceiro mundo.

MALIGNA

Luiz-Flávio-GomesUm dos principais juristas do Brasil, Luiz Flávio Gomes, lança petição pública, que receberá milhares de assinaturas em todo Brasil, para acabar com a reeleição. Segundo ele, ela é uma das principais responsáveis pela multiplicação da corrupção e nepotismo na política nacional. Presidente do Instituto Avante, Gomes tem números e dados que comprovam o quanto a reeleição é maligna para o país. A petição será entregue no Congresso Nacional. “A não reeleição é um freio contundente no atual quadro de degeneração da nossa política nacional, que precisa urgentemente de reforma”, diz Gomes. “Vamos chegar a milhão de assinaturas”, afirma. Mais detalhes dessa petição e de como endossala no seguinte site: http://institutoavantebrasil.com.br/fim-do-politico-profissional/

INSISTÊNCIA

mauro_nazifNa falta de ações e programas capazes de remodelar a plasticidade urbana de Porto Velho e resolver as questões estruturais da capital rondoniense, a gestão de Mauro Nazif mantém a insistência de produzir e distribuir factoides para a mídia, na esperança de, assim, criar a falsa imagem de uma gestão operosa.

É raro um dia em que pelo menos 3 desses factoides não chegam nas caixas de e-mails dos jornalistas. São coisas da rotina administrativa, pontuais e que em nada merece o selo de “notícia”.

CÔMICO E TRÁGICO

mauro_nazifUm desses factóides visava dar importância ímpar à troca de lâmpadas queimadas no Bairro Igarapé. Num deles os escribas do prefeito falaram sobre a “inspeção de documentos em estabelecimentos da Avenida Pinheiro Machado” como uma ação de destaque desse prefeito que sem perceber vai, como no samba, “cavando o abismo com os próprios pés”. Só vai descobrir a m* de sua gestão quando tiver de enfrentar as urnas novamente.

Num outro factoide (“Profissionais da Educação serão capacitados para o combate ao trabalho infantil”), a gente poderia dar uma boa gargalha se a comicidade da prefeitura não fosse tão trágica.

ODACIR OLHA LONGE

odacir-soaresFora da ribalta política rondoniense por vários anos, Odacir Soares mantém sua posição de político acostumado a enxergar longe. Odacir está novamente no Senado, ocupando a vaga em que Ivo Cassol é titular. E o experiente político busca aproveitar bem esse tempo (mesmo sendo período eleitoral) para deixar claro sua capacidade de buscar e dar respostas às mais importantes indagações da população. Com poucos dias numa Casa parlamentar que conhece como ninguém, Odacir está mais uma vez brilhando na ribalta e de olho em 2016. Ela conhece como o cenário de líderes é pobre em Porto Velho para a próxima disputa. Certamente o agora Senador deve estar sonhando em retornar à prefeitura portovelhense onde praticamente começou sua carreira política.

ELE VOLTOU

hhVi anteontem o retorno do horário eleitoral gratuito (???) na TV. Não trouxe inovações no imenso desfile de figuras bizarras e hilárias. Foi mais um desfile monótono, interminável de nomes que pedem voto e garantem estar preparados para representar bem o estado e sua população; o que a gente sabe que não é verdade. Entre os personagens esquisitos que botaram a cara na TV estava o representante do clã Donadon, notabilizado em todo o Brasil por ver seus membros deputados irem parar na cadeia, condenado pelo rombo e corrupção na Assembleia.

Mas a aparição mais explícita foi a de uma chatérrima apresentadora de TV novamente contratada para “apresentar” o time de uma importante coligação. Nesse “hit” a eleição desse vai ser um videotape pior das eleições passadas. Criatividade zero.

ENGANAÇÃO

EleicoesNa maioria das vezes as “entrevistas” com candidatos no “jornalismo” (??) é mera enganação e não serve para o eleitor tirar a limpo a verdadeira capacidade dos entrevistados e seus comprometimentos. Canais de TV rondonienses também estão anunciando as entrevistas especiais com aqueles que estão na disputa do governo. Ora, se o modelo adotado for o da Globo com a entrevistas no JN, o eleitor não perderá nada se não assistir a esses embustes.

Veja como foi, por exemplo, o caso da entrevista com Dilma: para ela um tratamento especial, nada daquilo que aconteceu com o falecido Eduardo Campos e com Aécio, que foram colocados contra a parede por assuntos de menor importância.

Com Dilma (o governo é um dos maiores anunciantes da mídia brasileira) o tempo passou se que ela fosse incomodada, Nem sequer a Petrobrás destroçada pelo PT, foi abordada adequadamente. Tampouco as superfaturadas e não concluídas obras da Refinaria Abreu Lima e da transposição do Rio São Francisco.

NÃO RESPONDEU

E mesmo, numa arena das mais amistosas, Dilma vergonhosamente se negou a responder por que seu partido trata como heróis os condenados do mensalão. E ainda teve a cara de pau de declarar que a economia vai bem e a saúde, idem…

NEM DE LUPA

mauro_nazifO que o prefeito Mauro Nazif, aproximando-se do segundo ano de sua gestão poderia enumerar como obra verdadeiramente importante entregue à população de Porto Velho? Se a maneira de agir desse prefeito não mudar, quando ele estiver completando os 4 anos de gestão, nem de lupa a gente vai conseguir encontrar algo marcante em sua gestão…

COISAS DISTINTAS

EleicoesTudo leva a crer que quem fiscaliza essa campanha tem dificuldades para compreender a diferença entre “informativo” e “panfleto” eleitoral. Ora, como a autoridade capaz de proibir a distribuição de meros “santinhos” pode permitir a um candidato sabidamente mais sujo que pau de galinheiro distribuir um panfleto como se o mesmo fosse um “informativo” ou um “jornal” de campanha. É de deixar embatucado até letrista de samba de enredo.

 

 

 

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com