Construção
Quase um ano depois de inaugurada a praça do bosque, na 25 de Agosto em Rolim de Moura, construída sem os critérios necessários, até hoje a prefeitura ainda não reconheceu a grande falha, para construir os banheiros em caráter de urgência uma vez que todos são prejudicados por falta de tino da administração. O prefeito Aldo Júlio, tem que enxergar essas coisas e tomar iniciativa de imediato, onde a própria administração pode solucionar esse problema com recursos próprios, ou solicitar uma emenda do deputado da sua preferência ou do seu partido para esta finalidade. O que não pode é as famílias que se dirigem ao local, ter que observar pessoas fazendo suas necessidades dentro do bosque.
Pré-candidatos
Em duas eleições seguidas, Rolim de Moura, não consegue um assento no parlamento estadual e, vários nomes já surgem como pretensos candidatos rumo à Assembleia Legislativa. Além do dr. Luís Ferrari, que já é dado como certo, outros já se articulam e já ventilam seus nomes em redes sociais auto afirmando como pré-candidatos agora em 2022. Ex-vereador Messias, Jair da Saúde, que tem uma vasta experiência na administração pública, ocupando vários cargos de destaque a nível estadual, o ex-vereador e candidato a prefeito nas últimas eleições de Rolim de Moura, Uender Nogueira, todos bastante conhecidos em Rolim de Moura.
Providenciar
O Centro Educacional de Rolim de Moura, que presta um serviço de excelência no município há mais de três décadas, atendendo dezenas de pessoas com deficiências, a cada dia vem tendo baixas em seu quadro funcional. Como a maioria dos funcionários são oriundos do governo do Estado e da prefeitura municipal de Rolim de Moura, muitos já se aposentaram e outros estão prestes a darem entrada em suas aposentadorias, esperando apenas alguns meses para pertencerem ao quadro federal com a legalização da transposição. Em virtude dessas baixas, é necessário que o Estado e a prefeitura de Rolim de Moura, disponibilizem servidores para manter a continuidade dos trabalhos do Centro Educacional, que durante a pandemia até que deu para se manter, mas, com a volta dos trabalhos evidentemente terão inúmeras despesas decorrentes do dia-a-dia.
Cedência
Essa parceria governo estadual e prefeitura de Rolim de Moura, é sem dúvida de grande valia para a continuidade dos serviços prestados pelo CER, que envolve vários profissionais na labuta diária, como professores, psicólogos, fisioterapeutas, motoristas, zeladoras, cozinheiras e outros, portanto é fundamental a cedência de profissionais pelo município e governo do Estado. Mesmo com a participação dessas parcerias, muitas despesas são mantidas com recursos próprios pelo CER, graça a realização da tradicional festa junina que conta com apoio de todos os segmentos da sociedade rolimourense, com barracas de empresários e comerciantes, que arrecadam e disponibilizam a totalidade do dinheiro arrecadado para a instituição do CER, com essa verba consegue ajudar na folha de pagamento para alguns profissionais e compras de alguns itens necessários.
Manilhamento
O trabalho desenvolvido pela prefeitura de Rolim de Moura, começando da rua Esperantina até a Rio Verde, realmente está ficando uma beleza de obra, com a sequência do manilhamento em três quadras indo até próximo ao rio Anta Atirada. É desse jeito que tem que fazer o administrador público, principalmente quando visa respeitar o Plano Diretor da cidade, muitas vezes sendo inadequado por vontade de atender alguns amigos acabam contrariando o que determina o Plano Diretor, como temos em Rolim de Moura, diversas ruas faltando até vinte metros para conclusão do asfalto, praticamente cometendo um crime administrativo. Bem que o prefeito de Rolim de Moura, Aldo Júlio, poderia contemplar o bairro São Cristovão, da mesma maneira que está fazendo na rua Fortaleza, colocar manilhas nas ruas Belo Horizonte, Manaus, Vitória e Porto Velho, partindo da Urupá até Rio Madeira.
Enxurrada de títulos
Ao que tudo indica, a campanha política já começou mesmo antes das convenções, onde muitos políticos em especial aos detentores de mandatos, já começaram de forma indireta pedirem os votos dos eleitores através de certos congraçamentos, concedendo vários títulos e honrarias com o aproximar das eleições. Essas manifestações de outorga de títulos em épocas eleitoreiras, causa repugnância uma vez que tinha tudo para praticá-las desde o início do mandato, porém, utilizam esses artifícios recheados de bajulações, na tentativa de serem lembrados no dia da eleição. Essas práticas de honrarias por atacado, demonstra claramente qual é a finalidade do parlamentar em agraciar tanta gente nos últimos meses em que está findando o seu mandato.
Candidatura invisível
O senador Marcos Rogério, fiel escudeiro do presidente Jair Bolsonaro, continua com dificuldades de alavancar seu nome como candidato ao governo de Rondônia, apesar de as vezes confirmar sua pretensão. Apesar de sua visibilidade nacional, quando já atuou diversas vezes no Congresso Nacional, com destaque na CPI do Covid 19, em defesa do chefe maior da nação, seu nome em Rondônia continua sem prospecção, demonstrando que sua pretensa candidatura, ainda não ganhou projeção estadual, ainda que o presidente Bolsonaro goza de muito respaldo político nas terras de Rondon, as dificuldades de Rogério decolar seu nome é visível em todos os quadrantes do Estado, principalmente na capital, onde uns de seus maiores aliados aderiu a reeleição do coronel Marcos Rocha.
Corda bamba
O senador Marcos Rogério, esforça de todas as maneiras para manter o seu nome como pré-candidato a governador e ganhar apoio político do presidente Bolsonaro, que sem dúvidas seria muito justo diante de tantas defesas que já fez para o presidente, começando pelo o pedido para votar a favor do sepultamento da CPI da Lava Toga. Apesar de toda sua lealdade ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a recíproca não é verdadeira até o exato momento, pois às expectativas para ocupar um ministério era dado quase como certa desde o início do mês de abril, ou até mesmo ser indicado para líder do Governo, mas nada disso ainda aconteceu o que deixa o senador atormentado qual será sua decisão. Diante de tanta indecisão o senador Marcos Rogério, tem uma dívida muito grande com seu amigo Expedito Júnior, que seria apoiá-lo para o Senado Federal, mas na condição de candidato ao Governo do Estado, diferente disso, evidentemente seu apoio ficaria enfraquecido para Expedito Júnior, que pretende disputar sua décima primeira campanha e buscar o único assento na Casa Grande.
Pré-candidatura
O médico dr. Luís Ferrari pretenso candidato a deputado estadual pelo (PSDB), lançará sua pré-candidatura no dia 12 de maio, no salão de eventos do Sindsef de Rolim de Moura, localizado na avenida Guaporé 4586. Conhecidíssimo em toda região da Zona da Mata, como dr. Ferrari, ele pretende recepcionar um bom número de amigos, correligionários e simpatizantes de sua pré-candidatura, onde fará uma explanação dos reais motivos de lançar o seu nome para representar o Estado e, em especial Rolim de Moura e toda região da Zona da Mata. Muitos desses amigos em grupos de redes sociais, lideranças evangélicas, presidentes de associações e entidades de classe, já se manifestaram que irão marcar presença no encontro da festa democrática. Muitos nomes de expressão da política rondoniense já confirmaram presença, dentre elas, o vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho e a deputada federal Mariana Carvalho, que é postulante ao Senado Federal.
AUTOR: FERNANDO GARCIA – COLUNA PORTA ABERTA – DIRETO DE ROLIM
* A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense
Add Comment