Brasil

Desenrola será prorrogado até 31 de agosto

Prazo terminaria em 3 de agosto; ministro da Fazenda diz que prorrogação não exigirá novos recursos do Tesouro Nacional

O governo federal vai prorrogar até 31 de agosto o prazo para adesão ao Novo Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas que terminaria em 3 de agosto. O anúncio foi feito nesta terça-feira (28) pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, depois de uma reunião com o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti.

Segundo Durigan, a decisão permitirá que pessoas ainda em processo de renegociação resolvam pendências bancárias e, depois, possam se enquadrar nas condições dos programas de financiamento para a troca de carros e motos.

“Esse prazo adicional vai ser importante inclusive para que as pessoas que hoje estão tentando acessar os programas para trocar sua moto, trocar seu carro, possam resolver eventuais pendências que têm com os bancos”, afirmou em entrevista coletiva no Ministério da Fazenda.

A prorrogação será formalizada por um ato assinado pelo ministro e levará o programa até o fim da vigência da medida provisória que instituiu a nova rodada do Desenrola. Durigan disse que não haverá mudanças nas regras, ampliação das condições ou novas restrições aos participantes.

De acordo com o ministro, a extensão não exigirá novos aportes ao Fundo de Garantia de Operações (FGO) nem recursos adicionais do Tesouro Nacional.

“Não tem impacto econômico. Do ponto de vista do Tesouro Nacional, os recursos que foram mobilizados são suficientes para usar esses 30 dias para as novas negociações”, declarou.

Beneficiários

Durigan afirmou que pouco mais de 9 milhões de famílias já foram beneficiadas pelo Desenrola. Desse total, 2,5 milhões renegociaram dívidas bancárias, pagaram os acordos à vista e recuperaram sua condição de acesso ao crédito.

Outras 1,6 milhão de pessoas renegociaram os débitos e estão pagando os valores de forma parcelada. Com isso, mais de 4 milhões de pessoas fecharam acordos diretamente com as instituições financeiras.

O balanço também considera cerca de 5 milhões de pessoas que deixaram os cadastros de inadimplentes depois da retirada de registros relacionados a dívidas de pequeno valor.

O ministro disse esperar que a prorrogação permita ao programa alcançar a marca de 10 milhões de beneficiários. Segundo ele, a ampliação do prazo foi solicitada por bancos e por pessoas interessadas em concluir as renegociações.

FONTE: SBT NEWS

FRNEWS TV: 43 anos da Faperon e 33 anos do Senar Rondônia solenidade celebra a força do agro rondoniense

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook