Noticias

Congresso adia votação sobre veto das bagagens e LDO

Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta do Congresso Nacional destinada à apreciação de vetos e do PLN 5/2019, que trata da LDO de 2020, além de projetos de créditos especiais. rrÀ mesa:rlíder do governo no Congresso Nacional, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP);rpresidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).rrFoto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Deputados e senadores deliberaram apenas sobre os vetos do projeto de lei que tipifica o crime de abuso de autoridade nesta terça-feira (24). Eles não avaliaram nem o veto sobre a franquia de bagagens em viagens de avião nem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) porque a sessão do Congresso foi encerrada, por falta de quórum, por volta das 20h30. Nova sessão está convocada para esta quarta-feira (25), mas só deve ter início depois que o Senado avaliar a indicação de Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP) decidiu encerrar a sessão pouco tempo depois da votação em que os parlamentares decidiram derrubar 18 dos 36 vetos que o presidente Jair Bolsonaro fez ao projeto do abuso de autoridade. É que, depois dessa votação, muitos senadores deixaram a sessão. “Não tem quórum para votar”, disse Alcolumbre.

Da mesma forma que convocou a sessão desta terça-feira às pressas, para adiantar a votação dos vetos ao abuso de autoridade; Alcolumbre logo convocou uma nova sessão do Congresso para esta quarta-feira (25). A intenção é votar o veto das bagagens, a LDO e outros projetos de lei. Entre eles, o que pode viabilizar a liberação de emendas prometidas pelo governo durante a votação da reforma da Previdência.

A nova sessão do Congresso foi inicialmente convocada para as 16h desta quarta, mas logo depois foi remarcada para as 18h30 por conta da votação sobre a indicação do novo procurador-geral da República. Augusto Aras será sabatinado e avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na manhã desta quarta. E os senadores querem levar a matéria para plenário ainda nesta quarta-feira, para garantir logo a aprovação de Aras.

“Vou tentar antecipar [a votação de Aras no plenário do Senado] das 16h para as 14h30, porque, pela nossa conta, quatro ou cinco horas de sabatina sempre foi suficiente”, admitiu Alcolumbre, que espera abrir a sessão do Congresso depois dessa votação, por volta das 18h30. “Tem que votar PLN e destaques. Não tem LDO no Brasil. Tem que indicar os relatores do Orçamento e não tem Orçamento”, frisou Alcolumbre, indicando que a sessão do Congresso desta quarta pode se estender noite adentro para garantir a votação de todas essas matérias.

Deputados da base do governo aproveitaram o ensejo e cobraram que os senadores não deixem a sessão antes do fim das votações, como aconteceu nesta terça. “Não é a primeira vez que acontece isso. Depois das 19h, não tem mais senador para votar. Parece que o ritmo do Senado é mais lento. Dá a hora de ir embora e eles vão. É chato porque precisamos levar isso adiante, tem matérias importantes para votar. Então quero fazer um apelo para os senadores que permaneçam e tenha quórum”, reclamou a deputada Bia Kicis (PSL-DF).

 

FONTE:  CONGRESSO EM FOCO

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]