Em Linhas Gerais

Confúcio e Mauro: Não dá para compreender tanta docilidade de nossos deputados, vereadores e até mesmo do MP e do TCE-por Gessi Taborda

É MELHOR REZAR

apagão-2Uma nova semana e outra vez o começo foi marcado pelo drama real, no domingo, de mais apagão que deixou moradores de Rondônia por horas a fio sem energia. Essa é uma situação de descalabro, praxe cada vez mais frequente, nos sábados e domingos. Um sinal claro que os rondonienses continuam sendo tratados como cidadãos de categoria inferior, a quem se nega informações sobre a lambança, sem que alguém seja punido por isso.

A situação verificada no domingo pela fornecedora de energia é repetida sempre é repetida sempre. E esse pânico não motiva as autoridades locais (governantes, deputados, autoridades do judiciário e da defesa do consumidor) a agir e evitar que cada vez essa prática nefanda se torne pior. Há, pelo visto, um complô das autoridades locais contra os cidadãos-contribuintes-eleitores. Ainda estamos naquela situação de que o melhor é rezar.

É DO BARALHO

apagão-2Se a própria Eletrobrás, em sua nota distribuída à mídia, diz não saber o que provocou o apagão do domingo, que começou por volta das 14 horas (e atingiu até o AC), imaginemos nós, pobres consumidores. Tá mais do que claro: com esse pessoal da agência reguladora, com esse governo e esses políticos, vamos “sifu” e nada mais.

NOÇÃO DA REALIDADE

ConfucioMauro1Nem levaremos em consideração a realidade do mercado financeiro, da economia real e do estrago provocado pela perda do grau de investimento do nosso sofrido estado de Rondônia. É lícito alertar a população para o aprofundamento das incertezas do futuro próximo e médio, por culpa pelas mazelas que Confúcio Moura (o governador cassado) e Mauro Nazif (o sofrível prefeito de Porto Velho). Certamente o dia a dia das pessoas piorará – e muito.

A maneira como agem esses senhores que comandam a gestão do estado e da prefeitura é como se não tivessem noção da realidade, ou fingisse não tê-la. Todavia, tudo leva a crer que a recessão vai e agravar. Não dá para compreender os motivos de tanta docilidade de nossos deputados, vereadores e até mesmo de nossos membros do MP e do TCE.

DESEMPREGO

ConfucioMauro1Outra vez a coluna alerta para o que virá. A combinação perversa de retração econômica com inflação em alta levará o desemprego às alturas, assim como a dificuldade dos trabalhadores de honrarem dívidas. E nem Confúcio e nem Nazif demonstram disposição para fazer alguma coisa, para minorar os efeitos da retração.

Aliás, nesse momento vozes agourentas dos governantes começam a falar da redução de salários, mesmo com a demissão de um grande número de comissionados.

A economia rondoniense está deprimida. A presença de Nazif (no comando da Capital) e de Confúcio (o governador cassado) na vida pública rondoniense é sinônimo de anos perdidos, admitem especialistas.

REFLEXO NA SAÚDE

ConfucioMauro1Riquezas individuais e de família estão sendo destruídas. Estão se perdendo planos de saúde, escola particular para os filhos e se sacrificando muitas outras despesas, como a de lazer, de cultura, etc.

“O quadro é tão complicado, que o movimento nas emergências dos hospitais caiu 20%, em média, desde o início do ano”, diz um diretor de um dos principais hospitais da rede particular de Porto Velho. “E não foi porque as pessoas estão com saúde melhor. Elas perderam o plano de saúde, seja porque ficaram desempregadas, seja porque não conseguiram mais pagar as mensalidades”, acrescenta.

ÓLEO DE PEROBA

 NatanDifícil compreender se esse á um caso de esquizofrenia ou se tudo não passa da comprovação de que com o uso do óleo de peroba o condenado Natan Donadon pretende voltar ao convívio da sociedade de Vilhena, como se os tempos em que passou preso na “Papuda” em Brasília, serão perfeitamente assimilados como algo que, entre outras coisas, não provocou vergonha a Rondônia no cenário nacional. É muita cara-de-pau.

OLHO NELE

NatanOntem, ao anunciar o retorno àquela cidade do Cone Sul, o condenado fez uma revelação no mínimo preocupante: pretende dar continuidade – diz ele – ao trabalho que vinha fazendo quando ainda estava ocupando cargos políticos. É melhor o povo rezar e as autoridades ficarem de olho no homem que provocou um rombo miliardário na Assembleia. Pobre Rondônia que tem dificuldades para se livrar até mesmo de corruptos condenados.

DESEJO CAMUFLADO

PTTEm nível nacional, a análise política corrobora a opinião da coluna de que o PT dificilmente vai sobreviver à tsunami de Dilma Roussef no comando do Planalto.

Lula e seu entorno perderam completamente qualquer expectativa em relação a Dilma e seu governo. E acham mais: sua continuidade será um abraço de afogado em Lula e no PT. Melhor seria ela sair logo. A possibilidade de um impeachment, com todo o ritual desgastante de autorização pela Câmara de Deputados para julgamento pelo Senado, seria descarnar Dilma e o PT e inviabilizar qualquer projeção de Lula para 2018. Esse foi o cerne dos comentários publicados na mídia no dia de ontem.

PSÍQUICAS

NatanAinda ontem recebi de boas fontes de Vilhena a confirmação de em parte do eleitorado de Vilhena há um entusiasmo com o anunciado retorno de Natan Donadon. Se isso for verdade, o cenário vilhenense deve justificar um estudo científico do estranho funcionamento da psique coletiva naquela região do estado. Só faltava o condenado por corrupção ser recebido com banda de música.

INEXPLICADO

apagão-2Até a coluna recebeu a informação, diretamente da gerência de imprensa da falida Petrobrás. Murilo Ferreira, presidente do seu Conselho de Administração, comunicou hoje sua licença desse colegiado até 30 de novembro de 2015. Faltou explicar os motivos. Em se tratando dessa estatal, tudo é motivo para desconfianças.

PREPARADO

ConfucioMauro1Goste ou não, a crise vai provocar recessão em Rondônia também. Aliás, para alguns economistas ela já está aqui. O governo estadual e os prefeitos prometem cortes radicais nas despesas para o próximo ano. Especialmente na folha de servidores sem estabilidade.

Mas esse assustador ainda está longe de Poderes como Legislativos e Judiciário. A arrecadação que se imagina garantida pelo governo no ano próximo vai dar para cumprir a meta orçamentária dos poderes constituídos.

Mesmo assim, diz uma fonte, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho, já estuda cortes nas despesas do Legislativo. Seu exemplo, dizem, deve ser seguido pelas câmaras municipais.

SONEGAÇÃO

ConfucioMauro1A crise deverá ser a motivação principal para a formação de uma força tarefa para “caçar” grandes contribuintes do estado suspeitos de sonegação. O assunto vem sendo tratado em gabinetes fechados, mas uma fonte disse que, o alvo são os empresários que reduziram os valores pagos de ICMS nos últimos meses, sem “justificativas plausíveis”.

PENSAMENTO DO DIA

Seja forte, seja confiante em si mesmo, tenha pensamento positivo. Dias melhores virão, se não for hoje ou amanhã, será depois, mas chegará, confie em Deus, ele não faz nada em vão.

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com