Brasil

Começa nesta segunda o prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2025

Candidatos afetados por problemas logísticos, como falta de energia, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas, podem pedir a reaplicação na Página do Participante.

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) que foram prejudicados e perderam a aplicação de um ou dos dois dias de provas podem solicitar a reaplicação a partir desta segunda-feira (17). O prazo se estende até as 12h da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília.

O pedido de reaplicação é destinado a candidatos afetados por diversos fatores, como problemas logísticos, desastres naturais ou o diagnóstico de doenças infectocontagiosas.

Conforme orientação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), haverá apenas uma oportunidade de reaplicação do Enem. As novas provas serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

Como solicitar a reaplicação

A solicitação deve ser feita exclusivamente por meio da Página do Participante, no site do Inep. O acesso é realizado utilizando o login da plataforma Gov.br.

Para que o pedido seja analisado, o participante precisa inserir um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motivou a ausência. O documento deve ter data que contemple o dia perdido da aplicação do Enem 2025. O Inep avaliará cada caso individualmente, e somente a aprovação da comprovação garante a participação na reaplicação. O inscrito fará a prova apenas do dia em que sua participação foi inviabilizada.

Problemas aceitos

O edital do Enem prevê a possibilidade de reaplicação em duas categorias principais:

Problemas Logísticos:

Desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local de prova.

Falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade da prova devido à ausência de luz natural.

Outros erros de execução do procedimento de aplicação.

O ministro da Educação, Camilo Santana, citou como exemplo os candidatos de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, que tiveram o exame suspenso após a passagem de um tornado em 7 de novembro.

Doenças Infectocontagiosas:

O edital lista um conjunto específico de doenças que justificam a ausência, incluindo: tuberculose, coqueluche, difteria, doença meningocócica, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, sarampo, rubéola, catapora (varicela) ou covid-19.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

FRNEWS TV: SENAR- Nosso Agro | Gestão do rebanho e sucessão familiar na Estância Mina Azul

PARCERIA

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digital por Silvio Persivo – Mercado reage à pesquisas eleitorais

    ABERTURA DA 3ª EXPOTURISMO RONDÔNIA 2026 A  abertura, em Porto Velho, da 3ª Expo Turismo Rondônia 2026 foi realizada nesta quinta-feira (8) no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A solenidade de abertura dirigida pelo do vice-presidente da Fecomércio-RO, Pedro Jucá de Oliveira, teve a participação do vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves; do superintendente […]