Mundo

Chile recebe quase 2 milhões de doses da CoronaVac

Aplicação da vacina deve começar em meados de fevereiro, diz presidente; País já está usando imunizante da Pfizer

O Chile recebeu nesta quinta-feira o primeiro carregamento da Coronavac, a vacina contra o novo coronavírus produzida pela companhia chinesa Sinovac, composto de quase 2 milhões de doses.

“Hoje é um dia de alegria, emoção e esperança”, afirmou o presidente do país, Sebastián Piñera, no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago, onde aguardou a chegada dos lotes do agente imunizante.

Segundo o chefe de governo, a aplicação da Coronavac no Chile deverá ser iniciada em meados de fevereiro.

Um segundo lote da vacina da Sinovac, com mais 2 milhões de doses, por sua vez, é aguardado para o próximo domingo, para distribuição em todo o país, inclusive, pela primeira vez, a remota Ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico.

Com a Coronavac, o governo chileno pretende ampliar a cobertura de imunização, que está atualmente em 56 mil pessoas tendo recebido apenas uma das doses, e 10 mil já com as duas aplicadas.

A vacina da Sinovac foi aprovada no Chile no último dia 20, pelo Instituto de Saúde Pública (ISP). Inicialmente, ela será aplicada em adultos com mais de 60 anos, o que representa uma mudança de critério, já que a faixa alvo, anteriormente, era de 18 a 59 anos.

O ministro da Saúde do país, Enrique París, afirmou ontem que a mudança ocorreu porque os testes clínicos indicaram que os “efeitos adversos são mínimos” nos idosos com mais de 60 anos e os dados preliminares de imunogenicidade são muito positivos”.

O Chile iniciou a campanha de vacinação em 24 de dezembro, com a chegada das vacinas produzidas pela Pfizer e pela BioNTech. O objetivo inicial é iniciar as 5 milhões de pessoas que pertencem aos grupos de risco no primeiro trimestre deste ano.

No país, até o momento, há registro de mais de 700 mil casos de infecção e 18 mil mortes por covid-19. Atualmente, a população sofre com a segunda onda de contágio.

FONTE: EFE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese