Mundo

Chile aplica terceira dose em vacinados com Coronavac

Campanha visa reforçar a imunização da população com uma dose a mais, desta vez da vacina da AstraZeneca contra a covid-19

As pessoas vacinadas com duas doses da Coronavac no Chile começaram, nesta quarta-feira (11), a receber uma terceira dose de reforço da vacina AstraZeneca, depois que estudos encontraram uma redução da eficácia do imunizante chinês em evitar os contágios e diante da circulação da variante delta do coronavírus.

As autoridades chilenas iniciaram o processo de vacinação em massa em 3 de fevereiro com as pessoas maiores de 90 anos e já conseguiu vacinar 82% da população alvo (15,2 milhões dos 19 milhões de habitantes), em sua grande maioria com a Coronavac.

De acordo com estudos realizados no país, a eficácia desta vacina para evitar casos assintomáticos diminuiu consistentemente, de 68% em abril para 58% atualmente. No entanto, se manteve igual aos níveis de proteção contra a hospitalização, a internação em unidades de cuidados intensivos e a morte.

Para os vacinados com a Pfizer, também registrou uma queda na eficácia contra os contágios, enquanto manteve outros parâmetros de proteção, mas em menor medida.

A ameaça da contagiosa variante delta — que no Chile já circula de forma comunitária — também levou as autoridades a aplicarem a dose de reforço nas pessoas que receberam inicialmente um esquema completo da vacina Coronavac, do laboratório Sinovac.

“O Chile foi um dos primeiros países do mundo e também da América Latina a iniciar um processo de vacinação, porque a vacina é um dos melhores instrumentos que temos para nos protegermos desta pandemia que causou tantos danos”, disse o presidente Sebastián Piñera, ao dar início ao processo no Hospital da Força Aérea do Chile.

FONTE: AFP

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese