PSD EM CRISE
No estado de Rondônia o PSD pode sofrer uma baixa. Isso vai depender de como Gilberto Kassab, criador e presidente nacional da sigla busque acalmar os ânimos do partido nessas paragens. Kassab, agora Ministro das Cidades do governo de Dilma Roussef, deve visitar Rondônia proximamente, segundo informe de Brasília.
Aqui o ministro Gilberto Kassab deverá recomendar que o partido esteja na base aliada do governador Confúcio Moura. A ideia é deixar o PSD em sintonia entre o palácio rondoniense e o governo federal.
Isso deve colocar o deputado José Hermínio, único reeleito pela sigla, numa saia justa já que Hermínio e Confúcio Moura são irreconciliáveis.
Kassab deseja atrair novas lideranças para seu partido no Estado e entende que isso será mais fácil se a sigla estiver afinada com o governador, com quem pretende firmar ações do Ministério das Cidades para beneficiar rondonienses. Até agora não se sabe como o deputado José Hermínio reagirá a esse novo desenho político.
SAGRADA
Intolerância com a liberdade de expressão existe aqui mesmo em Rondônia. E se manifesta nas manobras que excluem quem não se alinha aos interesses palacianos da distribuição da verba pública para a publicidade. É assunto que deveria merecer uma verdadeira investigação por parte do MP. E mesmo entre os que recebem o óbolo não gozam de isonomia. Não é cruel como a intolerância de quem agiu em Paris. Não mata pessoas, mas mata os veículos que agem com independência.
A liberdade de expressão é sagrada, impossível ficar passivo em relação ao atentado a vida dos cartunistas e a liberdade de expressão de cada um de nós. Impossível aceitar a postura do governo na distribuição das verbas da publicidade, onde demonstra sua intolerância com os veículos verdadeiramente críticos.
QUE MUDE DE NOME
O deputado Vicentinho do PT disse em entrevista que a nova legislatura que irá tomar posse em fevereiro próximo é ” pior ideologicamente”, pois será composta por uma maioria de banqueiros e ruralista. Como assim pior ideologicamente? Típica visão fundamentalista e maniqueísta que visa opor o bem contra o mal. O PT! Partido dos Trabalhadores, deve urgentemente mudar o nome, pois há muito não representa os trabalhadores do Brasil.
PÚBLICO?
É ilegalidade para todos os lados. E agora a manchete da vez é a Seduc. O assunto são televisores superfaturados. Além da malandragem do superfaturamento para roubar dinheiro público, a Secretaria da Educação (pasmem!) recebeu aparelhos de marca diferente da adquirida e que (pasmem de novo) desapareceram do seu almoxarifado. Malandragem ocorrida no governo de Confúcio (o probo) e até hoje sem punição.
Aos poucos se vai vendo que nunca houve tanto desvio de dinheiro público como ocorreu na gestão passada.
Margaret Tatcher dizia que não existe dinheiro público, existe dinheiro do contribuinte. É este que é roubado, que
sustenta esse Estado imoral, lerdo e ineficiente.
Com a palavra dona Fátima, a nova Secretária da Educação.
COMO DANTES
O Ministério da presidente Dilma começa a mostrar a cara. Ministro condenado pela Justiça em segunda instância. Ministra pedindo a eliminação da obra de Monteiro Lobato, por racismo. Ministro que ao deixar o governo do Estado aprovou autobenefícios e regalias…
.
ERRO
Agora é tarde. Mesmo assim o gabinete principal da prefeitura de Porto Velho, segundo uma fonte, está convencido de que foi um erro jogar para debaixo do tapete a “herança maldita” de seu antecessor. Por ironia do destino deverá sobrar para o dr. Mauro parte da punição que virá com a tratorada da Justiça em cima de obras que nunca terminaram e de dinheiro público jogado na latrina em favor de empreiteiras manjadas. Mauro caminha para o fim de sua gestão sem modificar a aparência de terra arrasada deixada pela turma de Bob Ali Babá.
MERRECA
Desse jeito nossas autoridades não deverão buscar novos rumos, agindo com responsabilidade e competência. Foi só de 5 mil reais a multa aplicada pelo TCE ao prefeito Mauro Nazif e se secretário da Semtran, Carlos Guttemberg, pela burrada de tentar inverter o trânsito na Sete de Setembro, na sua parte central, com a justificativa frajola de que a avenida dá as costas para o centro da cidade.
O TCE concluiu que as duas autoridades agiram em flagrante ofensa aos princípios da legalidade para tentar emplacar o tal “projeto”, digno do troféu “Amogadon de Bronze”.
Pela burrice inominável e por tentar fazer de bobos os cidadãos-contribuintes-eleitores essas autoridades macunaímicas deveriam sofrer um multa verdadeiramente pesada, para não se meter mais a defender essas prosaicas palhaçadas.
FALTA DE HUMANISMO
A cena virou rotina nas manhãs, especialmente durante o período do rush, no cruzamento das avenidas Calama com Jorge Teixeira, ali onde fica o “Irmãos Gonçalves”. É o típico registro do tamanho do desrespeito de nossos governantes pelo sofrimento humano. Um homem indigente vítima de uma deficiência grave nos membros inferiores praticamente se arrasta entre os veículos para pedir esmolas.
Cena chocante que parece não chamar a atenção de políticos e governantes. O estado, claro, tem responsabilidade social, mas, pelo visto, só faz alguma coisa nesse sentido quando os holofotes estão garantidos. Deveriam, claro, dar assistência àquele homem, tirando-o da mendicância e colocando-o num local de tratamento e de recuperação. Quem sabe alguém do MP resolva dar uma olhada no cenário deprimente daquele cruzamento e determinar que o Estado assuma sua responsabilidade.
REBORDOSA
Durou pouco o “pleno emprego” do discurso ufanista de posse da presidente Dilma. Esta semana as montadoras já iniciaram processo de demissão significativo de funcionários. Haja Pronatec para tanto desempregado, mesmos porque a vaca tossiu e os benefícios do seguro-desemprego diminuíram. E com o governo que temos; com o prefeito que dá as cartas em Porto Velho, nossa juventude pode tratar de se preparar para o pior. Quem não tiver “QI” para conseguir uma boquinha nos órgãos públicos, melhor mudar para Angola, onde o país cresce e não existe Ptralha.
NO ARQUIVO
A Secretaria-Geral da Mesa deve concluir este mês o processo de arquivamento definitivo do projeto de lei que criminaliza a homofobia (PLC 122/2006). A proposta, apresentada na Câmara em 2001 e em tramitação há oito anos no Senado, será arquivada de acordo com as regras do Regimento Interno da Casa.
.
CAMPANHA INTENSA
O deputado Maurão de Carvalho está numa campanha intensa para conseguir ser o presidente da Assembleia na legislatura que começa nesse ano. Segundo fontes credíveis, a campanha tem sido intensa e sem os equívocos daquela que pretendeu dar ao deputado uma legenda para disputar o governo. Maurão conhece praticamente todos os deputados que integram a nova legislatura e como eles têm dialogado constantemente. No cenário de hoje é recomendável apostar na vitória desse deputado de sucessivos mandatos no parlamento estadual.
Maurão, ao falar ao colunista, reafirmou sua pregação em favor da autonomia e independência do Legislativo.
Add Comment