O campeonato Brasileiro começa no próximo sábado, 19 de Abril. Ou pelo menos deveria começar. Nessa quinta-feira, o juiz titular da 43ª Vara Cível de São Paulo, Miguel Ferrari Júnior, negou um pedido da CBF para que reconsiderasse a liminar concedida para manter a Portuguesa na Série A.
A decisão do juiz, foi baseada em que os argumentos da confederação são insuficientes para a revisão da liminar. A estratégia da CBF foi alegar que o do Estatuto do Torcedor, não poderia alterar a tabela do Brasileiro a menos de 60 dias do começo do campeonato. Entretanto, a própria entidade violou o estatuto quando não publicou por meio do seu site oficial a notificação de suspensão do meia Heverton, que acabou servindo de desculpas pra manter o Fluminense na Série A.
A CBF rejeitou também qualquer conflito entre o Código Brasileiro de Justiça Deportiva e o Estatuto do Torcedor, juntando pareceres de vários juristas, mas não foi o suficiente para convencer o juiz.
Vendo a casa cair, a CBF pediu que o caso fosse julgado por outro magistrado, Fabio Coimbra Junqueira, que havia negado a liminar ao Ministério Público na ação civil, proposta na mesma vara, meses antes. Porém, Ferrari Júnior explicou que estava de licença na ocasião, e que tanto a ação da Portuguesa como a do Ministério Público serão julgadas por ele.
Com isso, sobram apenas 9 dias pra CBF mudar a tabela do campeonato ou rebaixar o Flamengo a série B. Isso mesmo, o Flamengo. Se a Portuguesa conseguir reverter os 4 pontos, o maior rival do Fluminense é quem ficaria na 17ª posição e jogaria a Série B em 2014.
Se tudo ser resolvido e o calendário não mudar, o Corinthians estreia no Brasileirão dia 20 de Abril, contra o Atlético Mineiro no Parque do Sabiá.
Duvido muito que está decisão seja cumprida,porque se ela for cumprida quem vai parar na segundona e o Flamengo que e onde ele deveria estar jogando este futebol de quinta categoria.