Cerca de 10% dos bebês no Brasil nascem prematuros! O desenvolvimento deles e de outros depende da alimentação apropriada com leite materno que nem todas as mães conseguem produzir suficientemente ou deixam de produzir por falta de informação. Mesmo com todos os avanços feitos estamos longe de poder nutrir todos os brasileirinhos e todas as brasileirinhas com as vitaminas e anticorpos do leite materno, tendo que recorrer a produtos artificiais que não substituem 100% o original.
Os motivos para esta falta são diversos e não podemos resolver todos de um só vez, mas o Trocando Fraldas quer contribuir a reduzir dois deles: falta de informação e dificuldades de acesso às instituições promotoras. Juntando-se àAliança Mundial para o Aleitamento Materno (apoiada pela OMS e UNICEF) e pronto para a Semana Mundial (1.8-7.8.2014), lancei uma série de textos informativos sobre o tema e também consegui com montar com ajuda o LOBALE que facilitará o acesso aos bancos de leite e postos de coleta.
Minha História com Aleitamento Materno
Lembro-me de quando a Joana nasceu, ela era prematura e precisou ficar internada para tratar uma infecção, mas e a amamentação? Eu muito nova não tinha uma orientação de o que fazer naquele momento com o leite que descia para a mama. Ah, se eu soubesse tudo que aprendi! Se fosse hoje, eu não deixaria dar complemento artificial para ela. Quando estava na na UTI, eu tinha o leite para dar e vender. Naquela ocasião faltava instrução, pois mesmo com leite materno de sobra, ela teve como principal fonte de alimento o leite artificial. Meus seios enchiam de leite que era desprezado infelizmente. Por isso, essa campanha vai contribuir para que essas histórias – que com certeza há muitas semelhantes – não se repitam!
Perguntas Frequentes
Quem pode doar? Todas as mulheres que tiverem leite materno além do necessário para alimentar o próprio filho e que estiver com a saúde em dia podem doar. Não há limite de idade ou de tempo que a doadora amamenta.
Como posso doar? O primeiro passo é sempre localizar o banco ou posto de coleta mais próximo dos 354 em território brasileiro. Para isso pode usar o LOBALE aqui em cima, buscando apenas com seu endereço ou CEP. Antes de se deslocar ligue para o banco ou posto, explica sua situação e siga as orientações informadas. Antes de doar, o estado da sua saúde precisa ser avaliado. Alguns bancos e postos oferecem visitas domiciliares para fazer essa avaliação mas a maioria dos bancos fazem a coleta do leite sempre que tiver frasquinhos deles. Se for preciso ir até o banco ou posto utilize a função de “Traçar Rota” na página dos resultados.
Queria muito doar, mas não tenho leite suficiente – o que eu faço? Além das coletas, os bancos e postos dão suporte para mães que querem amamentar os seus bebês em geral e oferecem também serviços de orientação de como pegar da mama, como aumentar o leite materno, como conservar o leite materno em sua residência ou como preservar para mamadas futuras sem desperdiçar uma gota!
Meu leite é fraco, posso doar mesmo assim? Para doações de leite humano não importa se seu leite é fraco (teor de gordura mais baixo) ou não. O importante é que ele contenha todos os nutrientes necessários para o bebê. E isso sim, todo leite materno contém pois não existe leite fraco!
Como posso contribuir para a campanha? Todas as pessoas (mulheres sem leite ou homens) podem contribuir à campanha chamando a atenção para este tema tão importante. Ajudar no boca a boca, compartilhando o banner da campanha ou através de redes sociais. Qualquer contribuição é válida!
BANCOS DE LEITE EM RONDONIA
Hospital de Base Dr Ary Pinheiro
Av. Governador Jorge Teixeira, 3.766
Industrial, Porto Velho – RO
CEP: 78915-160
Funcionamento: 07:00-19:00 (Segunda a Domingo)
Telefone: (69) 3216-5715
Visita Domiciliar: Sim
Média de Doadoras: 140/mês
Média de Leite Coletado: 25,5L/semana
Necessidade Semanal Estadual: 570L
O que fazer? Ligue para o número aqui em cima e agende seu exame de sangue (pode ser domiciliar). Se estiver tudo bem com a sua saúde, pode começar a doar o leite excedente dentro de uma semana.
Add Comment