Teia Digital

Brasil lidera o crescimento de vendas online – Por Silvio Persivo

Uma medida válida para muitas outras coisas. “Uma política pública deve ser avaliada por seus resultados, não por suas intenções” (Roberto Motta).

FESTIVAL DE PRAIA EM FORTALEZA DO ABUNÃ

Nesta semana, a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) e da Funcultural estive no distrito de Fortaleza do Abunã para fazer uma vistoria no local onde acontecerá a primeira etapa do Festival de Praia – Circuito Beach 2022. O evento terá início entre os dias 26 e 28 de agosto. O festival é uma realização da Prefeitura de Porto Velho, através da Semes, Semdestur e Funcultural e acontece em três etapas. O distrito de Jaci-Paraná foi o escolhido para sediar a 2ª etapa que acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro. Sendo o circuito finalizado na capital entre os dias 8 e 9 de outubro. O presidente da Funcultural, Godofredo Neto, destacou que para o evento irá levar o projeto cultural Arte no Entardecer que conta com shows de bandas de forró e dj’s, além de várias atrações musicais para movimentar ainda mais o circuito.

 

PRONAMPE É UMA OPORTUNIDADE PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS AFIRMA FECOMÉRCIO RONDÔNIA

A Federação Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio Rondônia alerta os empresários do comércio sobre a  nova fase do Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe), que se estende apenas até 31 de dezembro deste ano, com a oferta de até R$ 50 bilhões de crédito para os pequenos negócios até 2024. A concessão de crédito é feita por instituições financeiras conveniadas ao programa,  garantida pelo Fundo de Garantia de Operações (FGO), está sendo gerenciada pelo Banco do Brasil, que informou que já realizou o desembolso de R$ 5,6 bilhões desde o começo da nova rodada, na segunda-feira passada (25 de julho). De acordo com o banco, 53 mil empresas do país já foram atendidas com  R$ 2,3 bilhões destinados a micro e pequenas empresas com mulheres no seu quadro societário, num total de mais de 21 mil empresas. Para a Fecomércio Rondônia, segundo palavras de seu presidente, Raniery Araujo Coelho, as empresas em dificuldades de aumentar seu capital de giro ou que desejam fazer uma expansão possuem uma ótima oportunidade, pois os recursos beneficiam as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) necessitados de crédito. Segundo Raniery “Não podemos deixar de elogiar uma medida que atende a uma das grandes dificuldades dos pequenos negócios e é salutar que ampliem o crédito para os MEIs, que são mais a maior parte dos empreendedores brasileiros (57%) e também permite a participação empresas com receita bruta anual de até R$ 300 milhões, abrangendo um universo maior de pequenas empresas”. Os recursos estão disponíveis para investimentos e capital de giro podendo serem usados para a aquisição de máquinas e equipamentos, reformas e despesas operacionais, como o pagamento de salários dos funcionários ou a compra de matérias-primas e mercadorias. Também os custos são atrativos, de vez que a taxa de juros anual máxima é a taxa Selic (13,75% ao ano), acrescida de 6% ao ano. O valor pode ser pago em até 48 vezes, com a carência máxima de 11 meses e mais 37 para pagamento do empréstimo.

 

DIGITAL AMAZON DAY

O Digital Amazon Day, com o apoio do Sebrae do Amazonas, terá sua segunda edição acontecendo no dia 11 de agosto, às 18h, no Teatro Manauara, com entrada gratuita e a presença de renomados palestrantes locais e nacionais, no segmento. O objetivo é promover a maior imersão de conhecimento e trocas de experiências de alto nível sobre o universo digital e de inovação. “É uma oportunidade para os empreendedores, de vivenciar um network mais intenso e real para expandir suas redes de contato”, destaca Lucas Carvalho, publicitário e organizador do evento. O Digital Amazon Day, segundo o Sebrae-Am, vê na iniciativa a oportunidade de incentivar os empreendedores locais, possibilitando a vinda de especialistas e oferecendo conteúdos sobre inovação, transformação digital e marketing, é o que disse Luan Menezes, Gestor do Centro de Treinamento Sebrae/AM.

 

BRASIL LIDERA O CRESCIMENTO DE VENDAS ONLINE

Se a pandemia, com o fechamento das lojas físicas fechadas, acelerou as vendas online muito, em todos os países do mundo, no Brasil o aumento foi ainda mais forte. Assim o país que lidera o ranking de crescimento das vendas online no mundo, com 22,2% no ano de 2022, e um crescimento estimado de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025, segundo estudo CupomValido.com.br, plataforma de cupons de descontos online, com dados da Statista sobre as vendas no e-commerce. Pelo o estudo, o Brasil tem uma expectativa de crescimento quase duas vezes maior que a média mundial (11,35%), e acima até de países como o Japão (14,7%), o Estados Unidos (14,55%) e a França (11,68%). A pesquisa mostra, para acentuar ainda mais este crescimento, que o índice de penetração de compras online, ainda é relativamente baixo no Brasil (49%) na comparação Reino Unido, 84% das pessoas realizaram, pelo menos, uma compra nos últimos 12 meses. Nos Estados Unidos e no Japão a taxa foi de 77%. E na Alemanha  de 74%, o que diminui a taxa de crescimento potencial, que tende a ser menor nos próximos anos. Isto explica o potencial significativo de crescimento que o Brasil ainda possui, ao comparar com os outros países. Fonte: Statista/Cupom Válido.

CERVEJA COMEMORA SEU DIA COM O CONSUMO FORA DO LAR SE APROXIMANDO DO PERÍODO PRAÉ-PANDEMIA

Segundo o relatório Consumer Insights da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, o 1º semestre deste ano registrou um crescimento de 23,8% de unidades da bebida vendidas na comparação com o mesmo período de 2021, ficando apenas 2,9% abaixo do mesmo intervalo de 2020. O valor das vendas de cerveja no semestre ficou 28% maior do que em 2021 e 4,8% maior do que em 2020, o que pode ser explicado pelo aumento do preço da bebida no intervalo, 7,8% a mais desde 2020. O Brasil possui hoje 2.3 milhões a mais de consumidores de cerveja  fora do lar do que no 2º trimestre de 2021, e 3.1 milhões a mais do que no mesmo período de 2020, período pré-pandemia.  A frequência de consumo fora do lar no 1º trimestre deste ano cresceu expressivos 78% em relação a 2021 e está 14% abaixo do período pré-pandemia. Fatores como preços altos e segurança ainda impactam o consumo fora do lar, mas a tendência é de recuperação. O estudo LinkQ Covid-19 da Kantar, feito em março deste ano, mostrou que 61% dos brasileiros declaram sair apenas para atividades essenciais. O relatório trimestral Consumer Insights da Kantar contempla 3.200 consumidores nas principais regiões e classes sociais do país. A amostra representa 47 milhões de pessoas no  Brasil.

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

  • A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade e não reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense

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